terça-feira, 26 de agosto de 2014

Zanzando...

Esse final de semana minha irmã perguntou como arrumo a casa tão rápido. Bem! Nem acho tão rápido assim, mas procuro ir marcando meus quinze minutos em cada cômodo e nesse tempo só lido com as coisas daquele local, normalmente sobra tempo, alguns minutos e em outros locais mais complicados preciso de dois módulos de quinze minutos.

Assim, você vai para a cozinha e coloca tudo no lugar, lava a louça, limpa fogão, deixa tudo em ordem, esquecendo que existe o resto da casa, depois passa para a área de serviço e organiza toda a roupa coloca para lavar, enquanto a roupa lava você pega um quarto em um módulo de quinze e arruma a cama, guarda as roupas... sucessivamente peça por peça. Tem sábados em que passo o dia todo de quinze em quinze minutos com pausas maiores ou menores para poder dar atenção para as crianças ou mesmo assistir um daqueles programas de tv fechada que tem duração de meia hora.

Penso que muitas pessoas se queixam de não conseguir dar conta porque não tem um método e ficam zanzando pela casa de um lugar para o outro sem fazer nada. Nada na vida se faz sem disciplina e método.

Eu era a pessoa dos inúmeros organizadores e caixas. Produtos vencidos e organizados. Tralha encaixotada. Roupas não usadas guardadas para quem sabe um dia eu gosto ou emagreço ou crio coragem. Sapatos horríveis comprados em liquidações e sem condições de combinar com coisa alguma. E por aí ia a vida.

De qualquer forma, tanta organização me ajudou a conseguir destralhar o que não importava e ainda há o que fazer, estou esperando as férias para tomar uma atitude radical com as caixas que ainda "dormem" em Cornélio.

Procuro não acumular mais tralhas e constantemente estou tirando coisas.

Mas, tudo bem, a questão é a bagunça da sua casa hoje, seu sonho de ter tudo arrumado para daí ler um livro, ficar com a família e relaxar, não é mesmo?

Ledo engano, a casa é um ser vivo ou como diz nossa querida Zilda "um ser viço"... adorei o trocadilho! Então, aproveite a vida agora enquanto arruma sua casa, enquanto organiza suas coisas e enquanto vai conseguindo destralhar aos poucos. Não se cobre tanto! Tudo acontece quando estamos preparados! Tudo acontece quanto é tempo de acontecer.

Meu avó dizia sempre há tempo para tudo e tudo acontece no tempo certo!

Não fique zanzando. Enfrente aquele armário... porta por porta... gaveta por gaveta... Não fique zanzando de um cômodo para outro... Pegue um de cada vez e ache um lugar para cada coisa, mesmo que não consiga destralhar... faça pequenas coleções de tralhas... com o tempo fica mais fácil mandar embora...

Só não fique parado! Faça! Um pouco de cada vez, um pouco por dia! E quando você se der conta essa coisa toda se incorporou na sua rotina e a vida fica mais fácil!

6 comentários:

  1. Bah, mas uma pergunta dessas está mais para uma indireta, pelo menos acho que o objetivo era que mostrasse ao vivo e a cores...

    Concordo quanto à disciplina e o método, servem pra tudo e evitam tantos dissabores. O difícil é achar um método que se adeque bem e que seja prático incorporar.

    Limpar a casa, tem quem goste, conheço pessoas que adoram, como conheço pessoas que detestam, mas normalmente não é das coisas mais agradáveis, só que fazer um pouquinho aqui e outro ali evita a zona e nem precisa ser feita todos os dias, só não deixar acumular e também dividir as tarefas com os demais habitantes da casa, a colaboração é fundamental.

    Esses tempos estava tomando café com um Sr., meu colega. Convenci que ele devia lavar minha xícara pois anunciei que quem chegasse por último lavaria e ele "não, pode deixar que eu lavo, me dá aqui", a filha dele,que também trabalha lá, ficou boquiaberta. Acho que não estava acostumada a ver o pai fazendo essas atividades. Mas fazem, é só mostrar que a coisa tem que ser feita por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não estava na casa da irmã que perguntou... rs... de qualquer forma a que era dona da casa não quis nada comigo dessa vez... "ora, vamos nos cansar para a formatura!!!" rs

      Penso que nenhum método é fácil e prático de incorporar... somos resistentes à certas coisas... é preciso ir fazendo até encontrar a melhor forma...

      Nem sei se gosto de limpar a casa ou não... sei que gosto da sensação quando termino...

      Lavar a sua xícara é uma coisa a ser feita por todos??? rsrsrs ah! tá!!! rs

      Excluir
  2. Nossa! O que eu mais tenho feito por aqui é zanzar de um lado para outro da casa.
    Não estou em sintonia com a rotina doméstica. Isso me atrapalha muito, mas, perdi mesmo o ritmo.
    Fico em dúvida se cuido das roupas para passar, se limpo os armários da cozinha, se telefono para os familiares para dar atenção, se...se...se...
    Fico tão enrolada que meu dia nem sempre é bem aproveitado.
    Minha agenda está com páginas em branco, por falta de organização.
    Daqui a pouco vou pedir socorro. rsrsrsrs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, saudades de você!

      Tem dias que zanzo também... rs... mas tenho procurado controlar um pouco e manter certas rotinas como ligar a máquina de lavar as seis da manhã para pendurar as roupas as oito antes de sair para o trabalho... rs

      Não passo mais roupas desde que terminou a novela Salve Jorge, ocasião em que fiz uma intenção: não assisto mais a Globo e não passo mais roupas! Tenho mantido a intenção... eu assistia novela passando roupas... rs

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, como eu sofri por arrumação de casa! Eu era meio perfeccionista, do tipo que se não arredasse os móveis toda vez que fosse limpar o chão, não valia a pena. Daí que eu vivia estressada porque não consegui manter a casa organizada ou até conseguia, mas passava o final de semana todo faxinando.

    Há pouco tempo conheci blogs de organização (o da Thais Godinho principalmente) e sobre minimalismo (zenhabits) e posso dizer que me descobri! Fui conhecendo outros blogs (inclusive o seu, que passei a seguir!) e agora já não sofro mais tanto.

    Confesso que faxina continua não sendo minha minha atividade favorita, mas agora consigo manter uma certa limpeza. Descobri que não preciso limpar o que está limpo só porque "estou na área" e que é melhor me dedicar ao que está bagunçado.

    Que alívio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, confesso que minha casa é organizada, mas não limpo banheiros nem o chão... somente a diarista o faz uma vez por semana. Lavo a sacada todos os dias (e agora quase todos os dias) porque o tapete higiênico dos cachorros fica lá e à noite também ficar por lá os bichinhos...
      A Thais Godinho é ótima para organização e o Zenhabits é o melhor no minimalismo... ajudam muito mesmo!!!

      Manter organizado já nos traz trabalho suficiente... rs... ficar limpando também não é comigo...

      Excluir