domingo, 31 de agosto de 2014

Facebook... e jogo das bolhas...

Desativei minha conta no facebook na sexta-feira. Resolvi ficar mais presente. Era uma neura, faz uma coisinha e verifica se tem notificações no face. Está fazendo outra coisa e tira foto para colocar no face. Cachorros em posição bonitinha ou fazendo pose para a foto e lá ia para o face. Alguém dizendo alguma coisa engraçada era registrada no face.

Pensando bem, deve ser um belo diário, mas nunca voltei para olhar as postagens antigas.

E o que geravam as postagens? Pessoas que você encontrava por aí e mencionavam sua vida com a maior intimidade, como se fizessem parte da sua vida e na realidade eu deixei que fizessem ao tomarem conhecimento do que acontecia comigo.

E o que gerava essa conexão em tempo real? Uma total ausência no mundo real. Pessoas que falavam comigo em casa e eu eu não olhava nos olhos, muitas vezes sequer prestava atenção. Televisão passando aquele filme maravilhoso e eu sentada no sofá rolando a tela do face no celular e prestando pouca atenção. Livros? Como ler um livro e rolar a tela do face ao mesmo tempo? Impossível, então o livro ia ficando. 

Pode ser que daqui a meia hora, uma semana ou um mês eu resolva reativar a conta e tudo volte a ser com antes! A desativação não foi uma "intenção", não tem um período determinado, não possui o compromisso de ser para sempre, mas por enquanto tem se mostrado uma boa atitude, observei que até alguns relacionamentos estão melhorando e com possibilidade de melhoras maiores pelo simples prestar atenção e olhar nos olhos, sem a ansiedade de monitorar constantemente a rede social que nada me acrescentava e muito me tirava.

Fiquei observando o que eu tanto olhava nas redes: as dez raças de cachorros mais raras do mundo, as dez mortes mais bizarras, atitudes que podem mudar sua vida, os castelos mais fantásticos de todos os tempos, vídeos interessantes, entrevistas com pessoas estranhas, notícias bizarras de jornais. Está certo havia algumas coisas bem úteis afora as citadas, mas que não compensam o tempo conectada, bastando procurar na internet especificamente  que se quer.

E os e-mails? Recebo e-mails bem interessantes de blogs e sites, sendo que não os estava lendo em razão de precisar constantemente rolar, curtir e responder na time line do facebook. Agora já retomei essas leituras e tem sido muito mais proveitoso.

Minha mãe quase não sai de casa porque meu pai não gosta. Nos meus tempos de adolescente ela nos levava aos bailes e festas toda feliz, sendo que ele não acompanhava. Sabendo disso convidamos os dois, por ocasião da reunião da formatura do meu sobrinho, para ir até o Sgt .Peppers, um pub londrino em Porto Alegre e que existe desde minha juventude e que eu frequentava até mesmo soziha. Meu pai recusou e minha mãe foi.

No tal pub somente músicas antigas e a mesma Banda dos Corações Solitários que alegrou tanto minha juventude. The Beatles, Led Zeppelin, Queen, dentre outras. Filmei uma das apresentações e assistindo depois percebo do lado direito uma luz de celular e os dedinhos da minha mãe rolando a tela do facebook ou conversando com pelo whatsapp sem interagir com as pessoas realmente presentes naquele local.

A sensação foi indescritível, sufocante até. No dia seguinte, durante o jantar de formatura constato que ela estava com o celular e na mesma situação, pedi que interagisse com a gente porque raramente conseguíamos reunir a família em razão da distância e levei uma enorme bronca, somente conseguir dizer "a senhora me desculpe, mas não falei com intenção de ofender e nem sei o que eu possa ter dito para ser interpretado como ofensa, me desculpe!" e lá continuou ela nas redes sociais e aplicativos.

Considerando que devemos olhar para nós mesmos sempre que constatamos uma atitude que criticamos, observei que eu não estava agindo muito diferente e resolvi tomar a atitude, também por essa razão, de desativar  facebook.

Seguindo esse caminho o "jogo das bolhas" também foi deletado. Ou facebook ou joguinho no celular... e a vida passando e eu não estava nem percebendo!!!

12 comentários:

  1. Eu desativei meu facebook no começo do ano (e excluí minha conta definitivamente 1 mês depois) e não canso de repetir que foi a melhor decisão que tomei!!! Eu já tive vários perfis na rede, inclusive fake, e sempre repetia pra mim mesma que dessa vez seria diferente e que eu usaria a rede com mais "sabedoria". Só que nunca conseguia porque sempre alguma coisa me estressava. E então eu resolvi sair e, ó, minha vida melhorou muito. De vez em quando eu ainda sinto falta de acompanhar as páginas dos artistas e produtos que curto (também não tenho Twitter ou Instagram), mas que bom que a maioria tem site oficial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, já estamos na terça-feira e não estou sentindo a menor falta do facebook... ainda não exclui, mas nem tive intenção de voltar ainda...

      As informações que eu recebia pelo facebook percebi que são totalmente dispensáveis...

      Excluir
  2. Eu não saio porque vou perder o contato com pessoas que só dessa forma consigo manter algum contato. Mas, também só tenho 89 "amigos" sendo que 99% eu conheço pessoalmente, são parentes, amigos de sempre e colegas de faculdade. Recentemente eu perdi uma prima que só conhecia pela internet, por falta de oportunidade de encontrar, não falta de vontade, sofri como se conhecesse desde sempre. Realmente tem que ter um controle, ainda mais para quem está em idade ativa, pois temos que trabalhar e fazer outras tarefas. O que eu limito é o tipo de pessoa, não aceito colegas de trabalho (evitar fofocas desnecessárias) e amigos de amigo que não tem nada em comum além daquele amigo, gerando mais interação sem qualquer interesse comum. Pessoas mais velhas como minha mãe eu acho ótimo pois é uma chance de socializar que eles não tem muito, lembro que minha avó usava o telefone como facebook, todo dia ela ligava para todas aquelas amigas desde o tempo do colégio, só para saber se estava tudo bem, precisava de alguma coisa da rua etc. Acho legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ler sua mensagem. Eu entrei no facebook para interagir mais com os meus padrinhos e tias idosas (moro longe), mas na verdade não gostei tanto assim dessa tecnologia, acho que vou seguir o bom exemplo da sua avó: voltar a ligar para as pessoas. Não todos os dias, mas posso ligar para um parente diferente uma vez por semana (montes de parentes, sou de família enorme do interior). Acho que uma ligação vai trazer mais satisfação que uma curtida no face (para mim, pelo menos!!).

      Excluir
    2. Gabriela, penso que as pessoas com quem quero manter contato tem meu e-mail ou meu telefone ou darão um jeito de entrar em contato... fazer como sua vó talvez seja mais aconselhável como diz a Adri...

      Excluir
    3. Adri, também gostei da idéia de telefonar... rs

      Excluir
  3. Eu tenho conta no Facebook mas uso pouco. Não tenho muita paciência. Toda vez que acesso já tem mil coisas postadas e eu termino não vendo nem metade do que postaram. Volta e meia recebo no meu email: "você tem não sei quantas solicitações de amizade, não sei quantas mensagens. . " Quando estou a fim, entro e olho se não, fica lá. A gente perde muito tempo com isso.
    O que estou fazendo esta semana é uma limpeza no meu email começando a descadastrar emails de ofertas. Estava notando esta semana que metade dos emails que estava recebendo eram de ofertas. Sites que eu nunca nem entrei, como um de lingerie, um de perfumes, produtos plásticos e outros milhares com produtos que não tenho o mínimo interesse. .. tá certo que alguns eu me cadastrei, tipo tok stok, americanas... Mas estou aos poucos descadastrando todos, só vou ficar com algum que seja do meu interesse.
    Também participo de algumas listas e recebo emails de notícias da minha área mas vou selecionar também alguns para retirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, minha conexão era 24 horas... rs...

      Também fiz uma limpeza no e-mail... tantos e-mails de propaganda todos os dias que não estava compensando o trabalho de apagar... isso que tempos atrás eu havia descadastrado todos e depois fui acrescentando aos poucos.. e virou o caos novamente e nova limpeza... vamos ver quanto tempo dura...

      Excluir
  4. Ué, só usar daquela: "Por acaso eu sou habeas corpus para te dar essa liberdade?" para pessoas que se acham íntimas sem ser...rs

    Bah, tua mãe é moderna, deixa ela brincar!!! Será que ela estava reclamando das músicas no face com as amigas? kkkkkkkkk, a minha se vai para o computador eu já desisti de ficar junto, responde e-mails, fica intertida... se eu falo nem responde e diz para eu não atrapalhar, se não se perde no que está fazendo..rs

    Tem os dois lados dessas tecnologias, já vistes aquela charge de crianças brincando nos tempos antigos e as de hoje tudo no pátio cada qual com seu tablet? Eu fico horrorizada quando escuto uma pessoa dizer para outra que tem filho de menos de um ano "vou dar um tablet" e a pessoa responder "ah, isso ele já tem". Se pensar no meu tempo era um cachorro que latia e abanava o rápido, e ainda tinha que ficar satisfeita... porém, é a vida, minha sobrinha também, tira o iPad dela pra ver o berreiro que faz, bota o troço com a peppa e ela fica em outro mundo, ri, fica faceira.

    O jeito é usar menos, o facebook tenho só colegas de colégio, faculdade, algumas vizinhas, parentes, um que outro que já trabalhei, mas não costumo adicionar pessoas do trabalho porque é só pra ficar fuçando a vida e fazer fofoquinha, não adiciono mesmo, e cada vez mais posto menos coisa, quase nada, só olho no celular, nem no computador fico vendo. Mas uso outros com maior frequência, o swarm, o google+, instagram, waze. O jeito é saber usar sem que isso atrapalhe. Mas vem cá, que jogo é esse de bolhas?rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, é um alívio olhar para as pessoas e saber que elas não sabem mais do que acontece comigo... rs...
      Nem falo mais nada pra minha mãe... rs... aliás é provável que nos encontremos novamente só no Natal e até lá ela pode ficar com as tecnologias e meus telefonemas... rs
      Sinceramente não consigo usar menos... logo, melhor deixar desativado...

      Excluir
  5. Admiro sua decisão, vou me inspirar nela! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Layra, acho que quem sabe usar deve continuar... tem coisas engraçadas... rs... só que eu não sei... rs

      Excluir