quarta-feira, 17 de julho de 2013

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

O passeio ao museu foi simplesmente maravilhoso. Acesse o site para ter uma idéia. Quem estiver em Porto Alegre vale a pena a visita.

No início do tour o Pedro Henrique estava resmungando que o museu interativo de Buenos Aires era melhor, depois foi se envolvendo e esqueceu as comparações, amou todos os setores e coleções científicas. O interessante é a criança poder tocar nos equipamentos expostos, pois nada mais chato para esses pequenos que museus onde somente podem olhar, afinal eles tem "olhos" nas pontas dos dedos (rsrsrsrs).

Até descobri que em Santa Maria-RS havia dinossauros. Está certo, não tenho conhecimento na área e pode até parecer óbvio, mas eu não sabia.

E a parte dos animais??? Utilizaram o processo de taxidermia e eles até pareciam vivos, embora isso para mim não seja novidade, pois em Cornélio Procópio havia um grande taxidermista, o Professor Galdino, e o Museu de História Natural de lá é lindo, guardadas é lógico as proporções, não deve nada para o Museu de História Natural de Londres e isso não é exagero, pode rir Adriana! Bairrista até a alma em relação à cidade que me acolheu por quatorze anos. Ainda, agora esse museu tem espaço para animais vivos também.

Vamos passando de museu em museu e aprendendo um pouco da nossa história. O Pedro tem adorado!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Último dia da viagem

Hoje vamos voltar para Londrina. Esses dias em Porto Alegre foram maravilhosos. O Pedro Henrique pediu para voltar na terça porque quinta seria muito tempo e arrependeu (rsrsrsrs), queria até trocar a data da passagem, mas realmente não gosto de modificar datas de viagem e o que é combinado não é caro.

Jogou ping-pong com a tia e a prima, foi na galeteria que ama, passeios pelo shopping à caça do chinelo do Inter que o Jimmy comeu, pedalinho na Rendenção (ama!), cachorro quente de rua e biju (tudo que não comemos quando estamos na nossa cidade).

E, ainda, conhecemos uma das leitoras mais assíduas do blog, inclusive é a pessoa responsável por esse blog não ter "morrido" e foi uma experiência completamente nova para mim, nunca tinha conhecido pessoalmente alguém do mundo virtual. Adorei! Minha sobrinha em duas horas de encontro fez uma análise muito interessante:

- É uma pessoa muito correta.
- Como assim?
- É o tipo de pessoa que nunca fará nada errado na vida!

Achei linda a descrição porque a impressão que tive foi de uma pessoa muito íntegra, embora um pouco tímida, mas pessoas parecidas se atraem e também sou um pouco tímida quando conheço alguém com o diferencial de que disparo a falar.

Enfim, somente experiências ótimas e daqui a pouco vamos para o Museu de Ciência e Tecnologia, um dos únicos lugares pesquisados pelo Pedro antes da viagem e que necessariamente precisa ser visitado, sob pena de frustração eterna do menino.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Comentário que virou post... mais um

Recebi uma mensagem por e-mail de uma leitora e achei tão lindo que resolvi publicar com a devida autorização dela.

"Querida amiga,

Num belo dia, lendo suas publicações, achei um "tesouro".
Seu post "Lugar de poder...você tem um...", de 03/ago/2012.
Quando li seu texto, ainda nem te conhecia direito, ele se embrenhou na minha mente e não mais saiu.

Foi o que vc citou sobre D.João VI falar ao filho: Pedro, põe a coroa sobre tua cabeça, antes que um aventureiro lance mão dela!

E, quando o espaço do Ateliê foi surgindo, fui tomando a frente das coisas. Fui dando nome aos bois, literalmente.
No começo da construção, todos o chamavam de quartinho. Até os pedreiros eu eduquei. É o Ateliê da Zilda.
Falavam quartinho e em seguida corrigiam para Ateliê, dando uma risadinha...

E assim foi até a entrega da obra.
Ontem, foi instalado sistema de alarme infravermelho na casa toda, inclusive no acesso ao Ateliê.
Adorei a família usando sempre o termo certo "Ateliê da Zilda".

Acho que "coloquei a coroa". E hoje cedo recebi a lista de falta de alguns aviamentos. Á tarde chegarei lá com sacolas de materiais para trabalho.
Estou adorando essa nova fase.

Á noite te escrevo mais. Estão me chamando...
Bjs"
Se você também quiser contar sua história pode mandar e-mail para visagem26@hotmail.com

domingo, 14 de julho de 2013

Mais reaproveitamento... pernil de porco

Férias e cozinha duas coisas que apaixonam o Pedro Henrique. No início da semana ele temperou um pedaço de pernil de porco com vinho branco, cravo e mais uma porção de temperos secretos, deixando marinando durante dois dias e fez no jantar de quarta-feira. Simplesmente sensacional.

No dia seguinte a Emília perguntou se era para fazer outra carne ou aproveitar o que havia sobrado do jantar. Falei que era para cortar o pernil em fatias finas, colocar no molho de tomate e na hora de servir colocar cebolas em rodelas sem deixar que as cebolas cozinhassem demais. Nem terminei de falar e o Pedro Henrique já estava gritando que ia fazer um molho barbecue e que não era para a Emília se preocupar com o almoço.

Lá foi o menino para o site Tudo Gostoso, o melhor site de culinária segundo ele procurar a receita e fez essa que está no caderninho de receitas com o nome de "Molho Barbecue". Cortou as fatias de lombo, colocou em uma travessa, adicionou o molho e levou para o forno para esquentar.

Nosso chef é exigente e achou muito doce, eu achei maravilhoso porque adoro doce com salgado. Se você for fazer pode fazer as substituições indicadas na receita ou mesmo diminuir o açúcar, mas vale muito a pena, além de aproveitar as sobras ficou delicioso.

sábado, 13 de julho de 2013

Vírus do novo...

De acordo com a Wikipédia (pode ter falhas, mas ainda gosto dela) obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado. Acrescentaria também o surgimento de novos modelos com novas funcionalidades.

Essa semana mesmo, conforme já relatei por aqui, quase comprei uma esteira para sofá com porta controle, considerando que no momento da compra anterior em 2011 ainda não havia esse modelo.

Certo, mas eu preciso de uma esteira assim? Seria útil se eu não tivesse nenhuma, mas tenho. Seria útil se eu não tivesse um local para colocar os controles, mas tenho. Seria útil se fosse a primeira compra, mas não há razão para descartar aquelas que estou usando para agregar apenas uma pequena funcionalidade.

Morei com minha avó quando eu tinha 14 ou 15 anos e ano passado fui fazer uma visita. As toalhas de banho que eu usava naquela época ainda estão por lá e olha que estou com 47 anos. Toalhas ainda perfeitas, felpudas e que secam muito bem. 

Lembrei das toalhas quando tive um surto semana passada e entrei na Catran, enchi um carrinho com quase R$ 400,00 em toalhas de banho por achar que as minhas estavam ruins. Antes de fechar a compra ponderei sobre as toalhas da minha avó, sobre a utilidade das toalhas que ainda tenho, a respeito da desnecessidade de descarte porque ainda cumpriam sua finalidade. Fechei a página e não imprimi o boleto para pagamento. Confesso que o que estava me chamando atenção nas toalhas era a "gramatura"... toalhas com mais de 500gr/m são as melhores (rsrsrsrsrs)... e daí? Toalha tem é que secar!

Tem uma coisa relacionada à casa nova que é muito esquisita, pois leva a gente a querer tudo novo, quando tudo novo não é necessário.

Coloquei na minha cabeça que preciso de dois jogos de cama para cada quarto (lençol de cima, lençol de baixo, fronhas e colcha, em alguns casos porta almofadas). Insisti comigo mesma que para o quarto do Pedro Henrique somente havia um jogo, embora houvesse dois jogos para o meu quarto e insisti que a Izabel somente tinha um lençol feio que comprei para ir para a praia e era de péssima qualidade, pois nem os travesseiros cabiam direito nas fronhas (e nesse caso realmente era verdade).

Precisei passar um final de semana em Cornélio na minha outra casa e com paciência encontrei mais dois jogos de lençol para a Izabel,  trazendo para Cornélio aquele que eu não gostava e que somente será usado em situações emergenciais. Encontrei para o Pedro dois jogos de lençol e um deles ainda tem o edredom que combina, peças que nunca foram muito usadas porque o Pedro sequer dormia no quarto dele em Cornélio, somente o está fazendo no quarto em Londrina.












 
Apaixonei pelo papel de parede dele, combina com absolutamente tudo!

E lá fechei todas as abas de roupa de cama que havia aberto em diversos sites. Antigamente nem pensaria duas vezes antes de fazer a compra e por isso as coisas não davam muito certo, nunca foram calamitosas, mas sempre puderam ser melhores e hoje estão melhores.

Vigilância constante é necessária, escolhas conscientes são necessárias! É preciso avaliar todos os dias, em todos os momentos, as escolhas que fazemos e com muita persistência mudar os hábitos de consumo.

Não podemos deixar que a ansiedade tome conta em nenhuma situação diária, muito menos quando se trata de consumir, por isso precisamos de uma lista de "desejos" que deve ficar "mofando" até que tenhamos absoluta certeza de que o item é efetivamente necessário.
Se temos tantas coisas em casa, como contei em relação àquelas que encontrei, não precisamos "entupir" ainda mais nossos armários, precisamos somente o mínimo necessário e não precisamos de uma novidade a cada dia que passa. Podem ter certeza: se eu consigo viver com menos, qualquer pessoa consegue!
Na arrumação do novo apartamento fiquei surpresa em não comprar nenhum organizador ou caixa, utilizando aquelas que já tinha em casa e olha que nenhuma caixa nova se fez necessária. Podemos organizar nosso lar com aquilo que já temos, basta readaptar, utilizar de outra forma, ser criativa.
Se você tem salário somente uma vez por mês porque faz parcelas para pagar em dez vezes? Ora, a primeira coisa que tenho feito é perguntar se o valor total do produto cabe no meu mês, se não cabe eu simplesmente não compro, vou colocando o dinheiro da suposta prestação na poupança e quando tenho o suficiente adquiro se ainda for prioridade e ainda peço desconto para pagamento à vista.
E estou tão empenhada nesse procedimento que não viajarei nessas férias porque precisaria parcelar por não ter reservado o dinheiro para isso e minha prioridade era o apartamento onde fico praticamente todos os dias do ano, já avisei as crianças que precisam esperar e aproveitaremos algum feriado mesmo que faltando aula (elas recuperam facilmente e ainda bem que tenho filhos assim!).
Assim vou levando a vida sem deixar o consumo me levar!!!

Terminado esse post e continuando por "futricar" na casa em Cornélio achei nas embalagens ainda um jogo de lençol de casal, um jogo de lençol de solteiro, dois porta travesseiros pretos para o quarto da Izabel. Literalmente eu tinha algum problema com consumo!!! Nem lembrava dessas coisas e estava pensando em comprar outras...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Escultores...

Será que fomos criados para aprender a esculpir a própria vida?

A maioria das pessoas é educada para o consumo, para o ter, para o acumular. Quanto mais coisas temos mais importantes socialmente somos, mais assuntos temos em comum com o restante dos indivíduos, mais entrosados estamos em sociedade.

Você que entrou no processo do minimalismo já pensou em como seus assuntos mudaram? Já percebeu que o número de pessoas com quem pode conversar a respeito disso sem parecer louca diminuiu? Ou será que isso só acontece comigo?

Pois é, e o que isso tem a ver com escultura?

Tenho a impressão que transformei minha vida em um grande bloco de concreto. Armários cheios de roupas, sapatos, bolsas, pratos, copos, talheres. Casa cheia de enfeites, cadeiras e tudo mais que se possa imaginar. Organizadores de todos os tipos e cores. Um lar imenso, imenso que ainda me acompanha até que eu consiga passar para outra pessoa que tenha meus anseios anteriores.

Então as coisas foram acontecendo em um crescendo para diminuir todas as posses. Um processo foi se desenvolvendo, sem um planejamento pré definido, mas com atitudes coerentes com o objetivo e repetidas quase que diariamente. Análise minuciosa de tudo que deveria ir para outro lar, para venda ou para o lixo. Manutenção apenas daquilo que era usado diariamente.

Certo, certo, não cheguei à perfeição, ainda há coisas para retirar e locais que podem ficar melhores e isso está se concretizando com a nova vida no pequeno apartamento onde só permanece, até para não atrapalhar, o que efetivamente tem uma utilidade.

Assim fui esculpindo minha vida e penso que já estou quase na fase de acabamento, embora acredite que essa última fase se tornará uma constante, pois casa é um elemento vivo e precisamos estar sempre vigiando principalmente quando moramos com outras pessoas.

No caso de outras pessoas certamente não podemos impor qualquer comportamento minimalista, podemos apenas ensinar pelo exemplo e aqui em casa tem dado certo.

Quanto à vigilância antes mencionada deve ser dirigida também ao controle financeiro, porque corremos o risco de deixar de gastar com tranqueiras e passar a colocar o dinheiro fora de outra forma.

Finalmente, em relação às pessoas elas se aproximam e se afastam naturalmente conforme o estágio da vida que estamos, sendo que aquelas que sempre permanecerão acabam se adaptando ou aceitando o modo de vida que você escolheu.

Achei engraçado o Renato pedir para o Pedro Henrique procurar uma rolha para fechar uma garrafa de vinho e ele respondeu:

- Não temos mais rolhas soltas em casa, a mãe virou minimalista!

E o jeito que ele disse "minimalista" foi muito engraçado, um pouco de ironia, um pouco de divertimento, um pouco de tudo. Ri muito!

Diminuir, subtrair, minimalizar, controlar e assim viver melhor!!!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Almoço rápido

Semana passada, no dia da colocação do papel de parede, cheguei em casa 11h45 e ainda precisava fazer almoço. Abri a geladeira e lá encontrei, só para variar, um monte de arroz cozido. Sempre há sobras de arroz e isso que normalmente só cozinho uma xícara de arroz. Não tive dúvidas, com a ajuda do Pedro Henrique, fiz um arroz de forno, receita tirada do Facebook e que ainda não havia sido testada.

Está lá no meu caderninho de receitas: "Arroz de Forno". Simples, rápido e você ainda pode substituir os ingredientes até para fazer um prato vegetariano ou ao invés de colocar o presunto normal substituir por presunto de parma (foi o que fiz!), frango, peito de peru, etc. Fica simplesmente maravilhoso, aproveita as sobras e quando servi a sensação que eu tive foi de estar comendo em um daqueles restaurantes quentinhos em Gramado-RS em pleno inverno. Pura verdade!

Segunda-feira dessa semana saí correndo e disse para o Pedro Henrique: para dar tempo de terminar tudo e ir para Cornélio faça o almoço, tem arroz na geladeira. Porque será que sempre tem arroz cozido na geladeira? rsrsrsrsrsrsr

Dessa vez o Pedro Henrique fez sozinho o arroz e ficou novamente sensacional.

Fico pensando, vocês já devem ter percebido, nessas sobras de comida e não é só o arroz. É preciso ter muito cuidado para não haver desperdício, mesmo porque nos últimos meses o preço dos alimentos subiu assustadoramente.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Esteira para sofá

Em novembro de 2011 publiquei o post "Presente - Sugestão" e até esqueci dele, considerando que as esteiras para sofá que comprei estão lindas ainda e somente tenho comprado o que "acabou" definitivamente. Ocorre que essa semana recebi um recado de uma leitora no facebook perguntando sobre as tais esteiras, passei as informações e resolvi visitar o site novamente.

Fiquei impressionada! O preço continua praticamente o mesmo e muito, muito em conta mesmo comparado com outras lojas. Já encontrei por R$ 200,00 até R$ 80,00 e lá continua entre R$ 18,99 e R$ 25,00 dependendo do modelo e a qualidade é a mesma, pois já vi em lojas físicas e lojas bem conceituadas.

Também me deparei no site com novos modelos, inclusive com porta controle que não havia na época em que comprei. Até falei para a leitora que iria comprar um com porta controle e depois, pensando melhor, resolvi efetivamente esperar que um dia as minhas esteiras acabem (se é que isso vai acontecer!)  para comprar o novo modelo.

Então, resolvi relembrar esse post e esse site "DRM Decor". Isso não é um publipost, mas boas dicas devem ser compartilhadas e para quem tem crianças que ficam lanchando no sofá essa é uma grande aquisição.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Conversando com Dona Maria

Reatei com a Dona Maria afinal todos temos dias melhores e piores.

Ontem foi meu primeiro dia de férias e conversei muito com ela. Com três anos veio com a mãe de Sergipe, quem a encontra hoje não sabe como sobreviveu, pois era cabeçuda e com os olhos saltados, pura pele e osso, subnutrida, nas palavras dela. Alguns irmãos morreram judiados. Judiados? Foram maltratados, Dona Maria? Não, judiados pela fome, morreram de fome.

Teve o primeiro filho com quatorze anos e depois engravidou mais nove vezes, duas crianças morreram "ainda na barriga", ficaram cinco homens e três mulheres. Completou sessenta anos em maio e já tem dezoito netos, desses apenas três homens, pois só nascem meninas na família, tanto que tem duas bisnetas e nenhum bisneto.

Criou todos os filhos trabalhando na limpeza da casa dos outros. A filha mais velha começou a trabalhar com sete anos, limpando a própria casa enquanto a mãe ia para a rua trabalhar.

Quando teve a última menina, hoje com vinte e um anos, sua patroa que também havia tido nenê há pouco disse para ela que iria pagar uma cirurgia para que Dona Maria não tivesse mais filhos. Assim fez a patroa e trinta dias após o nascimento da menina foi feita tal cirurgia, mas ela queria ser igual à mãe e ter quatorze filhos. Quase consegui, diz Dona Maria rindo.

Marido alcoólatra, acho que isso já falei isso por aqui, e toda a responsabilidade financeira, emocional e qualquer outra que houvesse a cargo da senhora que está sempre sorrindo. Penso que disfarçava bem quando era maltratada pelo tal marido.

Isso tudo me deixou triste e ao mesmo tempo com uma admiração cada vez maior por essa pessoa batalhadora que não viu obstáculos, não esmoreceu, não se entregou e resolveu levar uma vida digna. Certamente não tem uma boa situação financeira, mas parece muito feliz e comenta com alegria sobre os dias em que a grande família se reúne. 

Meus filhos estão bem empregados. Meus filhos estão encaminhados. Minha filha está bem casada e não gosta de fazer limpeza, mas o marido paga uma faxineira para ela que levou quase dez anos para engravidar. A outra filha avisamos para não casar porque a própria mãe do rapaz dizia que ele não prestava, furou "ela" com a faca e agora mora comigo, não tenho vergonha de dizer que ela é ruim, mas deve ser pelo sofrimento que passou no casamento.

Linda história de superação e de compreensão das dificuldades pelas quais passam outras pessoas.

E... de vez em quando ainda quero reclamar de uma coisa ou outra... não tem cabimento! Minha vida foi o paraíso perto do sofrimento pelo qual passaram e ainda passam outras pessoas!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

18 anos... vamos comemorar!!!

E a Izabel completa dezoito anos nesse mês e esse fato merecia uma comemoração. Também comemoramos o fato de ter sido aprovada em todas as matérias do primeiro semestre de direito, a eficiência com que está enfrentando o estágio, a grande menina que é!

Confesso que eu estou estafada depois de todos os acontecimentos desde janeiro desse ano decorrentes da mudança para Londrina primeiro para um apartamento, depois para outro onde tudo precisou começar do zero. Então a única maneira de termos uma linda festa seria contratando alguém, pois cabeça para organizar não havia.

A síndica indicou o Personal Chef Edu Fernandes e após diversas pesquisas em outros locais acabei optando por ele em razão do cardápio completamente diferente e inusitado, além é claro do valor bastante justo. Havia duas opções: eu comprar todos os ingredientes e bebidas, sendo que ele viria somente para cozinhar e servir; e, ele se encarregar de tudo sem custo adicional. Logicamente optei pela segunda (rsrsrsrsrs). Inclusive a decoração seria trazida sem outros valores precisarem ser pagos.

Logicamente foi no salão do prédio com música colocada pela própria Izabel.

Tive o trabalho apenas de sair para encontrar uma roupa e um sapato para ela, considerando que continuo ainda tentando não comprar muita coisa para mim até em razão do espaço disponível no roupeiro ou falta de espaço no roupeiro. Estou adorando essa falta de espaço!!! (rsrsrsrs).

Quanto ao bolo eu tinha um como crédito. Explico, um novo confeiteiro foi contratado em um panificadora que está sendo reformada em Cornélio Procópio e desde novembro do ano passado venho "incomodando" que queria um bolo de oncinha, mas não era possível fazer ante a ausência de uma sala climatizada que agora foi concluída. O bolo veio junto com o confeiteiro, nosso amigo e convidado. Lindo! Lindo! Lindo!

Penso que minha amiga tinha razão quando mencionava que as coisas não muito boas que estavam acontecendo era um ciclo, pois parece que estão parando. A festa foi maravilhosa do começo ao fim e tudo, absolutamente tudo, deu certo!!!
 















Parabéns, Izabel... que você continue essa menina iluminada!

E como tudo está dando certo, a roupa da Izabel soltou os bordados na manga no decorrer da festa e hoje liguei para a e-store, fui lindamente atendida, recebi um pedido de desculpas e a informação de que o correio amanhã virá buscar a blusa para análise na fábrica e no prazo de sete dias terei uma solução para o caso! Acho que nunca recebi uma resposta tão rápida!

sábado, 6 de julho de 2013

Universidade Monstros

Sábado passado eu e Pedro Henrique fomos ao cinema assistir "Universidade Monstros", simplesmente maravilhoso.

Adorei e assistirei mais uma porção de vezes.

Como é importante ter objetivos, foco, vontade e seguir em frente apesar de tudo.

O personagem principal tinha uma lista ao entrar para a universidade, interessante lista que acabou chegando ao item final embora por caminho diverso do inicialmente traçado.

Uma mensagem linda de amizade e persistência. Não importa se você é efetivamente bom, importa é realizar seu sonho e ser feliz.

Saí da sala de cinema com nova energia e sabendo que tudo que sonhamos e planejamos de alguma forma se concretiza.

SONHE! PERSISTA! REALIZE!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Desabafo...

* post retificado para retirada de informações muito pessoais conforme sugestão de uma de nossas leitoras mais assíduas.

Alguns devem ter percebido que retirei a lista de blogs que sigo há algum tempo e ontem coloquei novamente embora extremamente reduzido, pois perdi os contatos com alguns blogs,  nesse caso solicito que mandem um aviso que incluo.

O que ocorreu foi o seguinte. Foi publicado um post em um blog mencionando assunto de meu interesse profissional, fiz um comentário que não agradou algumas pessoas que talvez tivessem uma idéia pré concebida do assunto e fui xingada, ironizada e tudo mais que vocês possam imaginar, a blogueira permaneceu silente deixando "o pau torar" e fiquei muito triste na época quase pensando em sair desse mundo virtual que tanto adoro.

Consegui superar, mas não quis mais deixar link para direcionar pessoas para aquele lugar. Penso que temos responsabilidade no blog de proteger os leitores e não deixar com que se exponham, por isso modero os comentários, embora nunca tenha tido qualquer tipo de problema de agressões dentro dessa "minha casa" e nem permitiria, todos que por aqui passam são meus convidados e serão muito bem tratados.

Pronto, falei! Espero que me entendam!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Papel de parede - Izabel

Lembram que falei sobre o papel de parede escolhido pela Izabel ser pesado para um quarto pequeno? Estava enganada e foi um engano bom. Ficou super tranquilo e bonito!!! Gostei do resultado.
 


O papel de parede canadense foi comprado no site Boutique do Papel de Parede, isso não é um publipost, mas considerando o comentário do instalador sobre o fato de ser a metade do preço das lojas físicas resolvi dividir com vocês.

Optei pelos sites mencionados ontem e hoje depois de pesquisa pela internet de quase duas semanas, observando preço, facilidade para comprar e entrega, valendo mencionar que obedeceram direitinho o prazo de entrega.

A instalação foi feita pelo Gustavo, trabalho impecável e quando foi embora nem parecia que tinha vindo de tão limpo que deixou os locais, se alguém precisar o contato mande mensagem.

Guardei os restos do papel porque ainda não decidi se vou forrar as caixinhas e porta caneta ou se forro as gavetas.

Também esse quarto está faltando pouco para finalizar.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Papel de parede - Pedro

Ontem finalmente o rapaz apareceu para colocar o papel de parede no quarto do Pedro e ficou ótimo. Fiquei com um pouco de medo porque uma amiga mencionou que nunca fica como queremos e sempre temos surpresas ruins. Ainda bem que ela não tinha razão!!!
 
Considerando a péssima qualidade das fotos, não fazendo jus à beleza do papel, resolvi tirar uma foto somente dele:
 












Quando terminaram fui jogar o que sobrou no lixo e achei que não era o local adequado, então lá vamos achar uma utilidade encapando uma caixinha velha e uma lata de tomate que o Pedro Henrique utilizou para fazer o jantar.
 
Gostei do resultado, ele vai ter é que tomar cuidado com a latinha porque cortei a mão em dois lugares quando fui lavar. Já está avisado que é somente para lápis e caneta, não podendo retirar coisas da latinha.



O macaquinho em destaque é para os colorados que acessarem o blog.

Divido com vocês uma informação importante e isso não é um publipost. O papel de parede é canadense e foi comprado pela internet sem pesquisa em loja física. Pois bem, o rapaz que instalou perguntou quanto paguei. Disse ele que nas lojas físicas, citando algumas específicas daqui de Londrina,  eu pagaria o dobro, então deixo o site aqui para quem se estiver procurando: Ciça Braga Papel de Parede.

Agora falta pouco para finalizar o quarto e amanhã posto as fotos do quarto da Izabel, ficou fantástico!!!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Quando a paciência rende frutos...

Fico apaixonada quando vejo blogs onde as pessoas primeiro decoram todo o apartamento com a ajuda de um arquiteto ou sozinhas e somente depois mudam para o local. Aquele lar todo pronto, arrumado e onde precisam entrar somente com a mala de roupas.

Como toda paixão, dá e logo passa, pois não seria meu perfil. Preciso construir as coisas devagar para ficar satisfeita, para conseguir ter lugar definido para cada item, para ter uma adaptação melhor. Mudança me causa um pouco de pânico, coisas novas me causam um certo desconforto e no final vejo que é tudo que preciso.

A Adriana postou um comentário surpresa com o fato de que encomendei a cozinha e armários da sacada sem prazo. O fato é que o marceneiro (Marcenaria Irmãos Garcia) avisou que tinha muitos pedidos na minha frente, não poderia garantir quando entregaria e que eu poderia até procurar outra empresa, mas eu queria aquele marceneiro.

Eu queria e ainda quero aquele marceneiro porque ele entende o tipo de ferragem, modifica o projeto para colocar espelhos na porta, fazer porta de correr nos armários do banheiro para colocar no mesmo sistema do meu closet em Cornélio, enfim, faz uma leitura exata do quero, afinal trabalhamos sempre sem arquiteto, sem desenho com medidas, apenas com rascunhos em uma folha de papel e rimos muito disso porque no final tudo dá certo.

Não houve entrega do balcão da pia da cozinha e ela continua da forma como colocada nas últimas fotos, sendo que os móveis velhos que estavam no quarto do Pedro continuam quebrando galho na cozinha. Sorte realmente que tal balcão não ficou pronto! Resolvemos deixar o forno elétrico na sacada, mas mudei de idéia e já liguei para ele na segunda-feira para que dê um jeito de colocar na cozinha. Já mudei o material que inicialmente tinha escolhido para a cozinha de um branco total para um branco meio cinza tipo têxtil.

Até aqui era o que estava acertado e pago, depois faríamos o armário superior, pois dependia da instalação da coifa. Em princípio e até que eu mude de idéia não haverá armário superior, acreditando eu na desnecessidade desse móvel, tal crença persistirá até o momento em que o restante estiver pronto.

Também colocaríamos o microondas no armário superior e sorte que não encomendei tal móvel, mais uma vez! Não há tomada em altura adequada para esse aparelho, não vou mais quebrar azulejos para mudar tomada de lugar - já fiz isso para a coifa e a sujeira foi mais do que eu posso suportar - e a solução será um móvel na outra parede.

Haveria outro móvel na sala de jantar para guardar cristais e outras louças (não, ainda não consigo dispensar essas louças que estão em Cornélio), entretanto, após finalizada a cozinha e com lugar sobrando no móvel da sacada ainda não sei se precisarei dele.

Se tivesse mandado fazer todos os móveis antes da mudança ou mesmo fechado um pacote para entrega na medida em que fabricados certamente eu já estaria arrependida e em um breve espaço de tempo com a casa repleta de armários vazios.

Então, a calma que consegui adquirir está dando bons frutos. Calma? Com todos os surtos já descritos aqui no blog? Sim, calma no sentido de não sair botando os pés pelas mãos, de não sair comprando milhões de coisas, de ter paciência para esperar o marceneiro que eu quero, de achar soluções mais baratas e que não serão desperdiçadas porque vou precisar em outro lugar (por exemplo, os roupeiros meu e da Izabel, demais móveis do quarto da Izabel).

Acaso minha mudança tivesse ocorrido antes do primeiro ano sem compras vocês podem ter certeza que tudo já estaria instalado, parcelado, eu cheia de dívidas e terminariam todas essas coisas por não atender às minhas reais necessidades atuais que mudaram muito em relação ao passado.

Ter paciência consigo mesma é essencial, mesmo que por vezes isso traga algum incômodo temporário!!!

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Animais de estimação!!!

Minhas meninas ficavam abrigadas do vento embaixo da bancada na sacada e agora com armários essa proteção se foi. Ainda não está muito frio, mas dias frios ainda virão e terei que achar uma outra maneira de abrigá-las porque dentro de casa elas não podem ver um tapete que já fazem xixi e não quero mais ficar sem tapetes como fiz em Cornélio.

Pensei em uma casinha de plástico, aquelas que tem orelhinhas de cachorro, mas ocuparia muito espaço e isso não tenho. Acho que a solução será uma grade daquelas móveis para deixá-las na área de serviço à noite sem acesso ao resto da casa. Vamos ver o que resolvo!

O Pedro Henrique realmente tem uma noção muito maior de muitas coisas que qualquer outra pessoa aqui de casa. Falei para ele que no mercado o tapete higiênico que uso para as meninas é muito mais barato, ele fez aquela cara de "óbvio ululante" e disse:

- É claro! No pet shop tudo é muito mais caro!

E é a mais pura verdade! Optei por tapetes higiênicos (tipo fralda de bebê que tem adesivos para fixar no chão) porque é somente dobrar e colocar fora sem precisar lavar. O tapetinho de plástico com furinhos que minha irmão indicou era um nojo, tinha que colocar jornal na bandeja, depois colocar o plástico com furinhos, quando sujo retirar o jornal, lavar as duas peças e ainda acontecia das meninas fazerem xixi um pouco para fora e ficar empoçado embaixo do tapete. Nojento mesmo!

Tem também os saquinhos que vão em um suporte preso na coleira quando vamos passear. No pet shop custa mais que o dobro do valor da Tok Stok e por aí andam as despesas com animais de estimação.

É preciso pensar muito antes de resolver ter um bichinho. É necessária muita paciência, pois são eternas crianças e precisam de muita atenção, carinho e muitos cuidados!

Em postagem antiga já mencionei que a despesa para manter um bichinho é de aproximadamente R$ 1.250,00 anuais por animalzinho, isso em texto feito em janeiro de 2012 e já estamos em julho de 2013 com o que esse valor já deve ter aumentado.

O Pedro Henrique anda apaixonado por um buldogue francês, tenho ponderado com ele que três cachorrinhas no apartamento não seria possível, além disso é preciso dar muita atenção para as duas que já temos. Ele contesta dizendo que se for dele cuidará e que eu sei que isso é verdade. O melhor é que verdade mesmo. Tudo que o Pedro promete termina por cumprir!!! Só que realmente não é hora!!!

domingo, 30 de junho de 2013

Piquei meu cartão...

Ainda não contei para vocês. Na terça-feira à noite, após tentar usar o cartão no restaurante e na farmácia, resolvi ligar para a operadora e recebi a informação que estava bloqueado. Dia 14 de junho quando também haviam bloqueado para "minha segurança" consegui no desbloqueio na hora.

Terça-feira precisei fazer dez ligações e em cada ligação caía com um atendente que pedia todos os dados - nome do pai, nome da mãe, identidade, CPF, endereço completo, se tinha cartão adicional, dois lugares onde comprei nos últimos dois meses -, após isso ele passava para outro atendente que seria aquele que resolveria o problema e esse pedia novamente todos os dados e dizia que haviam passado para o ramal errado, na sequência repassava para um ramal que atendia. Logo, falei com vinte pessoas e somente a vigésima primeira passou a informação de que o cartão estava em processo de reanálise e dentro de sete dias entrariam em contato comigo. Uma hora e tanto da minha noite totalmente perdida.

Quarta-feira pela manhã liguei para a gerente do banco que entrou em contato com a operadora do cartão e recebeu a informação de que bastava mais uma ligação e o cartão seria desbloqueado de imediato. Ledo engano. Quatro ligações que terminavam por cair sem ninguém atender e na quinta ligação após as duas transferência uma pessoa atendeu, a essas alturas eu já estava na agência bancária e a moça do telefone pedindo todos os dados novamente. Após a via crucis informou que meu cartão estava em processo de reanálise e dentro de sete dias entrariam em contato comigo, ocasião em que passei o telefone para a gerente e a informação foi a mesma.

A gerente da agência resolveu ligar para o gerente regional, sendo que no meio dessa ligação eu solicitei à uma funcionária que me alcançasse uma tesoura e piquei o cartão. Não foi um ato de raiva, tanto que preservei o local dos números para cancelamento, foi um ato de liberdade e de simplesmente me livrar de um problema. Saí de lá aliviada.

Passei a semana toda usando o cartão de débito. Não, não consigo viver somente com dinheiro na carteira, achei muito incômodo o controle, prefiro mesmo é o cartão, mesmo que de débito.

Hoje tive problemas! Uma compra na internet e precisei fazer a opção de pagar com boleto, mas tenho pressa no produto, um presente que deve chegar logo. 

Então, realmente quero ter um cartão de crédito, até chegou um aqui em casa que já havia sido solicitado pela gerente e, segundo ela, é melhor do que aquele que eu usava, mas chegou o cartão e não chegou a senha para desbloqueio. Vamos ver se essa semana resolve, entretanto, penso que depois desses cinco dias sem cartão de crédito passarei a usar mais o de débito mesmo, pois tenho uma visão melhor dos meus gastos.

Assim vou experimentando e uma hora chego à conclusão de qual a melhor forma de pagar os itens que me são necessários.

sábado, 29 de junho de 2013

Final e semana e descanso... sacada e armários do banheiro

Essa semana acabou com todas as forças físicas que eu tinha! Trabalhei feito um camelo! Camelo trabalha? Só sei que trabalhei muito, tanto na minha atividade profissional como nas atividades domésticas. Tenso!

Meus filhos puxaram por mim, afinal a fruta não cai longe do pé. O Renato telefona na quinta à tarde e diz chorando:

- Mãe, o Jimmy vai morrer, não levanta mais as patinhas traseiras e arrasta as patinhas da frente.

Veterinário, internamento, indicação de tratamento pelo canil onde ele nasceu, suspeita de intoxicação. O veterinário liga para ele às 08h00 de sexta e informa:

- Estou levando seu cão para casa porque ele está aqui alucinado, correndo de um lado para o outro...

Exame de sangue normal, bichinho normal no dia seguinte e não sabemos exatamente o que aconteceu. É assim mesmo... enxergamos o pior para em seguida ter notícias boas. Certo que poderíamos evitar tanto sofrimento, pois não dormi de quinta para sexta. Enfim...

Pensei até em desmarcar o salão na sexta de manhã, mas persisti. Preciso deixar alguém me cuidar, nem que seja cuidar do cabelo que há muitos meses não via luzes e das minhas unhas que espero dentro de duas semanas voltem ao normal depois que parei de comê-las até a raiz.

Levei as meninas para o banho e meu salão era ao lado. Voltei para casa às 11h00 e encontrei minha linda casinha desse jeito.


O dia foi passando e as coisas foram melhorando na questão de instalação e piorando na questão de sujeira. Sorte que eu estava em casa para discutirmos a altura das prateleiras, assim consigo guardar tudo e não preciso ficar quebrando a cabeça:



Fui limpando, aspirando a poeira e já arrumando porque ele levaria o que não preciso mais para Cornélio, pois aqui uma agulha fora do lugar ou uma agulha sobrando e a gente tropeça. Chegou à noite, finalizado o serviço e também instalados os armários dos banheiros, a casa estava desse jeito. Perguntem se eu conseguiria dormir. É claro que não! Então fui arrumar. É aquela coisa, melhor ficar muito cansada e acordar com tudo arrumado do que acordar com aquela sensação de bagunça.

Meu banheiro ficou muito arrumado. Remédios em uma caixinha que ganhei da Izabel faz tempo, linda e com borboletas. Outras separadas também em caixas. Bancada arrumada com as coisas que uso todo dia e cama arrumada para uma bela noite de sono.
 











Tirei muita coisa da cozinha e levei para os armários da sacada. O armário da cozinha por sorte não foi feito, pois instalei o cook top, aquecedor para a água da torneira, coifa e filtro de água, com o que precisamos mudar algumas coisas no projeto, sorte também que não havíamos estabelecido prazo para a entrega. Resolvemos deixar o forno elétrico na bancada da sacada, fiquei com medo de colocá-lo embaixo do cook top e aquecer a mangueira do fogão, além do fato de que tomaria muito lugar. Deixei na cozinha só o essencial, somente aquilo que é utilizado mais de uma vez por dia, o resto foi para os armários da sacada.
 
A sacada teve algumas coisas com lugar alterado. Roubei o local das meninas com armários e precisei achar outro lugar para elas ficarem até eu comprar uma casinha para protegê-las do frio. Essa noite estava quente, mas à tarde já providencio a casinha.


 



O banheiro das crianças foi arrumado também. Coloquei papel higiênico que estava na área de serviço para evitar aquele grito:

- Mãe, traz papel!!!

Também as toalhas de banho saíram dos respectivos quartos para o armário do banheiro, evitando o grito matinal:

- Mãe, alcança uma toalha!!!

O local para o secador foi pensado para não ficar fechado no armário, facilitando o uso. Produtos que estavam sendo utilizados e havia duas embalagens do mesmo produto tiveram uma guardada.
 













Meu roupeiro ficou todo arrumado também, faltam alguns detalhes como dobrar as roupas com um molde, mas perfeição eu não estava buscando, somente queria me livrar da bagunça. Sorte a sapateira que estava na cozinha ter vindo para o quarto, facilitou muito a arrumação.
 
Boas vindas ao filtro e adeus ao velho e bom garrafão de cinco litros que eu chegava a comprar em número de oito ocupando um grande espaço.
 
E agora não preciso ficar estressada final de semana pensando e como arrumo tudo, pois está tudo arrumado. Hora de descansar!!! Valeu a pena o esforço concrentrado dessa semana!!!

Segundo o Pedro agora está ficando com cara de casa!!!

Móveis sacada e banheiro: projeto feito por mim
Execução: Marcenaria Irmãos Garcia (Cornélio Procópio-PR)