sábado, 5 de abril de 2014

Quinze minutos por dia para o destralhe!

Recebi esse comentário no post "Não posso! Não consigo!":

"Olá ziula.as vezes parece que dá mais trabalho começar a fazer do que continuar fazendo. Há bastante tempo tenho feito destralhe e acho que de muitos cômodos já está próximo do ideal, mas parece que nunca acaba. Quando estou sem disposição faço uma gaveta somente e depois mais uma, até que concluo. Fazendo um pouco cada dia ajuda demais. E sempre com a inspiração do seu blog. Bjs"

E como podem ter visto na postagem sobre o banheiro: BASTA COMEÇAR!

As pessoas olham a bagunça e por vezes desanimam! Tem dias em que desanimo também! Aquele monte de louça na pia, aquele monte de roupa para lavar, pendurar e guardar, aquele monte de papéis para organizar! Parece que nunca vai ter fim!

Nesses dias piores uso o módulo de quinze minutos e fico impressionada com o tanto que consigo fazer. Não importa, como diz a leitora, se é uma gaveta, pois pelo menos é algo que fiz e um local que ficará organizado e destralhado.

Penso que o destralhe é tão difícil em razão do conteúdo emocional que as coisas acabam agregando. Então, coragem!!! E persista e insista a cada dia! Ao final de um tempo comece a colher a alegria de ver resultados no seu trabalho, na sua disciplina e no seu esforço!

Mas... não esqueça... casa é um ser vivo e é preciso vigiar diarimente, pois assim como tiramos itens terminamos por guardar outros desnecessários... é a vida e o costume... 

10 comentários:

  1. É assim mesmo, exatamente assim. Se a gente cochilar...a maré leva. As coisas se multiplicam muito rapidamente. A persistência tem que ser diária. Como que tomar banho!!!rsrsrs.
    Como saí para trabalhar a semana inteira, hoje, sábado, nem sei por onde começar!!!
    Vou experimentar os 15 minutos, finalmente.
    Tomara que dê certo para mim, estou quase desesperada. Até o carro está cheio de coisas...socorro!!!

    Beijos amigablog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, nem me fale!!! Também trabalhei a semana toda, ainda fui para Curitiba e para completar teve a terceira festa de aniversário do Pedro para finalizar as comemorações... estou exausta... quinta-feira à tarde quando voltei de Curitiba constatei tristemente que a diarista não veio, então ao invés de esbravejar comecei a usar módulos de quinze minutos... a casa ainda está um nojo apesar de eu já ter limpado muita coisa... o final de semana será tenso!!!

      Excluir
  2. Oi Ziula
    Acabo de conhecer seu cantinho! E vou ficar por aqui :)

    Desde que mudei pra minha nova casinha, tenho tentado levar pra ela esse conceito... ainda há muita coisa pra destralhar, mas creio q estou conseguindo mantê-la o mínimo de organizada, já que trabalho fora o dia inteiro!

    Gostaria de convidá-la pra conhecer minha casinha, assim que puder!
    Bjos!

    Blog Cris - a Dona da Casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, seja bem vinda por aqui...
      Visitei seu blog e adorei!

      Excluir
  3. Olá Ziula!! Primeiramente, fico tão feliz quando você cita algum comentário meu no blog. Parece bobagem, mas me sinto lisonjeada e além disso gosto de dividir minhas experiências já que ser mais minimalista ajudou tanta coisa na minha vida, otimizou meu tempo e me possibilitou fazer mais coisas e aproveitar mais.
    Segundo, que este método dos quinze minutos é bom demais!! Pois parece pouco tempo, mas dá um efeito danado na casa e com menos sensação de caos. Enfim, sempre aprendo muito com você e com os comentários das outras leitoras. Acho esta interação virtual muito bacana. Abs, ceci.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, acho que não citei seu nome porque o cometário apareceu para mim como anônimo rs... mas já deu para perceber que adoro seus comentários...

      Adoro os quinze minutos...

      Abraços

      Excluir
  4. Achei bem forte a definição "a casa é um ser vivo", nunca pensei assim. Embora já tenha pensado como um lugar importante, um retrato de nosso interior, essa definição é diferente, forte e me fez pensar em mtas coisas.
    Bjsssss e ótimo domingo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, parece mesmo um ser vivo e às vezes um monstro... rs... a gente arruma, arruma, limpa, limpa outra vez e tudo fica como estava antes do nosso trabalho... rs

      Beijos e ótimos dias para você!

      Excluir
  5. Realmente o problema é começar.

    É como fazer exercícios, fazer nem é ruim, mas só de pensar cansa, o iniciar cansa.

    Semana passada o balcão da sala estava uma zona e eu não achava um papel importante. Tive que arrumar e ia sair, mas antes de sair tirei tudo da parte de papéis e livros que tem ali, em virtude do tamanho e uma série de fatores, ali é dividido e em locais onde seria só para louças essas ocupam 1/3, o resto é material de estudo, trabalho, e alguns programas de pc ou dvds ou jogos.

    Bem, arrumei 2/3 em pouquíssimo tempo, achei o que precisava e agora está a mão tudo de certa forma fácil de achar. E pra isso saiu 2 sacolas de supermercado com lixos, era passagem velha impressa e já usada, era um livro inútil que tinha uma coisa absurda desatualizada e foi fora, mais me atrapalha do que ajuda aquilo, apostila da pós, mesmo com kindle eu insisti em imprirmir e gastei tonner e encadernação a toa, pois acabo vendo pelo computador e no kindle.

    Mas depois que a gente incorpora certos hábitos, fica mais fácil contornar a situação mesmo que ela tenha fugido do controle... mas o melhor é não acumular, principalmente louça suja... pois já é um saco lavar poucas, se acumular então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, vejo por mim: por vezes deixo de começar alguma coisa achando que vai demorar demais e se uso os quinze minutos é que percebo como era simples...

      Louça suja não deixo na pia... e agora com ajuda está mais fácil também...

      Excluir