quinta-feira, 11 de abril de 2013

Mais uma de consumo... sapato com salto dourado

Hoje encontrei uma amiga que há muito não via. Muito quer dizer em torno de seis meses. Já em Brasília, acho que em 2011 (memória que não ajuda!!!), ela comentou que não estava podendo usar salto, estava sentindo muitas dores e todas as demais sequelas de saltos de muito altos.

Saímos para o shopping. Eu não comprei nem um parzinho sequer, pois em pleno primeiro ano sem compras. Ela comprou uma porção alegando que precisava de sapatos com salto baixo.

Hoje estava com um salto imenso. Sapato preto com salto e detalhes dourados que deve estar muito na moda, considerando que muitas mulheres no curso usavam sapatos iguais ou parecidos. Comentei:

- Ah! Madame! Voltou a usar salto alto?

- Não, não voltei. Somente usei para vir aqui hoje. Vou operar os dois pés em razão de joanete já no mês que vem e vou ficar sessenta dias de molho!

Contei para a Izabel que riu muito e achei que vocês iam gostar também. 

Quais os motivos levam a comprar algo que a pessoa não pode usar, que agrava seus problemas de saúde e pode ainda causar mais malefícios aos famigerados joanetes que já causam muita dor?

Eu terminei por optar por estabelecer minhas "roupas de curso". Separei algumas peças e sempre uso as mesmas. Hoje até falei para a Izabel que os comentários devem ser no sentido de que não tenho roupas ou que uso uniformes. Um ou outro comentário, sinceramente, não mudará minha vida e prefiro ficar assim. Armário cheio no atual estágio ou uma roupa para cada curso somente me traria mais trabalho para conservação/organização e minaria meus planos financeiros.

Você se preocupa muito com o que os outros pensam sobre o que você usa?

10 comentários:

  1. Uniforme é o que há! Se a gente usa roupas parecidas sempre (como os homens, que usamo só terno), as pessoas se acostumam com isso e não ficam esperando um modelito diferente a cada dia.

    Sem falar que um "uniforme" que caia bem na gente, com cores que gostamos, adequado ao ambiente, nos deixa muito elegantes. Mais do que o pessoal que veste tendência sem se preocupar se ficou bonito neles ou não!

    É, eu não ligo muito para o que os outros pensam sobre o que eu uso. Eu acho que eu me visto muito bem, rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, esse é o caminho. Ninguém critica os homens quando usam o mesmo terno, aliás nem sabemos se é o mesmo terno, porque sempre no mesmo padrão... rs...

      Temos que incorporar esse ensinamento masculino e deixar de atender ao que quase sempre se exigiu das mulheres - a cada dia uma roupa...

      Beijos

      Excluir
  2. A não ser que seja uma peça bem marcada eu acho que ninguém se lembra que roupa nós estávamos usando há um mês atrás em determinado evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li, se a pessoa pavonear muito os outros acabam lembrando... rs... não consigo entender a necessidade de "desfile" de algumas pessoas, mas cada qual com seus problemas... o ideal é ser feliz com o que nos faz feliz e roupas novas sinceramente no momento atual não mudam em nada minha vida... beijos

      Excluir
  3. Eu geralmente me preocupo em me sentir bem e isso tem muito mais a ver com meu estado de espírito do que perder tempo imaginando o que vão achar de mim. Claro que uso o bom senso e não vou de moleton num casamento, mas não tem nada nesse mundo que me faça vestir algo que incomode só para me adequar aos padrões de sei lá quem. Adoro descer para buscar pizza de moleton e pantufas, no maior conforto do mundo e acho que as pessoas se chocam por não ter coragem e ficam presas em seus comparativos, roupas apertadas e saltos. Pior que ainda pagam e caro por isso. Uiiii! Doidera, né? hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentir-se bem - essa deveria ser a preocupação de todos, e para tanto nao há necessidade de desfilar, muitas peças, chamar atenção...

      Excluir
  4. Qual o motivo que leva a comprar mesmo sabendo que não podem usar? Simples! É o mesmo motivo que por vezes compramos algo que não podemos, com dinheiro que não temos para agradar alguém quem não gostamos. Ou seja, viver em sociedade tem dessas. É necessário por vezes fazer alguma coisa atípica. E das coisas atípicas essa é a mais típica.

    Acho que salto é mais bonito que sapato baixo ou sem salto. Mas corriqueiramente usamos muito essas sapatilhas que também existem umas que arrebentam os pés. Porém, em um evento mais social não vejo porque não usar salto, é claro que dai não dá para fazer os esforços de caminhar longa distância, etc.

    Acho que temos que priorizar o conforto desde que isso não seja uma chinelagem, mas tem horas que se necessário estar com melhor roupa temos que estar.

    Só que, daí a se preocupar com o que os outros vão pensar, a resposta é NÃO!!! Até porque por melhor vestido que esteja sempre, SEMPRE, sempre, sempre terá alguém para falar mal. Sempre. Assim que quanto à isso, acho bobagem gigante ficar com preocupação. É se vestir com o que gosta dentro dos padrões para não ser o diferente e só.

    Tua amiga podia usar um meio termo diante da situação da operação próxima, deve ser terrível, não gosto nem de pensar. Se tem uma coisa que eu tenho pavor essa coisa é o hospital..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o primeiro parágrafo. Tinha um advogado que dizia que mulheres de salto pareciam "garças" de tão lindas... rs... nem posso mais usar salto alto, então o melhor é me conformar em parecer com outro animal que não seja uma garça... rs

      As pessoas se perdem em coisas sem importância e até se colocam em situações de risco para aparentar algo socialmente... é muito esquisito, embora compreensível... será baixa autoestima???

      Excluir
  5. Sempre me preocupei muito com a opinião dos outros. Certa vez arrumei um namorado, que tinha uma condição financeira muito melhor que a minha. Fui visitá-lo na cidade dele e antes disso gastei mais de 2 mil reais em roupas para me "apresentar" bem e impressioná-lo. Hoje percebo que isso é pura insegurança, mas ainda estou no caminho da libertação. Por conta da minha insegurança acentuei ainda mais o meu TOC, que tenho desde criança. E, pasmem, o meu TOC é específico com roupas... como a forma que eu me apresento na sociedade. Se não estou segura, a fobia social é imensa e me impede de fazer muitas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, penso que todas as pessoas com TOC já passaram por essa preocupação com roupas. Hoje em dia, apesar de alguns sintomas que persistem, já consegui me livrar dessa necessidade e até perceber as vantagens de usar quase sempre as mesmas roupas, isso tem me trazido muita segurança.

      Para fobia social, para vencer essa fobia, é necessário encontrar um grupo que nos dê segurança... procure em alguma religião, algum esporte, algum passatempo... eu mesma nunca consigo me relacionar sem restrições, preciso achar pessoas que tenham o mesmo interesse, caso contrário associo à fobia.

      Beijos

      Excluir