domingo, 24 de março de 2013

Listas de discussões e contatos virtuais

Minimalizando os passeios virtuais e as mensagens recebidas.

Fazia parte de uma lista de discussões privativa da categoria. Mensagens desalentadoras. Críticas sem que soluções fossem apontadas. O caos anunciado diariamente. Tristeza. Desencanto. Pouquíssima matéria que pudesse ser usada no dia a dia. Cotidiado de desmonte. Todo mundo se entregando e não vendo qualquer luz no final do túnel, nem mesmo aquela do trem. Sim, poderia ser essa luz um trem a nos atropelar, mas nem trem havia. Somente escuridão.

Estou sendo trágica? Bem, pode até ser. O certo é que a cada mensagem me sentia pior, pequena, desvalorizada profissionalmente, sem esperanças literalmente.

Um belo dia, daqueles dias em que você acorda disposta a ser feliz apesar dos apesares, solicitei desligamento. O número de e-mails recebidos é ínfimo e normalmente daqui do blog, local onde somente tenho feito amigos e encontrado pessoas com soluções para suas vidas e sugestões para a minha vida. Sempre coisas positivas.

Está certo! Nem tudo pode ser cem por cento positivo, mas a maioria das mensagens são de apoio, alento, mudanças para melhor e aquelas outras mensagens em sentido oposto também ajudam a pensar, meditar e mudar.

O alívio que senti ao não mais receber essas mensagem não posso nem dimensionar.

Minimalize seus contatos virtuais! Retire tudo que possa trazer pensamentos negativos! Exclua pessoas que não lhe fazem bem da vida real e também da vida virtual! Tenho bloqueado algumas pessoas que ficam se queixando no facebook e quando abro essa rede social somente tenho contato com aquelas que podem acrescentar alguma coisa! 

É preciso peneirar para não se deixar contaminar!!!

10 comentários:

  1. E pessoas com pensamentos ruins ou que não nos querem bem são iguais as tralhas que deixamos em casa. Aparentemente estão lá guardadinhas em algum canto da casa sem oferecer dano. Contudo o maior dano delas é ir aos poucos minando os espaços da casa até que nada mais caiba. Assim estes "amigos" de pensamentos ruins vão minando as nossas energias positivas, a nossa força de viver e a nossa capacidade restauradora. Eles vão preenchendo todos estes sentimentos bons que estavam dentro da gente com pensamentos pequenos e mesquinhos. Desta maneira, o destralhe mesmo que seja virtual é necessário porque acabam aos pouquinhos nos fazendo mal mesmo. Em um mundo onde a quantidade das coisas tem sido tão valorizadas, ou seja, ter uma grande quantidade de amigos nestas redes virtuais deve ser repensada porque muitas vezes podem representar muito menos do que se tivesse um grupo seleto e realmente com ideias e atitudes inspiradoras..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é difícil lidar com essas pessoas negativas e por vezes não temos saída, não é mesmo? O jeito é manter uma proteção mental para não nos deixarmos contaminar.

      Excluir

  2. Eu já tive em listas de discussões de algumas coisas mas já saí de tudo faz tempo, o custo-benefício era muito ínfimo perto do estorvo de só ler gente se aparecendo ou enchendo o saco e a caixa de entrada sempre cheia sem que me acrescentasse algo.

    Depois foi a vez da limpa no twitter. Lá seguia o trânsito também, e cada vez que ia olhar era trancado aqui, acidente ali, era tão horrível que se seguisse com aquilo corria o risco que não sair de casa, agora não sabendo dos stress, saio e encaro de uma forma melhor.

    Quanto à pessoas negativas, é bem, mas bem complicado. No trabalho eu tento ignorar fazendo meu trabalho e conversando normal com elas sem o mínimo interesse de ter amizade fora dali. Já as pessoas agradáveis tenho contato, as desagradáveis nem no facebook entram rs, até porque dai teria que bloquear e prefiro então nem adicionar , e pessoas invejosas sabe como são...

    E pessoas que adoram um mal humor, brigar por coisas pequenas, ignoro mas ignoro mesmo.

    Esses tempos ignorei uma prima que estava enchendo querendo que eu visse umas coisas pra ela, não tenho tempo oras, e já tenho incomodações o suficiente, quero chegar em casa e descansar, não arranjar briga por ela. No fim ela que foi lá resolver e assim que tem que ser! Ainda se fosse uma coisa séria mas só encheção de gente que não tem mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O interessante dessas listas de discussões é que os assuntos maléficos, que trazem sentimentos negativos, são os que mais tem respostas e ponderações. Eu estava lá para aprender alguma coisa, ter algumas discussões jurídicas, mas elas eram tão poucas que não valia o incômodo do recebimento de tantas mensagens negativas.

      Temos que aprender a dizer não para pessoas nagativas!

      Excluir
  3. Interessante seu post!! Estava pensando nisso ontem, qdo meu visto americano foi aprovado...estou feliz, muito feliz por isso! Pode ser algo banal para muitos hoje em dia, mas para mim significa o início de novas oportunidades e conhecimento!!!
    E de lembrar que há algum tempo atrás, uma pessoa me disse tantos absurdos a esse respeito: precisava ter isso/aquilo, é muito difícil...resumindo é quase impossível!
    E não foi impossível! Eu consegui e continuarei meus planos!
    São as pessoas âncoras, as que te levam pra baixo...
    Isso é terrível, sim...e olha, houve um tempo q me questionei se devia ou não excluí-las da minha vida...mas hoje eu bloqueio sim, inclusive do face...sinto muito, mas é o melhor que consigo fazer agora...
    O mais triste de tudo é constatar que a própria pessoa nao tem a consciência que seus próprios pensamentos tbm a dominam, e faz de sua vida, pobre e mesquinha, porque deixou o medo paralisar, numa atitude de vítima da situação...

    Super beijo!!!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo visto!!! Estou com a papelada e não tenho nem coragem de sentar para preencher... rs
      Precisamos dar atenção para pessoas positivas e quanto às negativas deixar que falem sem que prestemos atenção...

      Excluir
  4. Minmalizar a internet, ótima dica.
    Tenho feito isso, e só leio coisas que me fazem bem, como o seu blog. :)

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu pisar na bola... por gentileza, avise!!! rs

      Ainda tenho mais coisas para minimalizar virtualmente, mas estou respeitando meu tempo!!!

      Excluir
  5. Concordo com tudo da sua tática e vou até mais longe para ficar tranquila. Depois de aturar horrores com uma pessoa totalmente desequilibrada do trabalho, que em poucos dias de chegada se auto-entitulou amiga (dessas de ginásio, que não desgruda nem no wc) tive que radicalizar mesmo, inclusive com mudança de nº de tel (os 75 reais mais bem gastos da minha vida) e aviso a todos os parentes "não dê conversa" (a pessoa chegou a se passar por mim, tipo "mulher solteira procura") Foi necessário mesmo pois eu estava sofrendo consequências e vivenciando experiências que não eram minhas, eu não tinha nenhum real "problema" para estar do jeito que estava. A pessoa é que era um problema do tipo "eu me afundo mas levo todo mundo comigo". Desconfio muito de pessoas que dizem que têm trocentos amigos (reais e/ou virtuais), ou é um relacionamento bem raso ou você não consegue dar e receber a atenção esperada de um amigo (sem grudes alucinados). Eu estou ótima, a pessoa continua igual na vida e no trabalho e não se dá conta. Acho que problemas mentais às vezes são subdimensionados e subdiagnosticados e muitos sofrem sem um tratamento (bom, acho que o caso narrado ultrapassa a má índole somente, é doença, já até pesquisei com uma parente psicóloga as possibilidades). Cabe aplicar o minimalismo às relações humanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diz o ditado que de médico e de louco todos nós temos um pouco... a medida é que é a questão! Tem pessoas que realmente devem ser neutralizadas e afastadas, sob pena de nos tornarmos semelhantes!!!

      Excluir