terça-feira, 19 de março de 2013

E vamos desnudando a vida...

Continuamos por aqui contando tudo que passa na vã tentativa do convencimento da desnecessidade da preocupação e estresse.

No dia 25 de fevereiro resolvi deixar as tarefas andarem conforme estavam. Já no dia seguinte resolvi que tudo deveria mudar e fiz uma lista para as crianças cumprirem diariamente. Tudo estava andando bem e a Izabel no dia 07 de março já começou estágio em um escritório de advocacia, fato que resultou na ausência de tempo para que ela realizasse tarefas domésticas e, considerando que meu horário é mais flexível, puxei tudo novamente para mim.

É assim, a gente estressa, toma decisões, vem a vida e faz com que tudo mude novamente. Com certeza já percebi que não posso planear tudo, não posso estabelecer tudo, não posso controlar nada. Isso deveria servir de lição para ficar mais leve, estou caminhando nesse sentido, mas tem horas que me perco, talvez de tanto treinar um dia chego lá.

Planos para sair cedo de casa. Acordo 05h15, lavo roupa, dobro roupa, passo roupa, limpo a pia, organizo a cozinha, coloco veneno para matar formigas, recolho louça, deixo tudo organizado. Chamo o Pedro às 06h30, ele vem tomar café, estava sonado, dormindo literalmente em cima da mesa da cozinha, derruba um bowl todinho de granola com leite. Cozinha pequena com cestos embaixo da mesa para guardar algumas coisas, tudo sujo, roupa toda melada de granola e leite, meias em estado deplorável. Enfim, imaginem a cena, porque não tive nem coragem de fotografar (rs). Mudança de planos e sair um pouco mais tarde.

É preciso achar um pouco mais de tranquilidade. Aceitar os percalços. Deixar que as coisas aconteçam e depois resolver o que vai fazer. Estou escrevendo e tentando me convencer de tudo isso. Não é fácil, mas não é impossível!

Já consegui controlar os gastos, ficar um ano sem comprar e estou no segundo de gastos conscientes, às vezes escorregando, mas nunca mais caí. Se isso tudo consegui controlar, o certo é que conseguirei controlar minhas emoções, meus sentimentos, minha ansiedade, meus medos, minhas incertezas.

Vamos seguindo e tentando melhorar, posso parecer uma pessoa tranquila, mas é só tocar o celular ou receber uma mensagem de texto que já fico pensando que aconteceu alguma desgraça, é só olhar uma cara preocupada para achar que o mundo está acabando. Sei, sei, já estou bem melhor, só que ainda preciso seguir e deixar de ficar sobressaltada.

Já tento minimizar minha forma de "sofrer com antecipação" substituindo os pensamentos ruins por bons pensamentos, tipo "mantra", fico repetindo mentalmente palavras que me fazem sentir bem até que os pensamentos ruins se dissipem. É uma árdua tarefa diária que está trazendo resultados, devagar, mas está.

8 comentários:

  1. Amiga, já disse e repito, ficar sem empregada ainda mais no seu caso, que tem filhos é masoquismo!
    A que horas você tem ido dormir para acordar neste horário e dormir o suficiente?
    Bjs..
    PS:Se cuida, saúde em primeiro lugar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigada pela preocupação... de tanto ouvir estou mudando algumas coisas e já conto por aqui... beijos

      Excluir
  2. Acorda 5h15min para lavar roupa, dobrar roupa, passar roupa, limpar pia, cozinha e etc. Sério? Eu dormiria mais um pouco para pular essa parte..kkkkk.

    Bem, aqui coloco roupa para lavar antes de dormir, passo e dobro quando dá tempo se não fica criando um monte fuji na área de serviço, cozinha, pia, essas coisas deixo para meu irmão fazer.

    Acidentes domésticos acontecem ainda mais essa hora da madrugada. Temos que tentar manter a calma.

    Não quero dizer que sou a paz em pessoa. Tem gente que me acha braba e posso até ser, mas não é qualquer coisa que me tira do sério mais. E isso é muito interessante.

    O trânsito era uma coisa que me deixava muito irritada. Hoje aguento bastante e esses tempos, indo para o trabalho, reparei numa música que estava tocando no rádio que era algo como “tudo está parado diz aí, esperando uma palavra, os carros e o metrô, o tempo que não para...” , fiquei pensando que quando me irritava não prestava atenção nessas engraçadas ironias que se encaixam bem no momento, afinal ver um trânsito parado com uma música dizendo tudo está parado era de ter que rir.

    Sofrer por antecipação não vale a pena, temos que ter o problema primeiro para a solução posterior, mas um pouco de precaução para não levar um tombo feio sempre foi e segue sendo necessário. Tipo prever o que não é tão imprevisível assim diante da situação.

    Uma vez tinha que apresentar um trabalho de conclusão de uma pós-graduação. Naquele dia o coordenador do curso tinha batido o carro no caminho pra puc. Quando ouvi ele falando com a orientadora, visivelmente raivoso, e ele que me faria as perguntas, eu pensei: “estou ralada e rodada”. Sim, eu pensei que ele ia descontar a raiva que passou em mim mas isso não ocorreu e foi tudo bem. Mas já tinha me preparado para o pior. Não considerei sofrer por antecipação pois como foi na hora era meio que de supetão, só tinha me preparado mentalmente para não me desanimar caso o pior ocorresse.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade estou com insônia, hoje por exemplo acordei às 04h00 e não consegui mais dormir. Quando acordo não consigo ficar quieta e aproveita para fazer as tarefas, mas não acordo necessariamente nesse horário para fazer tais tarefas, só aproveito o tempo.

      Meu caminho para o trabalho tem placas por todos os cantos falando em 50km por hora, então sou obrigada a ir devagar até porque conheço muita gente que já foi multada, logo, náo posso reclamar do transito e saio com tempo suficiente para chegar no horário que pretendo.

      Sofrer por antecipação realmente é uma perda de tempo...

      Excluir
  3. Tb tenho usado a técnica de afastar os maus pensamentos, repetindo mantras ou cantando uma música em voz alta e até mesmo rezando!

    Bom saber que não sou só eu...rs... E vamos desnudando a vida!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, quando conto para as pessoas elas riem de mim... ainda bem que não sou a única... beijos

      Excluir
  4. Os pensamentos ruins acontecem de maneira tão automática que muitas vezes nem nos damos conta da quantidade de vezes que eles ocorrem. E o pior de tudo, o quanto atravancam a nossa vida. Isso porque os pensamentos podem muitas vezes se transformar em ações e daí de fato "confirmar" aquilo que estávamos pensando. Por exemplo, diante de uma prova começamos com o pensamento que nada dará certo, daí quando de fato vamos fazer a prova de fato temos um desempenho ruim o que acaba por confirmar o que tínhamos pensado inicialmente, ou seja, que iríamos ter desempenho ruim. E isto pode ocorrer às vezes como um círculo vicioso. E é tão ruim perceber que nossos próprios pensamentos nos boicotam e que tem horas que nosso pior inimigo é a gente mesmo. Por isso, estes mantras ou qualquer coisa que desvie o foco dos pensamentos ruins são tão eficazes e além de tudo, tem uma energia transformadora imensa. Começando a nos mudar pelo pensamento, nossas ações também passarão a ser diferentes, começarão a ser mais centradas e mais otimista. O processo é longo, mas basta um primeiro passinho para começar. Que tal começamos agora mesmo? Sempre é tempo para começar...

    ResponderExcluir