sábado, 27 de abril de 2013

Visita à fábrica do Boticário

A programação do curso que vim fazer previa uma visita técnica às instalações fabris do Boticário. Interessante que em locais como esse todos os objetos que são permitidos tem uma utilidade e somente podem estar por ali em razão dessa utilidade, nada de supérfluo até para não atrapalhar.

Não, não estou defendendo que vivamos em um ambiente asséptico com cara de fábrica ou hospital, mas podemos muito bem simplificar e diminuir a quantidade de objetos que nos cercam, prezando a utilidade e mantendo aqueles "decorativos" que tenham algum valor sentimental.

Gostei muito da história do fundador do grupo. Tinha uma pequena farmácia de manipulação de cremes. Foi até São Paulo, comprou do Sílvio Santos 70.000 frascos vazios, aqueles utilizados no Acqua Fresca e depois em um perfume que tinha a cor azul (não lembro o nome nesse momento). Abriu uma loja no Aeroporto de Curitiba (que fica em São José dos Pinhais, rs) e hoje é essa potência que todos já ouviram falar.

Essa trajetória de vida nos mostra como é possível realizar sonhos. Manter o foco e acreditar em si mesmo. Está certo, concordo que não tenho esse espírito empreendedor e jamais chegaria perto de realizações tão imensas, mas dentro de minhas possibilidades e respeitada minha capacidade tenho conseguido muita coisa que sonhei.

Adorei também a história do perfume Lily Essence e o local onde é produzido. Em sala ficam as flores colocadas em água limpa, parece uma exposição. Os lírios, do tipo Stargazer, vem de Holambra, São Paulo, sendo que as pétalas somente são utilizadas depois que a flor desabrocha.

Abertas as flores, a fábrica inicia um processo muito antigo de produção de perfumes chamado enfleurage, criado pelos egípcios e aperfeiçoado pelos franceses, com um diferencial utilizando gordura vegeral, pois os criadores do processo utilizavam gordura animal e o Boticário não faz testes em animais e nem utiliza qualquer produto de origem animal.

As pétalas são colocadas em uma caixa de vidro e em cima uma placa de vidro com a gordura vegetal que vai "roubando" o perfume dessas pétalas, depois a gordura é "lavada" com álcool até que se obtenha a essência com a qual é feita o perfume.

Eu sei que essa história pode não interessar para as pessoas, entretanto adoro processos artesanais e resgate de processos do passado, sendo que esse não é mais usado em qualquer lugar, somente nessa fábrica.

O frasco do perfume é um show à parte. Sabe de uma coisa? Muitas pessoas terminam por dar valor somente aos perfumes importados e em casa, no Brasil, temos muita coisa boa, muita gente boa trabalhando e muitas empresas que merecem nosso reconhecimento.

Fiquei impressionada também com os dados relativos aos acidentes de trabalho, houve uma diminuição imensa nos últimos anos e os afastamentos são bem pequenos, o que indica a pouca incidência de acidentes graves. Além disso muitos benefícios sequer previstos em lei são assegurados aos empregados. Pareceu uma empresa preocupada com o bem estar de seus empregados.

Isso não é um publipost, nem uma certidão de que a empresa é ótima nos aspectos que mencionei, mesmo porque seque conheço a real história trabalhista dela, registro apenas as impressões que tive após a visita.







6 comentários:

  1. É impressionante o faro que algumas pessoas tem para negócio né... isso mostra que com determinação e gostando do que faz dá pra ter sucesso, claro que um pouco de sorte também é necessário.

    Uma vez um amigo escrivão da PF veio com "Adri, não me aguentei e perguntei o perfume da delegada, o cheiro era tri bom", dai eu, curiosa (não inveja, claro) perguntei qual era. Ele: "tu não vai acreditar, mas ela pediu para eu não contar para ninguém".

    Entre a vontade de mandar ele se catar por atiçar minha curiosidade e depois ficar se fazendo perguntei qual e quando respondeu "Tá, é do boticário, mas ela não quis dizer o nome, só disse para não falar e ficou toda feliz que eu perguntei".

    Eu ainda tenho curiosidade de saber o nome mas né, com esses meus amigos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que as pessoas tem vergonha de usar produtos nacionais??? rs

      Minha filha somente aceitava perfume importado, depois que contei toda a história do Lily ela ficou toda empolgada, achou o frasco lindo e estava saindo hoje à noite quando voltou correndo "vou passar seu perfume novo"... será efeito psicológico??? rs

      Olha, o perfume é muito bom mesmo!!!

      Excluir
  2. Oi Ziula, o Boticário é uma empresa que tem minha simpatia também, fui conhecer o museu deles em Curitiba e fiquei encantada. Resgatar essa técnica artesanal tão difícil e demorada num produto nacional, no mínimo demonstra certa sensibilidade da indústria. Fiquei curiosa pra sentir o cheiro... Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, quando escrevi o post estava em Curitiba, com as roupas impregnadas do perfume que estava usando e esperei chegar em casa para experimentar. Minha pele é meio chata e altera o cheiro facilmente. Certa vez uma menina estava usando um perfume que tinha o mesmo cheiro do Eau de Rochas, perfume que usei por mais de dezessete anos, era o Acqua Fresca, experimentei e não deu certo, mudou totalmente.

      O Lily tem um perfume delicioso e suave, muito gostoso mesmo!!!

      Outra coisa que eles falaram foi sobre o "fixador". Sempre ouvi dizer que os perfumes importados duravam mais tempo na pele em razão do tal fixador de origem animal. Eles explicaram que perfumes não usam qualquer fixador, pois é a quantidade da essência que faz com que fique mais tempo na pele.

      Excluir
  3. É....está aí um dos meus pontos fracos: perfume!!! rssrsrsrs
    A história de O Boticário realmente é fantástica!!! Sempre admirei...tem gente que realmente é empreendedor...
    E eu acredito que muitas pessoas têm preconceito contra perfumes nacionais...bobagem!
    Perfume é coisa de pele mesmo,e gosto...
    Não tenho esse perfume não, mas já senti e realmente é muito bom!!!

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui me curar dos perfumes... rs... usei todos até o final sem comprar novos... E esse é muito bom, estou adorando!!!

      Excluir