sábado, 30 de agosto de 2014

Três pinos finos.. três pinos grossos...

Quando mudou o sistema das tomadas fui dando manutenção em Cornélio e cada cômodo que era pintado também tinha as tomadas trocadas.

Em Londrina, apartamento novo, todas as tomadas novas e pensei: pronto, agora não preciso mais ficar trocando!!! Ledo engano!!!

A Airfryer veio com três pinos grossos que não entram nas tomadas novas, o forno elétrico chegou ontem no mesmo sistema, o microondas é assim e mais a cafeteira.

Esse povo está de brincadeira com o consumidor!!! Não é possível que a cada ano e a cada compra feita tenhamos que comprar tomadas.

A batedeira e o liquidificador vieram com indicação expressa para que fosse trocada a tomada, mas... ele tem um pino redondo e dois daqueles bem fininhos e achatados, então como são os dois únicos produtos assim estou usando um dos milhões de adaptadores que já tive que comprar depois que começaram com essa palhaçada.

Fui na Multicoisas cinco vezes. Na primeira o vendedor me indicou um adaptador que não coube nos pinos grossos. Na segunda, terceira e quarta eles diziam para eu levar um modelo. E na quinta, finalmente, o vendedor pegou três adaptadores e disse que era aquilo que eu deveria fazer para que os pinos grossos funcionassem, sendo que não indicava tal procedimento e terminou por me vender três tomadas para pinos grossos... ou seja... lá vou eu trocar tomadas!

Isso deveria ser considerado crime!!! E se supostamente existe tomada padrão todos os produtos vendidos deveriam ser adequados à essas tomadas!!! Estou realmente indignada!!!

8 comentários:

  1. Bah, forno novo então?

    Já muito me irritei com essa tomada nova, não mudei as tomadas e me viro com adaptador. Antes, achava um saco comprar, depois que descobri uns que vendem na av. paulista nunca mais tive problemas, tem buraco pra tudo e são pequenos.

    Mas antigamente ouvia que essa tomada nova ia padronizar e nunca vi parecida em lugar nenhum, só o chato que era de viajar e ter que levar um adaptador universal, agora temos que fazer nas nossas próprias casas com adaptador pra lá e pra cá.

    Agora, essas compras do exterior, tem coisas que a tomada sempre foi diferente né, temos que cuidar... já comprei 3 coisas no uruguai que tivemos problemas para fazer funcionar em razão da tomada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... vc já sabe o que aconteceu com o anterior... rs...

      Adaptador não acho seguro para equipamentos que ficam muito tempo ligados como o forno... vamos ver no que dá...

      Quanto aos adaptadores sempre que viajo levo... melhor que passar raiva e a pessoa ou recepção do hotel não ter o que vc precisa...

      Olha, nenhum dos aparelhos mencionados foram comprados no exterior. A airfryer, o forno elétrico e a cafeteira foram todas compradas no Brasil... somente liquidificador e batedeira comprados no exterior mas que estão funcionando bem com um adaptador e ficam pouco tempo ligados...

      Excluir
  2. Ziula,cuidado! essa questão dos pinos mais grossos não é questão de mero adaptador. O aparelho "puxa" mais energia, aconteceu com o super secador de cabelo que comprei e não usei até hoje. Vou te falar o que eu lembro mais ou menos. A tomada dos aparelhos normalmente é de 10 v e essa mais grossa é de 16 v, algo assim. Tem que mudar a tomada da casa para usar esses aparelhos que puxam mais energia, corre até risco de queimar o aparelho e a casa! Foi o que me explicaram (ou o que lembro da explicação). Chame um eletricista de verdade e não um curioso! Fiz a besteira de comprar o super secador igual ao da academia, que é toda projetada para tal uso, é um comércio, e não tive como usar ainda na minha casa porque não fiz a troca da tomada e fios do wc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, nem me fale... estava usando com uma extensão que estava esquentando com o forno ligado... então melhor trocar e por isso comprei as tomadas...

      Com certeza aqui somente com eletricista... rs... não temos nenhum curioso... o único problema é o tempo para esperar o eletricista, mas vou dar um jeito..

      Excluir
  3. Mas gente, eu tive esse mesmo problema com o secador! Só que o meu não é profissional (ou será que é?). Sei que eu cheguei até a derreter o plástico do pino quando tentei enfiá-lo todo no adaptador.

    Aqui em casa, a única tomada com 3 pinos está no meu quarto, por causa do meu notebook (a mesma que já tinha sido trocada por aquela de 2 pinos achatados e 1 redondo do pc), fora isso, usamos filtros de linha, Ts, extensões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, cuidado com esses filtros, ts e extensões... veja se não estão esquentando...

      Excluir
  4. Oi Ziula! Leio sempre o blog, gosto tanto!

    Venho dizer que a leitora Gabriela G Lima tem razão, e que isso que aconteceu na minha casa. Aqui a tomada do fogão, microondas e airfraier são mais grossas, de 20 Amperes (ou 15 Amperes - não sei certinho, tá?). É uma questão de segurança mesmo! É simples trocar, não demora!

    É bom chamar o eletricista para ver do que você ir na loja e comprar direto. Dependendo da marca, você compra só o "miolo" de 20 A. Na minha casa a marca é Scheneider e dá pra fazer isso. Quando fui instalar a tomada do microondas, eu fui na loja e comprei da marca Tramontina pensando que "era tudo igual, de 20A". Ledo engano. Apenas se atente para a marca, porque elas não são intercambiáveis (!!). :-(

    Gezi - Belém


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gezi, o pior é que comprei Tramontina 20 A agora tenho que esperar quinta-feira, quando meu horário é mais flexível, para chamar o eletricista e ver se fiz certo ou se preciso comprar outras.. . rs...

      Excluir