quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Excelência dos serviços prestados ou como sair do automático...

Tenho 17 anos e dez meses como Juíza Titular da Vara do Trabalho. Nesse tempo todo, a cada vez que vinha a correição ouvíamos que estávamos "na média" e nem sempre me dei conta de que estar na média era medíocre.

Bem, quem não é da área pode perguntar: Ziula,  o que é correição? Pois bem. É quando um Desembargador que tem o cargo de Corregedor vem até a Vara do Trabalho para "fiscalizar", por assim dizer,  os trabalhos, ver se o andamento dos processos está correto, se existem procedimentos errados, se há processos parados. 

E todo ano uma lista de processos "perdidos" nos sistema. Todo ano muitas recomendações. E por aí ia a vida "na média".

Quem acompanha o blog sabe que desde o ano passado, outubro aproximadamente, tomei algumas atitudes "radicais". Coloquei uma servidora para administrar a Unidade. Brinco que existe agora uma gerência operacional e uma administrativa. O resultado disso foi que não havia esse ano qualquer processo atrasado, todo o andamento correto e nenhuma "recomendação" para melhorar porque durante a conversa com a Corregedora já foi exposto o plano de trabalho para os próximos meses.

Alcançamos a maioridade... rs... já podemos andar sozinhos...

Paguei um preço meio alto: menos tempo com a família, quase abandono desse blog que tanto adoro e outras situações pessoais deixadas de lado. Entretanto, valeu muito a pena, não só pelo resultado pela correição, porque isso é apenas um termômetro, mas também pela satisfação ao ver as partes encontrarem uma rápida resposta e sem aquela tensão dos "processos que estão no limbo"...

Era muita acomodação o pensamento de alguns que bastava ficarmos "na média" e estaria bom. Ora, depois que aprendi a mexer em estatística constatei que a média é terrível porque existem algumas situações  piores em comparação com o que era a nossa e outras muitíssimo melhores demonstrando que pode ser prestado um serviço público de excelência.

É isso, gente! Conseguimos! Ainda temos muito a fazer... é verdade... todavia o caminho foi encontrado e já constatado pela última correição que estamos no caminho certo porque somente recebemos "parabéns pela excelência dos serviços prestados".

Tudo organizado na vida profissional e posso retornar para o blog.

Como foi feito esse trabalho na Unidade: priorizando os mais antigos, limpando "gaveta por gaveta", tomando os processos por fase e tendo foco... mais ou menos como limpar a casa... rs

Um comentário:

  1. Que legal, parabéns, que continuem assim!!!


    No automático a gente acha que a média é bom, mas sempre dá pra melhorar, desde que com muito empenho. Pior ainda é quando a coisa não está andando e as pessoas não fazem nada para melhorar, sabe que está ruim, mas continua porque sempre foi assim e coisa do tipo.


    Mas falando em média, estava lembrando de uma colega que tinha no início da faculdade, nem soube mais dela porque depois eu me transferi, mas tinha um professor já com fama de que ele era impossível, a matéria era introdução ao direito, e na hora dos resultados da primeira prova era uma chuva de zeros, zero alguma coisa, uma variação de zeros em geral e essa colega que sentava na frente chorava sem parar. Dai perguntamos pra ela o motivo, pois todos tínhamos ido muito mal, todos estávamos apavorados e tal e pra nossa surpresa a tal colega tinha tirado 7,5 e estava chorando porque não era 10... a gente ficava mexendo que se ela ficava assim pela nota dela, com a nossa então, mas ela estava certa e mais madura antes, coisa que nós também deveríamos ter feito e ficamos levando na brincadeira e opa opa, mas assim que funciona a mente, afinal ela estava na média e chorando daquele jeito, não dava pra entender.

    ResponderExcluir