quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Porque usar planilhas...

Planilhas se revelaram um ótimo instrumento de controle e serve para aperfeiçoar tudo aquilo que pretendemos fazer.

Já falei por aqui que minhas planilhas de controle financeiro tinham como objetivo somente anotar o que estava sendo gasto e, considerando que o controle leva ao aperfeiçoamento, hoje tem como objetivo principal evitar gastos, planejar sonhos, manter a economia.

Com as planilhas consigo perceber atualmente onde está indo o dinheiro, o que pode ser cortado, qual o sonho pode ser realizado de imediato, qual a despesa que foi programada, para qual objetivo deve ser feita a poupança. Assim a vida segue mais fácil e mais serena no campo financeiro.

Parece complicado, mas a prática leva a uma visualização mais fácil mesmo que seja uma chatice ficar controlando. Uma chatice que traz muita tranquilidade depois.

Basta que, devagar, incorporemos o hábito de anotar receitas e despesas. Em alguns meses pode até acontecer de esquecermos alguma anotação e com o tempo o esquecimento se torna cada vez mais raro.

Você controla suas despesas e receitas com planilhas? Já evitou alguma compra ao lembrar das metas e das planilhas? Você tem metas e sonhos?

4 comentários:

  1. Neste mês, pela milésima vez, estou tentando anotar meus gastos em planilha. Apesar de gostar da área de finanças, não tenho nenhuma disciplina nesta área... Alguns costumes já estão sendo melhorados, mas ainda há um longoooo caminho! Bjs e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria.. persista!!!

      Beijos e obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Eu tenho planilhas, uso há anos já, mas não consigo controlar meus gastos. =/ Sabe aquela pessoa que diz, "aaaah, só mais uma parcela, só mais essa comprinha, mês que vem estarei mais folgada"... Pois é. E olha que conheci o minimalismo há algum tempo, até consegui reduzir meus gastos, mas não pro nível que eu queria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, no seu caso seria indicado um corte radical... rs... um ano sem compras ou mesmo um mês de sem compras porque depois que experimentamos o gostinho de não gastar queremos continuar...

      Excluir