domingo, 10 de março de 2013

Facilidade para se adaptar

O ser humano tem uma grande facilidade para se adaptar a toda e qualquer circunstância, boa ou ruim.

Um exemplo simples pode ser aquele em que a pessoa consegue "sobreviver" com um salário mínimo e também consegue gastar facilmente dez salários mínimos mensais, ou seja, quanto mais ganha mais gasta e isso não é sinônimo de ter mais felicidade só porque está recebendo mais dinheiro.

É preciso desenvolver a capacidade de buscar a adaptação para situações que tragam bem estar, uma vida melhor e gratificantes relacionamentos.

Podemos e devemos aprender com nossos próprios erros. Também podemos observar as outras pessoas, sem julgamentos, apenas aprendendo com os erros e acertos delas.

Jamais podemos esquecer que a vida é feita de escolhas e podemos sim escolher as pessoas do nosso relacionamento familiar, de amizade e profissional. Acaso existam imposições de convívio que não possam ser alteradas, podemos escolher como vamos lidar com isso: com muita paciência e por vezes até com indiferença ou "batendo de frente" e ficando sempre nervosos.

Muitas pessoas se acomodam e ficam paradas em determinadas situações pelo simples medo de fracassar e a vida, ao invés de andar em uma aspiral ascendente, termina por virar um círculo vicioso. Não importa que você fracasse em uma ou duas tentativas, o importante sempre é buscar se adaptar a novas situações até chegar ao seu ideal.

É preciso limpar condicionamentos viciosos, tirar tudo aquilo de ruim e que nos faz mal. Certo que a nova "adaptação" vai trazer sofrimento no início e depois a vitória, a felicidade.
 
Lembremos sempre que jamais teremos uma vida estável e esse desejo de manter tudo como está termina por limitar nosso potencial criativo, somente situações desafiadoras fazem nosso cérebro produzir inovações e mudar nossos valores para melhor.

Quando começamos a andar, talvez você não lembre, caímos muito. Para aprender as primeiras palavras sempre tentamos pronúncias erradas. E por aí vai, coisas novas geram desconforto e até chacotas por parte de outras pessoas. Mudar, buscar atividades e situações diferentes, certamente leva à novos prazeres. O crescimento gera sofrimento, mas sempre traz mais e mais felicidade.

Optar pela estagnação leva à concluir que perdemos tempo, um tempo que jamais podemos recuperar. Nunca é tarde para buscar novos e melhores caminhos.

Enfrente seus medos, mude o que lhe incomoda, você vai se surpreender com a capacidade de adaptação que tem para novas realidades e busque sempre aquela que lhe fará feliz!

4 comentários:

  1. Olá Ziula, gostei muito do texto de hoje. Estou vivendo um período de muitas mudanças, quando aos 53 anos resolvi fazer uma novo curso superior e principalmente em uma área totalmente diferente da anterior e de um curso que exige muita criatividade, caracteristica que muitas acham que somente os jovens tem... mas estou muito feliz, descobrindo novas habilidades. Cansei de ficar vendo a vida passar. Estava quase me adaptando a não fazer nada e achar que não tinha mais nada a fazer depois da aposentadoria pode sim ter uma nova vida, buscar os sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria José, o importante é não termos medo do novo e sempre termos a certeza de que conseguiremos nos adaptar mesmo se não certo... e sempre buscar novos caminhos até se encontrar... mesmo tropeçando às vezes...

      Parabéns pelos novos caminhos escolhidos.

      Excluir
  2. Aos trancos e barrancos dá pra se adaptar, mas não é uma coisa fácil. Nem pra mais nem para menos. E os exemplos estão por aí nas manchetes.

    E nem sempre podemos escolher com quem conviver no ambiente familiar e profissional. Se desse pra escolher eu trocaria alguns..kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse escolher trocaria mmmuuuiiitttooosss... rs... o jeito é ter paciência e conviver o mínimo possível...

      Excluir