domingo, 7 de abril de 2013

Ouvir a sensação que o fato desperta e não seus desejos...

Tenho visto tanta coisa pela vida e aprendido com o resultado dos meus atos.

O aprendizado mais importante que tive foi não agir quando o sentimento despertado é ruim, não agir mesmo pensando que talvez eu, superpoderosa, possa mudar o que sinto ou mudar a pessoa, porque não muda, isso tenho certeza.

Vejo pessoas entrando em relacionamentos fadados ao fracasso e também já fiz isso. Ouvi meu desejo de dar certo mesmo sabendo que o resultado seria um estrondoso desastre.

Há anos aprendi a prestar mais atenção à sensação que tudo me desperta e tenho corrido longe de qualquer coisa que desperte sentimentos ruins, pois pequenos momentos de prazer ou alegria não compensam horas de sofrimento. Isso é uma parte do objetivo de minimalizar sentimentos e relacionamentos.

Essa semana, no trabalho, determinei a substituição de determinada pessoa que prestava serviços específicos para nós, pessoa não concursada e cuja designação é permitida por lei, devendo ser alguém de confiança do juiz. 

Quase uma década trabalhando com a referida pessoa e, após algumas notícias, senti que deveria trocar para não arriscar algumas situações futuras possivelmente desagradáveis. Não quero fazer ouvidos moucos para o que eu estou sentido e se o tempo demonstrar que estou errada volto a chamar novamente. 

Interessante que conversava com um acolega e falei claramente:

- Estou com um sentimento ruim em relação ao "fulano" e não posso desconsiderar o que estou sentindo, pois se penso que pode não dar certo, com certeza não dará certo.

A pessoa lançou um olhar irônico, surpreso e do tipo "será que é isso mesmo? e se é porque estou agindo assim?". É que essa pessoa entrou em um relacionamento amoroso que tem tudo para dar errado, tudo muito rápido, rapidamente diversos avisos de conhecidos que não daria certo em razão da outra pessoa ser assim e assado, vários fatos se confirmando em poucos meses, promessas não cumpridas e depois a desculpa de que estava com problemas. Enfim, todos os sentimentos são negativos, mas o objeto da paixão dessa colega é charmoso, é isso e é aquilo, talvez ela pense ter poderes para mudar tudo de ruim que falaram dessa pessoa.

Até comentei que estava há anos sozinha e não tinha vontade de enfrentar uma barra dessas. Ligar infinitas vezes sem ser atendida. Hospedar-se onde por ele foi indicado, ele prometer aparecer e não aparecer. Crises de desaparecimento em razão de problemas. Ora, qualquer um pode ver que não vai dar certo e é claro que não dei qualquer palpite, somente me referi que não tinha paciência.

Há uns dois anos pensei em "engatar" um relacionamento com um rapaz (senhor? rs) que mora em outra cidade. Já no primeiro encontro vi que teria problemas em razão das conversas dele, pouco recomendáveis para quem quer um relacionamento a dois. Tentei mais dois ou três encontros e depois me afastei. Para que ou por quem eu deixaria minha paz? Se alguém quer ser salvo, procure ajuda médica ou psicológica ou psiquiátrica, porque não sou terapeuta e não perderia meu tempo com isso.

Enfim, já me estendi demais e o que eu queria dizer mesmo é que independemente do fato que aconteça, da decisão que você tenha que tomar, da atitude que lhe seja exigida no momento, ouça seus sentimentos. 

Se o sentimento for bom, siga em frente! Se o sentimento for ruim, corra para bem longe! E viva feliz!

4 comentários:

  1. Por vezes é necessário a pessoa passar pela experiência negativa para aprender, e tem outras que sequer aprendem com isso e precisam comprovar...rs

    Uma vez tivemos um jantar para ir onde seria apresentado à família o namorado "bambambam" de uma prima do Fabio.

    Antes da tal apresentação, falou-se muito do tal, ela dizia que era executivo de uma montadora de automóveis, que vivia viajando para o exterior, etc, etc.

    Na família deles , e não acho isso bom, ficaram impressionados com tal homem e já faziam elogios sem antes conhecer.

    Pois bem, no tal dia, ao me apresentarem o cidadão pensei: "esse é o tal executivo da x? com esses dentes, com essa roupa"? Bem, tá, isso eu só pensei pra mim e fiquei quieta. Mas na saída outro item que me chamou a atenção. Tal executivo bambambam estava indo pegar o carro da tal prima.

    Ai não me aguentei e quando fomos embora eu falei:

    "estranho esse namorado da tua prima né? Pra um executivo da X não ter vindo nem de carro próprio, dirigindo o dela e vestido daquele jeito? Viu que ele tinha os dentes separados?" e ele responde: "também achei estranho mas não quis falar nada".

    Bem, resumindo, o tal cara já tinha aplicado o golpe em algumas mulheres, pegava dinheiro emprestado e depois sumia. Esse sumiu quando pediu dinheiro emprestado para visitar a filha que estava na alemanha e a tal ainda queria ir atrás dele NA ALEMANHA!! kkkk, dai não deu, tivemos que dizer pra ela acordar e que a "alemanha" dele devia ser Ivoti/RS.kkkkkkkkk. Ela ficou furiosa mas depois viu que era verdade.


    Bem, o tal dele fez eu desconfiar pois já tive um namorado relâmpago assim, eu recém tinha tirado habilitação e tinha ganhado um carro para ir na faculdade, assim que tal dizia para os amigos dele que o carro era dele. Quando soube disso mandei pastar. Mas reconheci o semelhante assim que bati os olhos..kkk

    É complicado essa coisa, eu preferiria mil vezes ficar sozinha à ter gente complicada junto, isso nem pensar.

    Mas tem gente que por dependência financeira ou emocional (a pior dependência ao meu ver) aceita qualquer coisa só para dizer que tem alguém, que eu acho que é pra dizer, duvido que seja por gostar de aguentar pessoa incompatível achando que pode mudar.

    Certo também que ninguém muda ninguém, ao mesmo tempo que ninguém é igual à ninguém, assim que um pouco temos que ceder para uma vivência harmônica, mas isso para ambos e se não for assim ou se for com mentiras ou problemas o melhor é se afastar mesmo. Mas poucos tem essa coragem. Porém os poucos que fazem sabe que é o melhor a se fazer...

    Na volta da páscoa uma colega de Santa Maria disse que veio do lado de uma mulher que ligava de 30 em 30 min para um cara de Bagé. E pelos livros da mão ou ela era psicóloga ou psiquiatra. Disse que depois a tal mulher puxou assunto: "ai, desculpa, é que minha vida não fica bem se eu não falo com ele, estamos há 7 meses juntos e ele é a razão da minha vida". Essa mulher não imagina o quanto falamos mal dela no almoço..kkkkkkk, ainda mais quando a colega falou "e depois que ela disse que era psiquiatra dai pensei: bahhh".

    Eu não me envolvo com essas pessoas complicadas, conheço algumas mas só convivo o obrigatório e deu, sem falar da minha vida nem querer saber da dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que determinadas pessoas gostam de viver de ilusão... fazer o que? quem sabe um dia aprendam o quanto vale ficar tranquila e em paz!!!

      Excluir
  2. Oi Ziula,

    Lendo seu post, mais especificamente a última frase, me lembrei de uma frase de Carlos Castanheda. Tá aqui:

    “Qualquer caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum – para si mesmo ou para os outros – abandoná-lo quando assim ordena o seu coração (...) Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o tantas vezes quantas julgar necessárias... Então, faça a si mesmo e apenas a si mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui importância alguma.”
    Carlos Castañeda, “Os ensinamentos de Don Juan”.

    Um abraço,

    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a frase! Se as pessoas ouvissem mais o coração certamente viveriam mais em paz!!!

      Excluir