quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Uma vida melhor...

Uma vida melhor não é obra do acaso.

Não podemos esperar mais satisfação se ficarmos parados ou tomando as mesmas atitudes.

Tem uma frase batida que diz: insanidade é esperar resultados diferentes mesmo fazendo sempre a mesma coisa.

Ainda sou insana com algumas atitudes. Queria emagrecer três quilos e terminei por engordar mais dois. Lógico, um sonho de valsa, um ouro branco, dois ou três capucinos por dia, afora um pacotinho de palitinhos fritos com pimenta e mais outras coisinhas... somente levam a ganhar peso.

Então essa semana resolvi fazer dieta acompanhando o pessoal do trabalho. Marmita diet, 300 gramas com 300 calorias, pão integral com uma colherinha de requeijão, duas frutas e um chocolate 70% cacau de 12,5 gramas. Aí vem o problema do jantar, mas tenho me saído bem, na segunda foi uma linda lentilha com mmmmuuuiiiitttaaa linguiça que fiz à noite, concordo que a linguiça era dispensável e ontem uma enorme panqueca com molho branco e vermelho com queijo antes do cinema (deixei um terço mais ou menos). O restante dos dias foi bem e vamos ver se começo novamente a caminhar.

Nem preciso dizer que a casa não se arruma sozinha, mas tem gente que pensa que é assim que acontece. Preciso resolver meu problema do sábado - quando acordo o caos em todos os cômodos está instalado - então é porque estou fazendo alguma coisa errada na sexta. Vou observar porque devo estar fazendo sempre a mesma coisa na sexta-feira para gerar a bagunça.

E as compras? Bem, tenho comprado aquilo que realmente penso que preciso ou que tinha o sonho de possuir. Sem estresse, sem prestação, sem cheque pré-datado, sem afetar meu "colchão de segurança" (poupança) e sem me meter em encrenca.

Continuo passeando no shopping? Claro! Inevitável quando se tem filhos adolescentes com poucas roupas e sapatos. Esses itens acabam, rasgam, não servem mais, enchem de bolinhas, tudo de tanto usar e como não são muitos precisam ser repostos. Mas... e aí mora o grande segredo: passeio, olho, atualmente me divirto olhando preços e qualidade dos produtos "made in china" que me tiram até a vontade de comprar e somente trago para casa quando necessário.

Por falar em "made in china", não se é impressão minha mas as roupas estão com um corte e uma costura cada vez piores e os sapatos com acabamentos deploráveis. Vocês já observaram isso? Mesmo em lojas de grife a coisa anda feia.

Todas as atitudes que visam mudanças precisam ser trabalhadas, pensadas, incluídas na rotina. Nada se consegue sem esforço. Simplesmente seguir o que vem sendo feito, mesmo que errado, talvez seja cômodo e não cause dor, mas também não gerará nenhum prazer e nenhuma sensação de sucesso.

Seguir unicamente o que fazemos e não nos satisfaz somente levará à desordem mental, emocional, chegaremos à desordem física causada pelo estresse e insatisfação (lembram que as doenças são psicossomáticas), além de levar os "compradores por impulso" a uma grande desordem financeira e o círculo se fecha. 

Não podemos andar em círculos... é preciso uma aspiral ascendente e somente a conseguiremos com atos voltados ao melhor aproveitamento da nossa vida que é muito mais curta do que temos consciência.

Pequenos atos, pequenas decisões diárias, pequenas rotinas incorporadas e logo veremos resultado. Não espere rápido sucesso, mas acredite que ele virá e quando chegar venha por aqui contar como está satisfeito (a)... faça hoje um pouquinho por dia, não olhe o futuro, o futuro será delineado conforme as coisas boas para você que você mesmo for realizando.

O que você poderia fazer hoje para mudar alguma coisa no seu dia a dia?

8 comentários:

  1. Comprar está difícil mesmo. Pelo menos roupas e sapatos eu até tento comprar alguma coisa nova, até compro algumas coisas, mas acabo usando as mais antigas que mesmo velhas estão com melhor aspecto. Estou de férias na Inglaterra e aqui tem uma tal de Primark, uma loja tipo Renner, só que consegue ser até pior. Umas amigas minhas tinham vindo uma semana antes de mim e me disseram que sairam carregadas de coisas... Fui em uma loja dessa, separei algumas coisas (realmente é barato, mesmo considerando que a libra está quase quatro reais), tipo um sobretudo por 10 libras e uma camisa com stretch por 1 ou 2 libras, mas desisti antes de entrar na fila. Até meu marido que não entende nada de nada disse que eu não ia ter coragem de usar pois parecia tudo fuleiro. Então, quando e se eu tiver algum dia dinheiro eu pago 700 libras em um sobretudo da Burberry que tem garantia e dura uma vida.Enquanto isso, vou usando os que tenho da época do RS e também os comprados em SP da época em que as confecções ainda eram nacionais e de alguma qualidade. Tenho sueteres da marca Daiane do RS há dez anos que estão perfeitos e atuais e eu acho que nem era uma marca superconceituada lá. Meu melhor casaco de inverno comprei no Uruguai também por volta de 2004 e é excelente custou 70 reais, os que comprei depois na "Le Lis Blanc" estão ridículos e descobri bem escondinho uma etiqueta "made in china". Ou seja, fui tapeada mas já era tarde pois já tinha usado e nem sei de conseguiria trocar com essa alegação. Uma colega de trabalho outro dia chegou toda "faceira" com uma saia que comprou em Miami (eu tenho certeza que já vi em loja de marca no RJ).Foi para a audiência e a saia que tinha uma fenda do lado, rasgou de cima em baixo! Pagou mico! Outra coisa são esses terninhos sem forro que estão vendendo por ai. Não compro. Para mim é tudo uniforme de terceirizado (com todo respeito, mas não vou usar uniforme de ascensorista).Como vc disse eu outro post: vou economizando. Eu nem tanto por economia, mas porque sou chata mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive muito arrependimento com compras em viagem e hoje as evito. Exceto um trech coat e uma bolsa da Burberry, mais três casacões que juntos custaram muito menos do que você mencionou porque era uma daquelas promoções de dezembro, o resto já foi doado e usado muito pouco.
      Vou aproveitando viagens para experiências e não para ficar enfiada em lojas!!!

      Excluir
  2. PS: Não sou doida, na minha cidade, apesar de ser RJ é frio, eu uso roupa de inverno muitas vezes na semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque, mas eu tinha certeza de que você morava em Pelotas-RS... olhas as conclusões que a gente tira!!! rs

      Excluir
  3. Ziula, eu tomei posse no concurso em Pelotas em 2003, depois com remoção eu voltei para Petrópolis em 2005.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ziula, adorei seu blog. Essa mensagem veio em boa hora, estou precisando tatuar alguns parágrafos do seu texto na minha mente e agir de acordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, devagar a gente vai interiorizando algumas coisas importantes...

      Excluir