domingo, 21 de abril de 2013

Vampiros de energia

Há alguns anos foi lançado um livro, não peçam que eu lembre o nome e respeitem minha pouca memória, sobre os vampiros de energia, pessoas que se aproximam para retirar toda sua energia, pois não conseguem retirar do universo esse fluído.

O pior é ser uma esponja como eu sou. Dia desses estava no trabalho e veio uma pessoa conversar, tentei sair ao pressentir o desastre, foi pedido que eu ficasse e mencionado que precisava contar tudo. Falou, falou e eu tentando em vão brincar para descontrair. Finalmente começou a chorar e finalmente eu consegui me desvencilhar da situação aprendendo que não devo ficar dando conversa. Pois bem. Desço a escada para ir embora e gentilmente cumprimento uma pessoa que eu sabia que estava com sérios problemas em família, ela começou a chorar e lá veio a conversa novamente. Resultado? Fiquei completamente acabada, cansada, efetivamente sem energia. Terminou? NÃO!!! Foi no trajeto para casa que bateram na traseira do meu carro.

E as pessoas agem assim deliberadamente? Não, também! Elas agem inconscientemente, buscando amparo e atenção. As duas que mencionei acima encontrei conversando depois dos encontros comigo e estavam rindo, quando eu estava arrasada.

Outro caso é o de uma pessoa que está sempre reclamando. Se tem o que fazer, reclama. Se não tem o que fazer, reclama. Se está feliz, reclama para não perder o costume. E como eu ficava? Do mesmo jeito já relatado acima.

Quais as providências que tomei? Aconselho, passo minha experiência e depois me afasto totalmente energizada, não permito mais que minha energia seja roubada dessa forma, afinal, já não sou tão equilibrada assim que possa ficar desperdiçando aquilo que com tanto custo tento manter.

Precisamos identificar esses vampiros e se não for possível afastar definitivamente é necessário que tenhamos muito cuidado ao ter esse contato. Por vezes fico imaginando uma redoma de luz dourada, azul, verde, arco-íris, de vidro, a me proteger e afastar a tentativa de roubo da minha energia.

Não é fácil, mas não é impossível.

Tem aquela coisa também de você fazer muito e muito por uma pessoa. Fazer por amor e não por esperar alguma retribuição. Em seguida, você não tem condições de fazer uma ou duas coisas e a pessoa já vem com quatro pedras na mão. Tenho também adotado o método de me afastar da pessoa, pensar que ela tem limitações e dificuldades, assim não me deixo atingir.

Muitos, na situação acima, ficam frustrados, com raiva e até começam uma discussão. Nada mais inútil discutir com pessoas desequilibradas e quem cobra muito do outro certamente não está desfrutando do equilíbrio. Procuro manter a certeza de que fiz o melhor que poderia fazer e não mais sinto culpa quando preciso dizer um "não" bem redondinho.

Você encontra muitos vampiros por aí? Como age com eles? Seria hora de minimalizar seu sentimento de culpa e deixar cada pessoa com seus próprios problemas?

4 comentários:

  1. Bem, uma boa forma de agir contra vampiros é ter alguns itens que eles não suportam, acho que é alho, cruz, estaca... rs

    Agora falando sério, a vez que bateram no meu carro eu estava dando carona para uma colega bem negativa assim, que vê problema em tudo, tudo está ruim. E ainda além da batida o ar condicionado não estava funcionando direito (antes estava perfeito)!!! Assim que no dia seguinte comentei com ela que não daria mais carona, que ela me dava prejuízo. Ela se ofendeu e nunca mais pediu. Tem horas que a carapuça serve direitinho.

    Tem outra também que nem vale a pena falar, daquelas bem invejosas mesmo. Até meu telefone não escapa do olho dela e o dia que não funcionar já saberei o motivo... nunca vi. Dai dou umas cortadas, ela se ofende e para selar isso a chefe resolveu que vou para uma sala justamente com essa pessoa!!!!!!!!! Tentei argumentar (na frente dessa) que não seria ideal pois era melhor eu ficar numa sala com a estagiária mesmo. Mas não adiantou nada...rs.

    Vou testar toda minha tolerância! E uma coisa é certa, me envolver com os problemas ou invejas da outra não vou, já acostumei que lá devemos ficar quietos e não falar que fizemos isso ou aquilo que a inveja corre solta.

    Eu não sei se a minha técnica é a melhor mas resolve, não me envolvo com problemas alheios e outra coisa é que sou muito séria, curta e grossa, dai isso afasta pessoas, mas no fundo sou boazinha, só não aparento..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só teria em casa o alho e assim a proteção seria mínima... rs
      Pessoas negativas nos trazem efeitos negativos se nos deixamos atingir. Já passei situações bem ruins com pessoas invejosas, hoje prefiro distância para não correr mais riscos.
      Eu sou muito de conversar demais, mas estou aprendendo a ficar mais em silêncio, com isso evito muitos transtornos.

      Excluir
  2. Oi, Ziula! Olha eu aqui!
    Vi o seu comentário no facebook, mas não estou tendo tempo de acessar a net fora do trabalho (aqui o face é bloqueado). Enfim, amiga, estou passando muita "aporrinhação" mas agora, estou chegando ao fim deste processo todo.
    Seu post tem tudo à ver com o meu atual momento. Tenho encontrado alguns vampiros (melhor, vampiras) que ui, assustam e roubam energia mesmo! Como se proteger disso? Tem uma figura que só reclama, reclama, affe! E aí, depois de encher o saco, sai feliz e contente. Credo!
    Já andei despistando, mas a pessoa quer sugar.
    Enfim...
    A grande novidade é que, finalmente, estou praticando o desapego. Como mudei de uma casa maior para uma menor, as minhas tralhas não estão cabendo lá. Aí, tenho separado coisas para doação. Já doei uma leva para o Exército da Salvação. A outra leva será doada para as Casas André Luiz.
    Confesso que não foi fácil desapegar. Mas, toda vez que eu escolho um objeto que, apesar de não estar usando, eu quero mantê-lo por algum motivo que não é plausível, eu penso: eu vou doar esse obejto, ele será vendido e ajudará tanto a pessoa que poderá comprá-lo por um preço menor, tanto à instituição de caridade. Aí, fico bem e consigo botar na caixa de donativos!
    Vamos nos falando. Vou voltar a visitar o seu blogue. Beijos. Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, percebo que estás voltando para esse mundo virtual e isso é muito bom. Você faz falta, menina!
      Como é difícil desapegar, não é mesmo? De qualquer forma, com certeza conseguimos, vá em frente!
      Beijos

      Excluir