sexta-feira, 1 de março de 2013

Compulsão e CBN

Ontem, indo para o trabalho, estava ouvindo na rádio CBN sobre uma pesquisa feita pelo SPC, onde constatado que 85% das pessoas compram por impulso e metade delas porque está passando por algum problema (ansiedade, divergências com parentes, tristeza e outros sentimentos negativos).

Fiquei pensando nas minhas reações essa semana quando, atravessando um momento de estresse, quase comprei um par de sapatos. Estou precisando? Com certeza não. Estava barato? Sim, estava com 50% de desconto efetivamente real. Era bonito? Lindo, marfim, com salto mais baixo, exatamente como posso usar. Iria mudar alguma coisa na minha vida ou iria fazer falta? Com certeza não.

Lembrei de todas as compras desnecessárias que já fiz, inclusive das duas últimas bolsas em 2010. Lembrei do tempo que demorei pagando as famigeradas bolsas e algumas outras coisas. Lembrei de como o dinheiro poderia ser investido. Lembrei que nenhuma dessas compras, feitas em momentos que não estou bem, trouxeram alento, exceto um efêmero prazer momentâneo que não compensou a sensação de ter gasto dinhero à toa.

E você já pensou em que momento realiza mais compras por impulso? Costuma fazer uma lista de compras ou vê na vitrine e já leva para casa? Alguma vez conseguiu controlar o desejo de consumo?

8 comentários:

  1. Geralmente, em momentos de tristeza ou stress, eu compro chocolate. hahahah Disso eu tenho bastante dificuldade de abrir mão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, aqui em casa chocolate é remédio que comprovadamente funciona. Às vezes o Pedro está triste ou mal humorado e antes de conversar dou um chocolate ou um bolo de chocolate... tudo flui melhor... a questão é a moderação!!!

      Excluir
  2. Olha amiga! Estou conseguindo controlar meus impulsos de consumo, como nuuuuunca antes na minha vida! Que delicia que é resistir bravamente...rs... Me sinto forte e poderosa quando dou as costas para uma vitrine tentadora...rs

    Bjs e viva o minimalismo...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, viva nossa capacidade de controle!!! Muito gente não sabe, mas tem esse poder!!!

      Excluir
  3. Conheço muita gente que compra pra saciar alguma coisa e além de não resolver, ainda surge a tal coisa pra pagar. E geralmente tal coisa é parcelada e quando está lá pela metade já lançaram outra melhor pelo mesmo preço ou menos ou ainda a tal coisa já nem presta mais. Cada vez mais as coisas estão sendo feitas para durarem nada. Quase descartável.

    Eu já comprei coisas por impulso por diversos motivos, tais como: briga com namorados, fazia muito isso quando tinha meus 18 anos, brigava e ia numa loja comprar alguma coisa. Teve uma vez que comprei um berimbau e fui fazer capoeira. Durou um mês depois larguei a capoeira. E pior foi o berimbau que nunca aprendi a usar, aliás não sei onde eu estava com cabeça para comprar aquele negócio, ficou "rolando" muitos anos.

    Já comprei por estar em algum lugar diferente e “TER” que comprar algo de lá, depois desencanei, as melhores lembranças são as nossas próprias lá, não é uma coisa dizendo o nome do lugar que vai fazer grande diferença, embora seja legal também.

    Para comemorar também. Uma vez eu e um amigo estávamos trabalhando num processo que tinha tudo para ser perdido e conseguimos êxito. Lá fomos nós gastar com aparatos desnecessários..

    Mas HOJE mudei até com um certo exagero, demorei uns meses para comprar meu óculos de grau novo (pois o outro tinha quebrado)só de preguiça de ter que ir na loja, tenho que dosar melhor isso.

    Quanto à listas de compras não faço, só pesquisa que infelizmente é necessário fazer, a diferença sempre é algo considerável.

    Aliás, por falar em compras e considerando meu óculos, como não pude mais arrastar fui na loja ver isso. Lá me deram 3 opções de lentes depois de ter escolhido a armação. O preço final era engraçado:

    Primeiro jogam com a pior lente. Daquelas de desistir depois do que eles falam, já que parece ser tão ineficaz que nem faria sentido usar.

    A dúvida fica entre o que dizem ser bom e o “melhor”. Bem, no meu caso fiquei com o meio termo, dito como bom. Até porque não queria ficar pagando óculos.. assim que vieram as opções de pagamento.

    As 3 opções em 10x sem juros. Pedi o preço à vista. No que eu escolhi reduziu 100 reais por ter optado por 1 x, e nem paguei em dinheiro, foi 1 x no cartão de crédito.

    Eu juro que queria saber o que eram os 100,00 reais. Se poderiam dividir em 10x, porque 100 a menos fazendo 1 x? Será que ganhei 100 considerando 10 reais por mês que deixei de gastar? Queria perguntar, mas iriam me responder que era sem juros e enfim, não tenho muita paciência assim...

    O meu problema é não saber ir no supermercado. Sempre compro mais do que devo, embora vá com menor frequência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah! Uma vez fiz uma viagem passando por diversas cidades e de cada uma trazia um souvenir!!! Eca, tanta coisa para tirar pó, há alguns anos coloquei quase tudo fora, pois o Pedro quis ficar com alguns no quarto dele (rs)

      Quanto aos óculos, lembra que passei dificuldades? O rapaz da ótica ofereceu a lente mais barata e disse que não precisava da outra melhor. Resultado? Não conseguia enxergar... tive que trocar pela melhor que custava os olhos da cara e voltei a enxergar... o pior é que o dinheiro da primeira lente não foi ressarcido...

      Mercado ainda estou em adaptação com frutas e verduras, errando mesmo na quantidade...

      Excluir
  4. Interessante pensar que ao analisar as minhas compras por impulso (que já não são feitas há dois anos) a maioria delas foram ruins, ou de produtos de má qualidade, com a desculpa de que estavam baratinhos, ou produtos que não estava precisando e passou a ser somente um no meu armário. Atualmente o meu conceito de compra é através do valor diluído do produto que significa o preço de um produto pelo número de meses de uso. Assim se compro uma bolsa de 100 reais, por exemplo e a utilizo somente uma vez, seu valor diluído foi de 100. Mas se pago 300 reais em uma bolsa e utilizo por 10 meses, o valor diluído foi de 30. Portanto, cada vez mais priorizo que os meus produtos tenham menor valor diluído. Assim comecei a comprar produtos de melhor qualidade e ter no meu armário só o que realmente uso. abraços e ressalto que sempre aprendo muito com o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso dizer que a maioria das minhas compras por impulso tiveram o mesmo destino das suas...

      Estou precisando trocar o celular e estava pensando em pegar um mais barato, quando meu filho me alertou que uso o mesmo celular desd 2007/2008, então o valor diluído que você menciona realmente valeu a pena!!!

      Ainda não decidi e o meu morre e depois volta a viver... vamos ver quanto tempo aguenta, mas certamente vou priorizar a qualidade para o novo...

      Excluir