sexta-feira, 15 de março de 2013

Não tenho um problema e amo esse blog...

De verdade, amo esse lugar aqui e amo cada uma das pessoas que passam por aqui. Não, não é exagero.

Fico escrevendo e dizendo que está tudo ótimo, que basta querer e por aí vai, de repente, não mais do que de repente, saio do meu centro e penso que tenho um problema enorme, sorte que essa sensação durou apenas algumas horas graças a uma leitora querida que ficou no facebook comigo até me fazer perceber que eu não tinha problema algum.

Obrigada, Adriana, por diminuir minha soberba, minha perfeição e minha prepotência ao tentar controlar o que não está sob o meu controle e depende de outras pessoas.

E já que vocês sabem da minha vida quase toda vou contar o que aconteceu até para que não fiquem curiosos demais, omitindo detalhes paralelos que quero esquecer.

Comprei um apartamento com prazo de conclusão da obra e entrega até 30 de março desse ano. Vim para Londrina e, considerando que precisava morar efetivamente por aqui, firmei um contrato de locação por um ano com a ressalva de que acaso a desocupação ocorresse até 30 de abril não haveria multa.

Quitei o imóvel essa semana e entrei em contato com a construtora. Fui informada de que há 155 pessoas na minha frente para a vistoria e que essa vistoria seria feita conforme ordem de quitação a partir de abril, sendo possível fazer nove vistorias por dia. Bem, não é assim que consta do contrato, a entrega das chaves deve ocorrer até 30 de março e a partir daí incide uma multa que a construtora deve pagar para mim até que essa entrega ocorra.

Parece claro, não é mesmo? Ainda assim, comecei a ficar nervosa porque queria parar de pagar aluguel já em maio e é óbvio que não vou pagar aluguel pois esse ficará a cargo da construtora, mas eu não conseguia enxergar isso e só via dinheiro saindo sem retorno.

Então, ontem à tarde ligam da imobiliária perguntando se efetivamente eu sairia até 30 de abril. Expliquei que não tinha como saber em razão das informações da construtora. Ao mesmo tempo já comecei a desesperar pensando onde iria morar a partir de 30 de abril, que precisaria fazer mudança e que não tinha para onde ir. A desabrigada! Não estava enxergando solução! Olha bem como funciona a cabeça do ser em determinadas situações.

Nova ligação à noite de outra pessoa da imobiliária dizendo que eu deveria NECESSARIAMENTE dar uma resposta até terça-feira da próxima semana, pois firmariam contrato com outra pessoa do meu apartamento alugado com vigência a partir de 05 de maio. E o problema era meu? Claro que não! Mas parecia ser todinho meu!

Após conversar com Adriana, pelo facebook, percebi a bobagem que eu estava pensando, a noite de sono que quase perdi, a situação que estava deixando as crianças dizendo "não sei o que vou fazer, não temos para onde ir".

Ora, ora, ora, meu contrato de locação é por um ano, posso ficar aqui por um ano e até prorrogar automaticamente o contrato, se sair antes até 30 de abril não há multa contratual, se sair depois existe essa multa e cobrarei da construtora que não cumpriu com o prazo de entrega, se precisar pagar aluguel até a entrega do novo imóvel esses valores serão suportados pela construtora. Simples assim!!!

Simples? Até eu conseguir dar esse giro demorei algumas horas e precisei de ajuda! Qual a razão de ser assim?

Preciso minimalizar meus pensamentos!

10 comentários:

  1. Minimalizar os pensamentos é, com certeza, o mais difícil dos processos de desapego.
    Eu nunca fui apegada ao bens materiais, nunca mesmo. Mas os pensamentos - ênfase aqui aos negativos - me importunam. E o mais interessante é que quanto mais simples a situação, mais confusa fica a cabeça.
    Se você conseguir descobrir o segredo do minimalismo mental, por favor, divida!

    Abraços.

    P.S.: Já comentei aqui umas duas vezes, e meus comentários não foram aprovados. Falei alguma besteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, ainda descubro esse segredo!!! será medo da felicidade???

      Achei dois comentários que você fez no post "Planilhas e Falta de Vontade", nos dias 20.02 e 04.03.2013, que foram devidamente respondidos. Nenhum comentário é censurado... rs... o que pode ter acontecido foi a demora em publicá-los, considerando que tenho o costume de publicar somente quando posso responder, então às vezes demora um pouco.

      Pode escrever sempre e sempre vou responder!!! Abraços

      Excluir
    2. Ah, desculpa! Eu realmente devo ter me atrapalhado com as datas. Desculpa mesmo!
      Beijos

      Excluir
    3. Imagina, não tem que pedir desculpa!!! rs... é que eu estava atrasada mesmo na publicação dos comentários... beijos

      Excluir
  2. Ahhhhh Ziula!!! E se eu te contar que estou vivendo a mesma coisa? Só que na questão da minha sáude... Saí hj de manhã do laboratório onde fiz alguns exames e não deu o resultado esperado, vou ter q procurar um médico q me receite um remédio para resolver tal problema e tbm terei de emagrecer uns 4 kg, mais ou menos...eu sei que não é nada grave, mas esse pensamento está me incomodando até agora...a mania de querer ver tudo certinho, tudo perfeito, tudo no seu lugar (sim, estamos certas em querer resolver tudo e fazemos td para fluir da melhor maneira, mas nem sempre td acontece 100%) ...e no final tudo vai dar certo, claro...mas eu tbm me irrito qdo algo não vai bem...os percalços do dia-a-dia...
    Talvez seja nosso poder de dramatizar a situação em si, de enxergar o adversário maior do que ele realmente é...

    Seu blog é especial p gnt tbm, nossos pensamentos são bem parecidos, apesar de não nos conhecermos pessoalmente e termos uma rotina diferente...este espaço está sendo fundamental p mim ultimamente...

    Um gde beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imprevistos... como é difícil lidar com eles e como é fácil preceber que não adianta fazermos nada porque eles vão acontecer de qualquer forma.

      Obrigada pelas visitas e apareça sempre!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Minimalizar pensamentos é o que todos nós precisamos, mas é muito difícil, ainda mais sob pressão.

    Talvez seja o medo da felicidade que mencionaste, pois pensamos sempre no pior.

    Tenho uma colega que adora comentar dos clientes. Daí tivemos um chato essa semana que não parava de incomodar. Ela disse "quando eu falava com ele imaginava um cara alto, bonito, mas é horrível, ninguém merece. Vou começar a pensar que são todos feios, quem sabe um dia me surpreenda".

    Sempre tem os dois lados né?

    É curioso como um blog pode fazer gostarmos das pessoas!!! Além da troca de experiências que contribui positivamente!! Pelo menos eu depois que caí aqui não consegui mais sair..rs

    Fico feliz que tenha resolvido esse problema e mais ainda de ter conversado contigo, mesmo que tire um sarro de mim sempre que tem a oportunidade, gosto de ti mesmo com essa maldade!!! rs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ser maldosa com vc... rs... brincadeira, é tudo brincadeira e obrigada novamente!!!

      Excluir
  4. DESTRALHE DA MENTE
    Fiquei refletindo sobre esta questão do minimalismo do pensamento. Será que para minimalizar o pensamento devemos seguir o mesmo processo que realizamos com os objetos? Se for desse modo, podemos inicialmente e de maneira consciente eliminar aos poucos alguns pensamentos que mais nos fazem mal.Quer dizer, devemos ficar atento quando estes pensamentos chegam de maneira muito sutil e nos invade. Dentre as minhas metas de 2013 duas incluem resoluções em relação ao pensamento. Um deles refere-se a eliminar qualquer ideia pessimista assim que eu consiga identificar que ela esteja novamente surgindo em minha mente. E a outra está relacionada a maledicência uma vez que se eu custo dar conta da minha vida e dos meus problemas, quem sou eu para ficar falando da vida do outro? Confesso que o primeiro mês realmente foi o mais difícil e ai que me dei conta o quanto tinha pensamentos pessimista e maledicentes, fiquei abismada mesmo. Agora estou conseguindo ir "destralhando" com mais facilidade, tal como o destralhe de objetos mesmo, um pouquinho de cada vez. Portanto, a faxina da nossa mente também e continua, necessita de revisão constante, mas que depois que começa, traz benefícios enormes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei!!! Depois que consegui me livrar de alguns pensamentos persistentes em um caso específico fiquei consciente de que poderia me livrar de qualquer outro. Às vezes ainda tropeço, mas estou muito melhor.

      Excluir