segunda-feira, 18 de março de 2013

Sol da manhã... sol da tarde...

Travei nesse assunto. Minha cabeça parou de funcionar pensando nisso e o blog corrre o risco de travar acaso eu não conte isso para vocês.

Quando comprei meu apartamento na planta em Londrina, em 2009, foi somente para investimento e não tinha intenção de morar nele, sequer sabia que viria para cá e, mais, nem imaginava que me sairia tão bem quitando o valor total já no final da obra sem necessidade de financiamento.

Procurei várias construtoras. Um empecilho aqui, outro ali, até achar o imóvel perfeito. Sim, porque mesmo para não morar tinha que ser perfeito, afinal era meu primeiro investimento desse tipo e queria que me agradasse também, mesmo que para alugar.

Solicitei à corretora um imóvel com sol da manhã e tinha a plena convicção de que havia comprado um apartamento com sol da manhã. Detalhe: não conhecia a posição do sol em Londrina, não calculei pelo terreno onde bateria o sol, não sei ver o nascer do sol por norte/sul/leste/oeste da planta.

Pois bem. Morando perto da construção verifiquei que a mesma construtora está levantando um prédio imenso, muito mais alto que o meu, ao lado e esse novo prédio irá bloquear todo o sol da manhã do suposto apartamento e, segundo uma pessoa da construtora, essa é a realidade e isso é o que vai acontecer.

Daí veio a primeira crise de enxaqueca. Não teria mais sol algum. Resolvi colocar o apartamento à venda e o responsável entrou em contato comigo informando que o apartamento era sol da tarde. Segunda crise de enxaqueca. Cada crise com duração de uma semana por motivos diferentes.

Ou seja,  deixei de buscar mais detalhes sobre a posição e, acaso não tivesse essa pedra no caminho, não teria mais sol algum.

Agora tenho o sol da tarde e o novo corretor, que iria vender meu apartamento, diz que o apartamento será quente. Será que ar condicionado resolve o problema?

Olhei outros imóveis maiores que meu apartamento de 81 m2 e, resumindo, teria que financiar praticamente o valor que paguei no meu apartamento para ter outro e todos tem algum "senão" e todos precisarão de móveis e adaptações e um deles de reforma.

Estou sem dívida nenhuma para moradia e não quero, no momento, assumir um financiamento. 

Hoje meu filho mais velho perguntou o que vou fazer, respondi que vou mudar, ver a vista (acredito que agora, constatado o erro e a real posição, terei vista permanente para o Lago Igapó), sentir a temperatura e somente depois ver se vale a pena ficar ou sair. A vistoria deve acontecer mês que vem.

Meu filho mais novo diz que nem ficamos em casa à tarde, lembrando que devo perguntar o valor do condomínio porque em outros edifícios pode ser um valor muito maior (não de onde essa criança tira conclusões tão sábias e verdadeiras!). Minha filha do meio falou que ar condicionado resolve.

O prédio é lindo e tem todas as facilidades para as crianças: sala de jogos, quadra, piscina, academia e salões de festa, com a vantagem do condomínio baixo em razão do número de unidades. A construtora é considerada a segunda melhor de Londrina.

Enfim, se alguém tiver alguma sugestão, estou aceitando!!!

6 comentários:

  1. Ola Ziula
    Acho mesmo que voce deve se mudar para o ap. novo, talvez ate goste mais do sol da tarde. No inverno e muito melhor e no verao se ficar muito quente , ventilador e ar resolvem o problema. O melhor e ter algum sol, alegra o ambiente e deixa uma energia gostosa. O sol da tarde, e uma delicia e dura mais tempo, seus armarios nao vao mofar, a roupa seca rapido entre outros. Experimenta primeiro quem sabe voce gosta ate mais.
    bj.
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, já morei em apartamento com sol nenhum e o resultado foi de mofo até nos sapatos. Que venha o sol da tarde e muitos aparelhos de ar condicionado... vou experimentar!

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Primeiro, de que adianta vista para o sol da manhã se não é a vista do sol da manhã do rio guaíba? Ok era uma brincadeirinha.

    Como querias uma coisa muito complexa, sol em determinado turno, seria necessário averiguar de alguma forma que não perguntando só ao vendedor, esse muitas vezes comissionado, que depende da venda e se disserem que só compram se o Brad Pitt fosse lá visitar, ele poderia dizer que com certeza vai ele e o Tom Cruise. Ou seja, vendem o peixe. ODEIO esse termo mas já ouvi algumas vezes e fiquei com isso na cabeça. É a função dele. A nossa função é ver se aquilo que está sendo ofertado nos serve, se é real, enfim, se nos satisfaz, etc.

    Quanto ao outro prédio maior, o plano diretor da cidade de londrina permite esses prédios enormes? Se sim, é a tendência e não dá pra fazer nada. Eu passei esses tempos por balneário Camboriú, a vez que fui à ctba de carro, e lá ficava em um hotel que já foi desativado e está para demolição (e eu curiosa quis passar lá pra ver o que estava no local), vão construir outro daqueles gigantescos prédios. Tal hotel, no meu ponto de vista, era alto. Uns 10 andares. Ele perto dos novos prédios de lá parecia uma casa de 2 pisos.

    No teu lugar eu mudaria e se não gostasse, daí é que poderia pensar em ter dor de cabeça. Antes, por antecipação e sem testar o ambiente não. E opinaria a favor da sugestão da tua filha de por ar-condicionado. Certamente resolve o problema. Aliás não saberia viver em um lugar sem ar, pra mim é item de necessidade básica.

    Mas se preferir trocar, é bom ter em mente que não existirá prédio perfeito. Se nem o príncipe encantado existe, que era só copiar das historinhas da Disney, querer prédio perfeito? No, no way.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria lindo ver o Guaíba da minha janela, por enquanto tenho que me contentar com a vista do Lago Igapó... rs

      Adorei a comparação com o príncipe encantado e, mais uma vez, tenho que dizer que vc tem razão...

      Excluir
  3. O ideal seria sol da manhã. Mas pelo que vc contou o prédio não terá sol da manhã em razão de outra obra ao lado. Melhor sol da tarde do que nenhum, minha colega de trabalho se mudou para um voltado para o sul (sem sol nenhum) e passava todo noite limpando as paredes da sala com perfex e água sanitária, para tentar tirar as manchas de mofo. De repente vc acaba gostando, pense na vista inesperada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passo roupa à noite, já pensou limpar mofo??? rs... Prefiro algum sol, que seja o da tarde então!!! Bjs

      Excluir