terça-feira, 22 de abril de 2014

Pensamentos obsessivos e medicamentos...

Uma leitora perguntou se uso medicamentos e se houve alteração deles, eu ia responder que não uso qualquer medicamento nem faço terapia, mas seria uma resposta simplista e que desconsideraria todo um passado.

O meu espanto pela extinção dos diálogos mentais, das conversas infindáveis dentro da minha mente, dos ensaios do que seria dito para o outro, é que aconteceu sem que eu esperasse e deve ser resultado de anos e mais anos de ensaios.

Tenho toda uma história de busca pela eliminação de comportamentos que não me agradam. Anos e anos de terapia, psicoterapia, terapia comportamental, terapia freudiana, terapia holística e por aí vai.

Atualmente não faço nenhuma e penso ter sido suficiente, pelo menos até aqui, quase duas décadas de terapias e mais terapias e buscas e mais buscas.

Nesse caminho penso que também a religião ajuda muito. Estudar os postulados da sua religião ou conhecer outra religião que lhe traga as respostas que você tanto procura.

Muitos e muitos livros de autoajuda. Tem quem não suporte esse tipo de literatura, entretanto muito me ajudou.

Não é um caminho lento e cada pessoa tem seu tempo, tudo dependendo da sua maleabilidade para mudar, das suas experiências passadas, da sua fé nos profissionais da saúde e na sua religião.

Eu tinha uma psicóloga que dizia que não existe distúrbio mental que não esteja acompanhado de um distúrbio espiritual, deixando sempre claro que a pessoa deveria ter uma religião e seguir seus ensinamentos isso juntamente com a terapia com psicólogo. Penso que é uma excelente abordagem e para mim teve um grande efeito.

Necessário que não se tenha pressa e sejam respeitados os próprios limites. Da mesma forma que o consumo, não chegamos à uma situação de desequilíbrio emocional de uma hora para outra e também não sairemos dele através de um passe de mágica, é preciso muito persistência, muito trabalho, muita disciplina e muita vontade, o resto somente o tempo para se encarregar de apresentar as respostas e o novo equilíbrio que deve ser monitorado com muito carinho e para sempre.

2 comentários:

  1. Ziula, penso que a resposta está dentro de você. Novo equilíbrio, significa nova busca, nova tentativa. São muitos os dilemas que nos perseguem todos os dias. Creio que está bem próximo de você obter uma resposta às suas dúvidas.
    Seguir uma religião é bem saudável, mais importante que isso é colocar Deus sempre à frente de tudo. Na igreja, como em toda comunidade, tem grupos de pessoas: adoradores, fanáticos, ouvintes, líderes, simpatizantes. O bom é vc se identificar com o grupo certo. Aí, a coisa flui que é uma beleza.
    Caso contrário, terapia nenhuma te fará uma pessoa plena.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, é preciso sempre estar em busca de respostas!

      Beijos

      Excluir