terça-feira, 29 de outubro de 2013

Coqueluche, tosse comprida ou tosse dos cem dias!

Quando o Pedro começou com a folia da tosse, há aproximadamente setenta e cinco dias, minha diarista, uma senhorinha de sessenta anos, não teve dúvidas e lascou:

- Esse menino está com tosse comprida!
- Menina, isso não existe mais.

Sétima profissional, uma alergista, consultada após diversos tratamentos com antibióticos, anti inflamatórios e corticóides, e o diagnóstico:

- Coqueluche, tosse comprida ou tosse dos cem dias como é mais conhecida.

Tratamento? Somente alguns paliativos, é preciso esperar que a tosse vá embora.

Não tive dúvida,  cheguei em casa e fui consultar Dona Maria:

- Qual o tratamento?
- Leite de égua, mas acho que ele não vai tomar sabendo o que é!
- Nem é esse o problema, onde vou achar leite de égua?

Pois é. Todos os tratamento feitos com homeopatia e também alopatia somente tinham um resultado provisório e pequeno. Esse último tinha  inalação com corticóide por cinco dias, associado a outro medicamento por dez dias e outro por quatorze dias. Quando o remédio dos dez dias acabou a tosse já iniciou novamente, meio tímida, mas começou e quando o antibiótico terminou na sexta-feira a tosse voltou com toda sua força.

Mencionou a alergista que algum dos medicamentos estavam dando um certo conforto, mesmo assim não podem ser tomados direto e é preciso ter paciência.
Achei relatos no google que desde 2010 a doença esquecida há mais de trinta anos está voltando e não está havendo a divulgação e o esclarecimento necessário dos pacientes e médicos, terminando o doente por fazer tratamentos e mais tratamentos que não solucionam o problema porque esse não tem realmente solução: é preciso esperar.

Outras matérias encontradas aqui e aqui.

Está complicado mesmo! Pelo menos acho que está na fase final!

14 comentários:

  1. Que bom que pelo menos agora tem um diagnóstico.
    O problema de alertar sobre doenças é que gera pânico e superlotação nos hospitais, mas pelo menos os médicos deviam estar atentos.
    Desejo melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debora, o diagnóstico pelo menos deixa a gente mais tranquila e parece que auxiliou para a tosse ir embora. Pareceu coerente o que a médica falou, pois nenhum tratamento com antibiótico tinha resolvido o problema.
      Agora ele já está bem!

      Excluir
  2. Oi Ziula
    Eu só tomo medicamentos naturais ou homeopáticos. Paralelamente faço uma avaliação da psicossomática da doença. Eu acredito que as doenças são psiocoemossonais. Caso não seja atenta alguma emoção esta materializa no corpo. Há bibliografia sobre o assunto, a conhecida Louise Hay, Lise Bourbeaux ou Rudiger Dahlke, são alguns dos autores que leio frequentemente. Com a minha familia resulta. O ponto de partida é analisar "o que é que se estava a passar na minha vida quando a tosse apareceu pela primeira vez?"
    Acho que retirar os laticínios de vaca também pode ser útil, pois aumentam a produção de mucosidades. O leite de cabra é um bom substituto pois é mais parecido ao leite humano e o nosso corpo assimila melhor.
    Esta é a minha filosofia de vida!
    beijinho e boas melhoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Margarida, o Pedro faz questão de homeopatia e recusava qualquer outro remédio, entretanto o pânico foi tanto que ele tomava o que o médico mandava... rs... Também acredito nessa causa das doenças e, nesse aspecto, também o osteopata tinha razão, o Pedro estava curando e aceitando Londrina... No final tudo deu certo...
      Ainda estou na luta com o leite, mas as crianças fazem questão de tomar o leitinho pela manhã e eu também.. rs...

      Beijos

      Excluir
  3. Nossa, que coisa intrigante. Vou ver isso. Essas doenças "antigas" médico de hoje não sabe mesmo. Uma bobagem mais eu tenho um amigo que viajou para o mato e voltou com berne, ninguem no Rio sabia o que era, acharam que era alergia, erisipela sei lá o quê. Minha mãe achou que era berne e falou para ele ir para cidade do interior no pronto socorro e deu certo, não só sabiam identificar o que era como souberam tirar o bicho sem despedaçá-lo, para evitar infecção. Que bom que resolveu a situação do Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que essa doença nem existia mais!!! Essa do berne passei uma situação engraçada, se não fosse trágica, com meu pai. Pegou um berne na fazenda, minha mãe espremeu, o bicho morreu e lá ficou. Quando cheguei para visitar já estava uma bola no peito e eles diziam que não sabiam o que era. Levei para o hospital e o médico fez uma pequena cirurgia para extrair o bicho. Resumindo: o homem poderia ter morrido de infecção generalizada com aquele bicho morto dentro.
      O Pedro está bem agora!!!

      Excluir
  4. Ziula, impressionante como não pensei nisso... aqui na unidade tem um monte de crianças com coqueluche!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, parece um diagnóstico pouco provável, mas se demonstrou correto!

      Excluir
  5. Qrda Ziula:

    Tão desenvolvidos e tão «modernos» que somos, sabemos tanto e ao mesmo tempo já esquecemos o básico...Sabias que na Europa, não há praticamente crianças que nasçam ao fim-de-semana: só de cesariana? E que, quando o bebé não está «encaixado» de cabeça para baixo, pronto a nascer, os médicos já não sabem «dar a volta» ao bebé antes do parto com uma massagem, como o faziam dantes, e vão logo para a cesariana? E que o dengue já não é identificável pela maioria dos médicos?

    Vê se o Pedrinho precisa de vitaminas ou de fortificantes naturais. As melhoras dele e também tuas. Bjs, M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdemos o contato com coisas básicas! Isso é preocupante!

      Agimos no automático e terminamos por ter prejuízos. Ontem mesmo fui sair da garagem e o carro estava de frente para a saída, pois bem, consegui bater a lateral no pilar! Pura falta de atenção!

      O Pedro está bem, obrigada pelos votos de melhora! E obrigada pelas orações!

      Beijos

      Excluir
  6. Ziula, tive "tosse comprida" na infância (muiiito tempo atrás rs). Depois de muiitas visitas a hospitais e muitas madrugadas tomando injeções na farmácia, alguém indicou à minha mãe chá de eucalipto com óleo de mamona, O cheiro do óleo de mamona é bem forte, mas não é tão ruim. Mas em vista do bactrin "sabor" coco que tomei por tanto tempo e das injeções de benzetacil, sem resultados, o óleo de mamona foi tranquilo rs. Espero que o leite de égua dê jeito e Pedro fique bom logo. Mas deixou a dica da minha cura rs. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro já estava tomando óleo de mamona e o leite de égua não achei... rs...

      Felizmente passou o pior!!!

      Beijos

      Excluir
  7. Agora que sabem o que é fica mais fácil tratar. Independentemente da forma do tratamento, o exame laboratorial é imprescindível pra saber o que tem e tão imprescindível quanto é um médico alergista até pra saber se a medicação não vai piorar. E é uma coisa que a gente faz só meio na marra né, por livre e espontânea vontade, ao menos eu, passo bem longe.

    Certa época tive um problema e dai fui na Santa Casa que era perto de casa, o médico não deixou eu voltar sem fazer uns exames e meu irmão tinha ido junto e eu tentei usar isso a meu favor pra ir embora e o cara não deixou, eu dizia que tinha que trabalhar no dia seguinte e nada, estava com raiva daquele médico já, pensando em tudo que tinha que fazer no dia seguinte e se eu não durmo 8 horas fico mais chata que o meu natural, mas se ele deixasse eu sair até hoje talvez não tivesse feito os exames.. rs. Tanto que há muitos anos me mandaram ir no alergista e até hoje não fui, devia pois quando vão receitar uma medicação perguntam se somos alérgicos né? Eu só sei que sou alérgica a um medicamento, que vi na prática que nem respirava, agora o resto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cabeça é uma coisa impressionante. Diagnóstico bem explicado e a tosse começou a ir embora!!!

      Excluir