sábado, 16 de março de 2013

Destralhe da mente

Mais um comentário que poderá ajudar a todas nós e feito em relação ao post de ontem:

"Fiquei refletindo sobre esta questão do minimalismo do pensamento. 

Será que para minimalizar o pensamento devemos seguir o mesmo processo que realizamos com os objetos? Se for desse modo, podemos inicialmente e de maneira consciente eliminar aos poucos alguns pensamentos que mais nos fazem mal. Quer dizer, devemos ficar atento quando estes pensamentos chegam de maneira muito sutil e nos invade. 

Dentre as minhas metas de 2013 duas incluem resoluções em relação ao pensamento. Um deles refere-se a eliminar qualquer ideia pessimista assim que eu consiga identificar que ela esteja novamente surgindo em minha mente. E a outra está relacionada a maledicência uma vez que se eu custo dar conta da minha vida e dos meus problemas, quem sou eu para ficar falando da vida do outro? 

Confesso que o primeiro mês realmente foi o mais difícil e ai que me dei conta o quanto tinha pensamentos pessimista e maledicentes, fiquei abismada mesmo. 

Agora estou conseguindo ir "destralhando" com mais facilidade, tal como o destralhe de objetos mesmo, um pouquinho de cada vez. Portanto, a faxina da nossa mente também e continua, necessita de revisão constante, mas que depois que começa, traz benefícios enormes".

Isso e tudo mais que passa na minha cabeça me fez ficar pensando o quanto complicamos a vida e um pequeno problema com tarefas escolares mais uma vez demonstrou como tudo é fácil, a gente que complica.

O Pedro precisava resolver o seguinte problema: a soma de dois números naturais é 832. Sabendo-se que o maior número é o triplo do menor, determine esses números.

Pode parecer simples para a maioria das pessoas, mas eu realmente não recordo nenhuma fórmula matemática e já não tenho mais capacidade de resolver essas coisas que estão longe do meu cotidiano. Então, pedi ajuda pelo facebook e olhe uma das equações que chegou e as demais eram muito semelhantes:

Acompanhe o raciocínio.
(I) X + Y = 832
dá para deduzir que faltou no texto a palavra: "um é o triplo do menor..."

(II) X = 3Y ( ou Y = 3X, como quiser )
Injetando-se (II) em (I), tem-se:
X + Y = 832
(3Y) + Y = 832 ( juntando os termos semelhantes, fica )
4Y = 832
Y = 832 / 4
Y = 208
Se sabemos que Y é 208, calculamos o valor de X:
Injetando-se o valor de Y em (II), tem-se que:
X = 3Y
X = 3 . 208
X = 624
Os números são X e Y, ou melhor os números são 624 e 208.
PROVA:
X + Y = 832
624 + 208 = 832
832 = 832 ( verdadeiro )
 
Entendeu, eu não e nem o pequeno que começou a surtar de nervoso considerando que o professor nem começou a explicar essas coisas e apenas passou o exercício.

Até um anjo apareceu, uma linda professora de matemática e disse simplesmente: use o método do quadradrinho. Perguntei o que era e ela disse desenha mesma quadradinhos e ficou assim (não sei fazer quadradinhos por aqui, então coloquei algo meio tortinho (rsrsrs):

<> + <> <> <> = 832
832 dividido por quatro quadradinhos = 208

SIMPLES ASSIM!!! Olhem mais uma vez como são as coisas, exatamente como aconteceu comigo por horas em relação ao apartamento, milhões de equações, fórmulas, problemas e a equação final, efetiva solução, era praticamente pelo método do quadradinho... estava ali bem simples me esperando!
 
 Precisamos começar urgentemente a simplificar a vida, pensamentos, sentimentos e tudo mais que possa ocupar lugar na nossa mente de forma danosa!!! Retire as ervas daninhas do seu dia a dia!!!

6 comentários:

  1. Não tinha ideia do método dos quadradinhos e o anterior teria resolvido um pouco diferente, vejamos:

    1º número natural é o que buscamos sempre para nossa conta, ou seja, não pode ser negativo... rs

    Bem, diz a questão que um número + outro número dá 832 e que aqueles números que não sabemos quais são, um é o triplo do outro. X neles. Aqui um parênteses. Sempre odiei esse negócio de que temos que colocar x ou y e quando uma professora particular tinha dito que eu poderia substituir por qualquer outra letra e trocou por A ou B daí sim piorou e fiquei em recuperação, isso foi lá pela 6/7 série de antigamente, nem sei o que é isso agora e tenho até medo de saber..rs, então voltando ao problema:

    3x + x = 832
    4x = 832
    X= 832/4
    X= 208

    X é 208. Se o outro número é 3X, é 3 vezes esse 208, que dá 624.

    Somando 208 + 624 tem o 832 e essa foi a pergunta do professor.

    Veja bem: “a soma de dois números naturais é 832. Sabendo-se que o maior número é o triplo do menor, determine esses números.”. "ESSES números", 208 é UM número. Ele pediu os dois números que somados dão 832.

    Minimalizar pensamentos negativos, pensamentos complexos, nos deixa melhor. Bem verdade que não sei como fazer isso, mas tento simplificar e aos poucos me sinto melhor. Perguntar é uma forma.

    Temos a mania de ter que saber tudo, de ter vergonha de perguntar, isso só nos prejudica. Não somos obrigados a saber de tudo.

    Esses dias na nossa reunião matinal o chefe jurídico disse um termo lá que eu não sabia o que era. E era para resolver usando aquele termo. Tudo bem que teria o google mas eu liguei o dane-se e disse ali na frente de todos que não sabia o que significava aquilo. Ele: “COMO? Uma advogada não sabe?” se fazendo de brabo. Daí comecei a rir e a outra colega “eu também não sei”, depois outra “eu muito menos”. Ele: Ai, esse mundo está perdido e explicou o que era.
    Olha, coisa simples que podia ser um stress a mais para descobrir.

    Vergonha é uma coisa que não vale a pena ter. Outra coisa é não querer fazer tudo e ser responsável por tudo. Isso faz muito mal pra nossa saúde. Eu pergunto, delego, xingo se não fazem e faço mas primeiro deixo fazerem se alguém ficou de fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quis desenvolver além do valor de um quadradinho... rs... vc nao tem idéia do que passei com esse menino e esse probleminha matemático... inclusive hoje liguei na escola e solicitei informações do professor sobre o que está fazendo com tarefas sem que o caminho seja ensinado... disseram que segunda dão a resposta...

      Excluir
  2. Adoro estes seus textos que além de me fazer pensar vem d enecontro com o que eu estava "ruminando".
    Outra coisa: diga ao Pedro para não se deseperar, se o professor ainda não havia explicado isso talvez ele só quisesse perceber como cada um lida com uma situação nova, como eles são "capazes de pensar".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, esse "teste" sobre situações novas se repetiu novamente hoje e o Pedro fica muito irritado. Liguei na escola e vamos saber semana que vem a intenção do professor sobre a tarefa sem que tenha sido explicado método para resolução.

      Excluir
    2. Eu entendo perfeitamente o Pedro, tb detesto "não saber" fazer as coisas e por ter esse comportamento reforçado ou pelo menos não ter sido ensinada a lidar com ele qdo mais nova hoje isso me traz sérios problemas. Me irrito facilmente, paraliso, desperdiço energia por uma 'bobagem' muitas vezes e por isso digo procure ensinar Pedro a lidar com o novo, mais do que lidar com a resolução do exercício.

      Excluir
    3. É isso mesmo!!! Vou tentar conversar com ele... e tentar encontrar outras formas para lidar com essa situação!

      Excluir