quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mais transtorno obsessivo compulsivo...

Comentário de mais uma pessoa em busca da superação de si mesma e do rótulo que recebeu:

"Bom dia Ziula, sigo diariamente o seu blog porque gosto de me inspirar naquilo que vc escreve. Aliás, tento me inspirar em pessoas que levam um dia-a-dia normal, ao contrário de mim. Meu nome é Carolina, sou advogada, e sofro de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Estou em tratamento e tudo que eu possa buscar a fim de melhorar a mim mesma e ajudar outras pessoas eu tenho feito, eis que esta doença causa um profundo sofrimento e muita vergonha. Pois bem, como tenho forte admiração pelo trabalho que realiza no blog, gostaria de convidá-la a conhecer a comunidade que criei ontem no facebook para mostrar às pessoas que TOC tem controle e que podemos levar uma vida praticamente normal, tirando alguns rituais, é claro (rssss). Se vc gostar do conteúdo e se puder, gostaria que a divugasse no seu blog, a fim de qua mais pessoas possam vê-la e se conveçam a buscar ajuda. Obrigada e um grande abraço. http://www.facebook.com/tocandomentes?ref=ts&fref=t"

Está divulgada a página e já "curti" no facebook. Precisamos nos unir para superar nossas manias e transtornos até concluirmos que somos senhoras de nós mesmas.

Não precisamos de rótulos. Precisamos de autocontrole, da identificação das dificuldades e superação dessas dificuldades.

Minha filha filmou quando eu estava comendo um doce que amo da Confeitaria das Famílias em Curitiba. Adoro esse doce e quando estava grávida dela somente o encontrei nesse local, o famoso papo de anjo. Pois bem, depois fui assistir e percebi que enquanto estou comendo, segurando o alimento com a mão direita, fico o tempo todo movimento os dedos da mão esquerda. Achei engraçado na hora, mas fui tomar café da manhã no hotel e quando percebi estava tendo a mesma atitude. Até o momento em que não me dei conta, não houve problemas, mas agora estou incomodada e achando que irrito os outros, embora ninguém tenha reclamado até hoje.

Outras situações bizarras acontecem diariamente.

Recebo todos os dias pela manhã  "Kit Frutas" que vem em um saquinho de papel craft, lindo, tiro a etiqueta com todo o cuidado e guardo a embalagem. Pensava em desenhar um coelhinho que só eu sei desenhar e aprendi com minha mãe, fazendo uma embalagem para entregar doces para minhas crianças na Páscoa. É claro que não fiz, fomos viajar e a Páscoa foi diferente do programado.

E o vidro de leite de coco? Alguém já percebeu como o vidro de leite de coco é lindo? Eu já! Faço peixe com leite de coco, bolo com leite de coco e tenho uma dificuldade imensa em jogar o vidro fora depois de lavado. Tenho conseguido descartar, mas sempre penso em guardar para colocar flores, fazer algum enfeite para casa.

Como podem ver, cada qual com suas manias e loucuras. O importante é tomar consciência e controlar esses impulsos.

Vamos nos ajudando e trocando experiências!

 

9 comentários:

  1. Oi Ziula, obrigada pelo prestígio. Infelizmente, por motivo de força maior, precisei tirar a página do ar, pois ao invés de ajudar pessoas, percebi mais curiosidade e piedade do que qualquer outra coisa. Muitas pessoas não entendem e acham que o TOC nos impede de ser "normais"e convenhamos quem é totalmente normal? Enfim, outro motivo é que passei num concurso público e já vi casos de pessoas que têm Síndrome do Pânico e foram impedidas de assumir. Fiquei com medo. O meu TOC é única e exclusivamente com minhas roupas, e não vou faltar ao trabalho ou deixar de desempenhar funções importantes. Sou divorciada e vivo sozinha com minha filha de 10 anos, por sinal muito precoce. Ela me disse assim ontem: Mamãe vc é um exemplo pra mim! Você é bonita, cuidadosa e muito amorosa... não tem TOC que persista não é mesmo?
    Pois bem, minha terapeuta me fez enxergar que confio demasiadamente nas pessoas e prevejo suas reações, idealizando-as ao meu modo. Explicou-me que cada um age de uma forma e que se eu não entender isso vou me decepcionar todos os dias! Portanto, divulgar meu problema mas íntimo para quem quiser ver não vai somar muito no meu processo de "controle". Não quero despertar a piedade das pessoas e nem me fazer de vítima. Estava com essa sensação... Estou na floresta subterrânia e vou percorrer a descida até o fim para me tornar "Aquela que Sabe" como as Mulheres que Correm com Lobos. Bjo enorme pra vc. O seu trabalho aqui no blog é muito importante e tem me ajudado bastante. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, não sei como, mas seu comentário tinha ficado perdido... rs... agora achei!!!
      Quando identificamos um problema ou o que achamos ser um problema encontramos mais facilmente formas de viver melhor e controlar os sintomas...
      Quanto à escancarar o problema... rs... as pessoas são diferentes e fique tranquila quanto à página, no meu caso tem ajudado muito contar tudo por aqui e com a tranquilidade de que as pessoas que visitam o blog o fazem por livre e espontanea vontade, podendo nunca mais voltar, mas todas as identificações que faço me deixaram mais atenta para a forma mais fácil de resolver tudo.
      Pessoas? Temos que aprender que todos tem limitações e defeitos, perfeito ninguem é... o jeito é conviver ou ignorar... rs
      Beijos

      Excluir
  2. Estou tentando imaginar o que seria comer um doce com uma mão e mexer a outra, por acaso era sinal de pedir "bis"? rs.

    Meu irmão e minha mãe adoram papo de anjo. Eu nunca comi e sempre disse que não gosto... seria uma mania também?

    Uma vez estava com um colega no moinhos shopping, depois de nossa aula aos sábados da faculdade, tinha um cara que fazia caricaturas. Dai lembro de dizer algo como: "Ivan, vamos fazer?" e ele respondeu e isso nessas exatas palavras:

    "está louca Adriana? Ele vai destacar todos os nossos defeitos. Vai me fazer bem queixudo, vou direto para uma sala de cirurgia!"

    Nunca esqueci dessa, pra que procurar coisas para nos traumatizar e preocupar? acho que não deve se preocupar se mexer os dedos incomoda os outros né, seria demais... ninguém pergunta se grosseria incomoda e muita gente é grosseira, então acho que um detalhe ou outro, eu não ia me preocupar se incomodo ou não.

    Essa dos potes e guardar está parecendo a minha família pelo lado materno, nunca vi. É uma disputa. Já eu não consigo ser assim, a única vez que fiz algo nesse sentido foi uma vez que tinha mania de quando ia pra fora pegar pedras diferentes, assim que um dia para enfeitar o jardim de uma tia minhas pedras foram parar tudo lá, nem fui consultada, mas tudo bem, fazer o que né..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter uma idéia do que seja comer um doce com uma mão e mexer a outra dá uma olhada no face que a Izabel postou o vídeo... o suspiro no final é impagável... rs

      Excluir
  3. Sofro com o TOC ha mais de 15 anos e não tenho ninguém com quem dividir o peso que é ter que começar e terminar o dia sendo escravo disso. Se alguém quiser dividir essas angústias comigo, meu skype é andrefk2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, quase não uso o skype, mas se quiser trocar algumas experiências meu e-mail é visagem26@hotmail.com

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
  4. TOC, TOC


    Só pela direita me levanto
    Nunca deixo vazio um canto

    Antes da descarga dou sempre uma espiada
    Toda vez seco a pia, nunca a deixo molhada

    Jamais abro uma janela
    Nunca raspo a panela

    Na mesa sempre sento no mesmo lugar
    Mas nunca deixo a comida se misturar

    Sempre desato qualquer laço
    Nunca como o último pedaço

    Sempre confiro se tranquei a porta
    Nunca deixo qualquer chave torta

    De costas eu nunca ando
    Degraus? Vivo contando

    Só entro em um lugar com o pé direito
    Nunca voto em quem possa ser eleito

    Só saio por onde entrei
    Jamais admito que errei

    Com um gato preto eu jamais cruzo
    Em jogos a mesma roupa sempre uso

    As placas dos carros eu sempre somo
    Escovo os dentes toda vez que como

    Não passo pelas faixas das estradas
    Nunca atravesso debaixo de escadas

    Em igreja nova eu sempre entro
    Em banco de praça nunca sento

    Nunca dou um aperto de mão
    Abraço? Jamais, sem exceção

    Nas riscas das calçadas eu evito pisar
    Sempre me limpo se alguém me tocar

    Dou ao menos três checadas
    Se as janelas estão fechadas
    Se as luzes foram apagadas
    Se as TV´s estão desligadas

    Nunca deixo calçados virados
    Não jogo fora objetos usados

    A todo momento lavo minha mão
    Nunca deixo uma bolsa no chão

    Sob as camas dou sempre uma espiada
    Todas às vezes, conto a mesma piada

    Tudo o que falo, repito mentalmente
    Nunca rasgo embrulho de presente

    Enfim, como se vê,
    Algumas dessas coisas faço sempre igual
    Então, assim como você,
    Também não passo de uma pessoa normal

    ResponderExcluir
  5. Sofro de deprrssao mais as veses penso que ciume obsessi ançiedade nao consigo contrlar meus pensassamento oque fasso qual o rspessialista que drvo procurar mim ajude ja nao aguento mais acho que eu sofro dp toc.anonimo

    ResponderExcluir