terça-feira, 5 de agosto de 2014

Desafio das Netas e eu continuo...

Sugerido pela Selma no grupo "Consumo consciente, organização e decoração" o "Desafio das Netas" que consiste em retirar uma caixa de coisas sem uso e eu resolvi aderir, mas já comecei com a ressalva de que "depois de todo o destralhe dos últimos anos terei pouca coisa para retirar".

Ledo engano!

Na primeira semana e um pequeno destralhe. Camisa e terno que não usava mais. Potinhos guardados sabe-se lá a razão. Toalha de bebê. Saboneteira quando agora usamos somente sabonete líquido. Contas e botões da caixinha de costura. E assim eu ia guardando uma coisa aqui e outra ali:










Na segunda semana uma uma caixa e dessa vez com a ajuda da Izabel. Uma porção de tranqueiras teve novo destino e mais roupas não usadas. E mais espaço sendo desocupado.
 









Na terceira semana mais uma caixa e uma mala com a alça quebrada que segundo a Izabel já havia alcançado seu tempo de uso e "se pagou". Roupas que acho lindas e não uso, cada vez que coloco tenho pensamentos que se repetem, sempre a mesma coisa e sempre o mesmo resultado: trocar a roupa por outra. Mas... e foram caras... mas e se um dia eu usar... mas e se eu precisar. Deixados os "mas" de lado e roupas na sacola já tiveram outro destino.




Você costuma fazer destralhes constantes ou deixa as coisas se acumularem até desanimar só de pensar em começar?

Por vezes algumas pessoas acham bobagem, desnecessário e falta do que fazer ficar preocupada com destralhe, com retirada de coisas e ainda dividir isso em público. 

Pois bem. Se soubessem quantas pessoas já entraram nesses desafios, quantas pessoas mandam e-mails contando como suas vidas mudaram quando começaram a destralhar e/ou controlar sua vida financeira, talvez tivessem outra idéia sobre todo esse processo.

O destralhe de coisas que não usamos não é apenas um processo físico, não visa apenas ter mais espaço nos armários, não tem por finalidade unicamente manter a casa mais fácil de ser organizada.

A retirada de coisas físicas muda a energia de toda casa, das pessoas, traz reflexões profundas das razões dos gastos feitos um dia sem pensar, sem usar a razão e sem necessidade, ou seja, é um processo muito mais complexo e com resultados que muitas vezes sequer esperamos.

Então, destralhe! Experimente! Organize-se e depois venha aqui mais uma vez contar o que está acontecendo na sua vida!

E

Todas as semanas precisamos retirar de nossa casa uma caixa cheia destes objetos que estão parados. Parte pode ir para doação, outra para o lixo, reciclagem etc. O objetivo é a gente conseguir se livrar desta bagunça! - See more at: http://netasdamaria.com/?p=2416#sthash.Qco0Ks6F.dpuf

4 comentários:

  1. Bah, tu tens a mesma mania da minha mãe e irmão de guardar potes... não entendo vocês... rsrs

    Eu costumo fazer destralhe constante hoje em dia, as vezes penso ser em razão do (pouco) espaço, mas não sei, é mais que isso. Evidente que tem coisas que destralho de casa e mando para casa da minha mãe, ou mando para meu apto, enfim, não "vai" fácil.

    Isso ocorreu com uma mala minha, vendo essa da foto (essa passou por um terremoto?rs) lembrei da minha, que me acompanha desde a primeira vez que viajei com o pessoal da faculdade para um seminário em gramado, a mala que eu usava antes disso, ou era sacola colorida e adolescente da época (colcci na época que parecia um cachorrinho) ou uma mala da mãe sem rodinhas, dai para não passar vergonha ela comprou uma em POA (antigamente no interior a gente tinha essa mania de guardar para fazer alguma compra em poa..rs) e quando fui lá comprei a menor e a ideia era fechar o conjunto daquelas malas, mas a loja fechou antes que isso ocorresse..rs, dai desde aquela época até ano passado usava essas malas pra tudo que é lugar que ia, a maior já perdeu pedaços , e o que fiz? Está lá na mãe, e a outra em poa, e o mais engraçado é que a substituta delas foi um destralhe do Diego que comprou para usar em viagem e não se adaptou na primeira tentativa. Ele ia por fora, dai acabei ficando e é a que acompanha agora, mas as minhas ficam de lembrança...rs

    Eu já muito pensei no preço das coisas e coloquei de volta, hoje penso no preço das coisas antes de adquirir... não é garantia 100% mas já dá uma boa melhorada, tanto na desnecessidade de destralhar por ter coisas que usarei e principalmente para não gastar a toa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase curada da mania de guardar potes... e ainda assim se descuido vira nisso: muitos potes muito bem lavados e socados em algum armário... rs...
      Quanto à mandar as coisas para outro lugar, ainda essa semana levei para a casa do meu filho aquelas roupas de cama... novas e que podem ser úteis por lá onde tem muitos quartos... mas inúteis por aqui... quando faço isso sempre recomendo que acaso não seja útil podem descartar meu descarte... rs...
      Essa mala foi usada durante quase oito anos e bem usada e bem "viajada"... agora arrebentou até a alça e não compensaria arrumar... Nem temos espaço por aqui para guardar malas como lembranças... rs
      Agora para substituir vou pegar uma mala do mesmo tamanho que emprestei para minha irmã levar também meus destralhes e está em Porto Alegre... semana que vem resgato a dita mala... não vou comprar outra enquanto essa que está viajando não terminar...

      Excluir
  2. Eu sempre li sobre destralhe, até que um dia eu decidi fazer um. Achei que seria fácil, que eu nem tinha tantas coisas assim, mas quanto mais eu mexia, mais eu percebia a quantidade de tralha que eu tinha!
    Passado esses primeiros destralhes que servem como uma "limpeza geral", eu cheguei nos objetos com valor sentimental. Fotos do meu ensino médio, acessórios que eu havia ganho de alguns conhecidos, roupas que eu nunca usei mais amava... E foi nesse momento que eu entendi a real função do destralhe. Não é apenas deixar a casa mais organizada, como você disse, ou ter mais espaço nos armários, mas sim possibilitar uma limpeza no interior. Um desapego, uma evolução.
    É preciso se permitir fazer um destralhe.

    Um beijo de quem acompanha seu blog todos os dias (e pela primeira vez comenta!), Tay

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que você falou e ainda tenho umas zonas de desconforto paralisantes... agora nas próprias férias quero tirar dois dias para enfrentar isso...

      Um beijo e apareça sempre...

      Excluir