segunda-feira, 25 de março de 2013

Dicas de consumo e economia

Vamos parar um pouco com a autobiografia e relembrar algumas dicar para permanecer no azul ou sair do vermelho.

PAGUE-SE PRIMEIRO - Já falamos disso por aqui e muitas pessoas contestaram no sentido de não ser possível guardar valores se o recebimento mensal sequer é suficiente para as contas do mês. Ora, conhecemos pessoas que quanto mais ganham, mais gastam. Também podemos identificar gastos desnecessários facilmente. 

Então, a solução é reservar 10% do seu ganho (eu prefiro 30%, mas vamos devagar, não é mesmo?) logo no recebimento e colocar na cabeça que somente tem 90% para suportar todas as despesas.

MANTENHA UM CONTROLE FINANCEIRO - Você precisa saber qual sua receita (o que entra) e qual sua despesa (o que sai).

Dia desses conversando com uma profissional autônoma constatei a contradição de suas palavras:

- Eu sou muito econômica, não gasto em quase nada. Não sei o quanto recebo. Não sei quanto entra no meu trabalho. Por outro lado, gasto muito pouco. Meu marido controla as contas da casa. Estamos construindo. Meu marido não sabe quanto custa um milheiro de tijolos.

É, pois é, se não sei quanto recebo, se suponho que gasto pouco, se a pessoa que controla sequer sabe o preço das coisas, como é que posso dizer que tenho uma vida financeira equilibrada?

As pessoas precisam criar uma forma efetiva de visualização das receitas e despesas até para que possam priorizar alguns itens e cortar outros, até para que possam saber se podem assumir determinado compromisso financeio, até para saber como estarão daqui alguns anos acaso surja uma emergência.

FAÇA DÍVIDAS BOAS - A Adriana discorda que existam dívidas boas, mas eu ainda acho que existem. Considero dívidas boas: uma prestação de imóvel para não ter que pagar aluguel; um compromisso com o pagamento de viagem para que na ocasião de descansar não precise se preocupar ou pagar parcelas no retorno; poderia citar outras, mas cada qual tem suas prioridades.

Verifiquei ainda esse mês que acaso tivesse a prestação do apartamento para pagar não teria dinheiro "sobrando" para isso e esse mesmo dinheiro "sobrou" desde setembro de 2009 e outro tanto foi economizado até a quitação. Como explicar não sobrar porque não existe a parcela para pagar?

O fato é que você não deve esperar "sobrar" dinheiro para passar a economizar. Você tem que economizar e se virar com o que se sobra depois da economia.

TENHA UMA RESERVA - Li dia desses sobre a necessidade de manter uma reserva de emergência de dez a doze salários. Ainda não sei se eu conseguiria ter a disciplina para guardar todos esses valores. Hoje em dia minha economia é feita com "dívidas boas", mas ainda não tenho segurança para guardar "dinheiro vivo e disponível na conta". Estou pensando em fazer a experiência a partir do mês que vem, mas já caí naquele obstáculo de, por exemplo, quitado o apartamento o dinheiro da prestação não sobrar. Ainda preciso equacionar isso, mesmo porque a mudança de moradia se avizinha e com ela mais despesas para tornar o local habitável.

CARTÃO DE CRÉDITO - Jamais, jamais mesmo, parcele sua fatura de cartão de crédito, o pagamento deve ser integral no vencimento. Observe as letrinhas miúdas da fatura e o absurdo de juros que eles cobram.

Uso muito o cartão para acumular milhas para transferir para companhias aéreas, mas os gastos feitos são aqueles de supermercado, gasolina, necessidades básicas das crianças, algum item indispensável. O que você não pode fazer é perder o controle e achar que o cartão é ilimitado, como uma lâmpada mágica que é só polir de lá sai um gênio e realiza todos os desejos. A fatura sempre chegará na data marcada!

SUPERMERCADO - Não vá, em hipótese alguma, ao mercado com fome. Já comprei tantas guloseimas e coisas desnecessárias nessa situação que é de assustar.

Leve lista de compras e mantenha o foco. Somente compre o que estiver nessa lista. Isso evita estoque de produtos que podem vencer e traz uma grande economia. Quando vim para Londrina ia para o grande supermercado (coisa de gente do interior mesmo!!!) como se não houvesse amanhão e acumulei, por exemplo, doze embalagens de molho de tomate, seis misturas para bolo, doze caixas de creme de leite, quatro latas de atum, duas dúzias de ovos que sequer são consumidos com frequência, isso só para exemplificar mesmo porque poderia fazer uma lista imensa.

Agora tenho feito a lista e comprado apenas o que falta. Pode ser que alguma coisa acabe durante a semana, se puder passar sem aguardo a outra semana, caso contrário uma compra isolada em algum mercadinho resolve o problema.

Dê preferência para frutas, legumes e folhas da estação. Como saber? São sempre aquelas de preços menores e, mais, compre em pequenas quantidades. Coloquei muita coisa fora nas duas primeiras semanas, porque não estava acostumada a comprar, em Cornélio tinha uma kombi que passava em casa e a Emília fazia a compra.

LOJAS EM GERAL - Mantenha uma caderneta onde vai anotando o que pensa ser suas necessidades e tudo que seus filhos entendem precisar. Questione-se a si mesma e também questione seus filhos se a necessidade é imediata ou se a compra pode ser adiada. Já constatei algumas anotações completamente "insanas", coisas que pareciam indispensáveis e, adiadas, jamais foram adquiridas por desnecessárias.

JUROS BANCÁRIOS - Se tem dívidas renegocie com o banco. Não pague juros de cartão de crédito ou cheque especial, nesse caso faço um empréstimo bancário com juros menores e vá adequando seus gastos, diminua seus gastos, para ir colocando a casa em ordem.

ANO SEM COMPRAS - Sua situação está muito complicada? Não aposte em milagres! Pare de consumir, controle seus desejos e para isso nada melhor do que fazer um ano sem compras. O resultado não será apenas economia e sim um maior conhecimento sobre si mesma, um contato maior com tudo que está "entulhado", uma vontade de tirar as tralhas e a constatação de que você não precisa nem de um terço do que consome sem pensar.

SALÁRIO É INSUFICIENTE - Até que tudo se resolva com as dicas acima e outras atitudes que você ache pertinentes, procure uma segunda fonte de renda e mantenha o foco. Essa segunda fonte é para buscar o equilíbrio e não para gastar mais ainda.

Será que esqueci de alguma coisa?

4 comentários:

  1. Uma forma de "se pagar" primeiro, meio que compulsória, é tirar de perto, separar e guardar em um local que não tenha fácil acesso ou fazer transferência automática de determinado valor para uma conta-poupança. Dai esquecemos e quando vamos ver tem coisas em azul e não em vermelho por lá, sendo a única maneira que o azul se sobressai ao vermelho, só para deixar bem claro!!! :-)

    Quanto às "dívidas boas" concordo com a Adriana, elas não existem...kkkkkk. Ok, dessa vez tenho que dar o braço à torcer, mas é preciso lembrar que com ressalvas. Muitas ressalvas!!!

    Uma parcela de um imóvel pode sim ser uma dívida boa SE a pessoa tem condições de arcar com tal financiamento. Não adianta para “fugir” do aluguel entrar nessa sem ter as condições necessárias pois daí tende mais a perder o que poderia juntar. E aluguel pode ser bom no sentido de dar determinada liberdade à pessoa. É claro que isso é para ser provisório, mas também é claro que não se tem que criar o “bicho-papão” sempre que se falar em aluguel.

    Eu tenho um primo que convenhamos, quando soube que ele morava em casa alugada fiquei meio chocada. Eu no lugar dele nunca que ia morar em lugar alugado. Aliás deve ser por isso que não tenho o lugar dele, nem parente..kkk. Então a resposta, ele estava construindo no mesmo condomínio que alugava a tal casa, a casa dele mesmo, com o gosto dele. E até ficar pronta seguia na alugada. É um modo de pensar.

    O cartão de crédito, sabendo usar, é muito bom. As milhas e estar detalhado o extrato é um diferencial e dependendo de qual cartão, ainda existem alguns benefícios como pagar metade da entrada de cinema ou coisas assim. Mas atrasar pode resultar em ter que pagar muito mais que os 10% do que se recebe... então realmente a maior bucha que tem, a falsa ilusão do poder..
    Gostei da econômica que não sabe quanto recebe mas que é econômica. Rs. A primeira coisa é saber quanto recebe e quanto gasta e quanto custa as coisas pois a mesma coisa pode resultar em grande diferença de preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando terminar minhas dívidas boas (rs) vou tentar aplicar na poupança, vamos ver se já tenho o poder de não mexer em dinheiro vivo guardado...

      Excluir
  2. Oi Ziula!
    Mto boa a dica de se pagar antes de qualquer outra coisa.
    Não tinha visto ainda essa dica por aqui, vou começar a fazer isso assim q começar a receber.
    Bjos
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho tentado passar isso para minha que tem 17 anos e começou a trabalhar agora... vamos ver se dá certo!!!

      Excluir