sábado, 20 de abril de 2013

Métodos de organização

Já tentei listas, método pomodoro, método não sei o que, fly lady, cardápios e nada disso funcionou, não consigo me sentir engessada.

Então, como eu faço? Acordo às 06h00 da manhã, preparo o café das crianças e aqui não adianta mesmo qualquer cardápio, no dia da pera o pequeno está com uma "vontade insana"(expressão dele) de comer abacaxi, no dia do sanduíche quer bolo de laranja, logo, aprendi a deixar fluir, mesmo porque a alimentação deles é super, super, mega saudável e não que eu imponha, eles são assim mesmo, acho que nasceram assim.

Tenho sempre frutas, granola, pão integral, leite, suco e chocolate sem açúcar. Às vezes pedem para comprar uma fruta diferente, mas jamais pedem um pacote de bolacha recheada. O chocolate? Desde que voltei de Gramado está lá na cozinha, lindo, embalado, fechado e não consumido.

Voltando, sirvo o café, limpo a cozinha (louça do dia e/ou louça do dia anterior), coloco o feijão para cozinhar e cozinho também algo que parece arroz (rsrsrs), tiro a carne para descongelar. Não consumimos mais arroz branco, passamos para o integral e agora para um mix de cereais que, segundo o Pedro, tem gosto de granola, a única diferença no cozimento é que para o arroz branco usamos uma xícara de arroz e duas de água, já para o mix usamos uma xícara do cereal e quatro xícaras de água.

Espero as crianças saírem do banho, recolho as roupas, coloco na máquina. Enquanto a roupa lava, recolho a roupa seca e passo aquelas que precisam ser passadas (a cada dia menos... rsrs). Arrumo as camas, recolho roupas limpas que tenham ficado por ali e guardo. Atualizo minha correspondência eletrônica, o blog e vejo se há algo no facebook.

Oito horas da manhã e está tudo pronto, entretanto, não é mágico assim. Sempre que vejo algo fora do lugar imediatamente guardo, não deixo acumular. Por exemplo, estou na sala indo para quarto e a chuteira branca está ali, já levo para o armário.

A vida não é fácil, mas quem prometeu que seria? 

Tem dias em que tudo está virado. O trabalho foi estressante. As crianças estão rabugentas. Enfim, todas aquelas coisas que vocês conhecem e não preciso falar. Então, tudo fica conturbado. Para isso vou usando o método dos quinze minutos, o único que aprovei efetivamente.

Coloco o timer no celular, vou para o cômodo que está precisando e faço tudo que precisa ser feito. Dia desses foi engraçado, pois joguei os sapatos dentro do armário e quando terminei de arrumar o resto vi que ainda tinha tempo para organizar tais sapatos. Quinze minutos e tudo lindo!!!

Por isso, se você estiver realmente em situação de caos, liste suas atividades e estabeleça quinze minutos para cada uma delas, isso sim é milagroso!!!! Além do fato de sobrar tempo até para deixar tudo melhor.

Esse método minimaliza pensamentos persistentes do tipo "preciso fazer tal coisa", pois efetivamente você faz e não fica com lixo mental.

2 comentários:

  1. Eu gostei do método cardápio! Como seria ele? Sugestão do dia, limpar cômodo? rs, dai eu diria ao método que está fechado para balanço...rs

    Bom, falando sério agora, que sorte que tens de acordar as 6 e não reclamar. Eu já acordei até as 5h, mas ninguém me aguenta no dia se assim o faço, tenho que dormir até 7h no mínimo, dai levanto 7h30min..rs.

    Claro que isso já fez eu tomar café no escritório, tomar em outra cidade na sala oab, não tomar, mas ainda assim acho que sacrificar o sono é pior..rs

    A única coisa que faço é retirar o lixo, e só faço pois vejo os vizinhos fazerem na garagem e dai faço também, quem sabe um dia tenha teu pique, o que acho difícil, principalmente em cozinhar essa hora, acho que eu faria arroz sem água, alguma coisa bem absurda assim por estar com sono..rs

    O método 15min funciona ok, mas tem vezes que preferimos ficar horas no sofá e não fazer isso, pq será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preguiça... é isso que nos ficar no sofá hipnotizados com a televisão... então os quinze minutos tem ajudado muito...

      Excluir