sábado, 6 de setembro de 2014

Casa minimalista...

Uma casa minimalista para mim é aquela onde não há uma desorganização visual que me cause estresse, irritação e me faça não gostar do ambiente onde estou.Também seria um local aberto com poucas coisas à vista.

Entretanto, em prejuízo da segunda idéia, precisei "compartimentar" minha cozinha/corredor/área de serviço. A cozinha fica à direita exatamente na entrada do apartamento e era possível visualizar junto a área de serviço. Não tem um santo dia onde eu não precise estender roupas e separar o lixo reciclável para depois levá-lo embora. Então, a coisa toda ficava assim e à mostra:

Mais uma vez lembrei que para que se estabeleça a ordem é necessário o caos e essa lembrança certamente me servirá para outras situações:
 

E, finalmente, tudo ficou lindo, arrumado e a bagunça temporária de roupas/lixo devidamente escondida de mim:













Sinceramente não consigo ficar em paz com uma casa caótica e não há solução efetiva de organização da área de serviço para que ela fique vinte e quatro horas por dia arrumada.

Espero que assim a cada dia fique tudo menos estressante. Tenho problema com bagunça e passo o tempo todo colocando alguma coisa no lugar ou arrumando alguma coisa. Posso ter algumas outras coisas mais importantes a fazer, mas quando vejo coisas atiradas ou desarrumadas perco o foco e parece que isso me chama a tentar colocar ordem. Com a área de serviço escondida será menos uma distração.

Os objetos decorativos são poucos, logo há poucas coisas que preciso reorganizar e limpar nesse aspecto. Não quero mais um ambiente entulhado.

Está parecendo, até que eu mude de ideia, que não tenho móveis que não sejam essenciais, por exemplo, as poltronas e mesa da sacada já foram embora e substituídas por única cadeira o que deixa mais aberto e fácil o ambiente na hora de lavar e tenho que lavar todos os dias em razão dos cachorros. Somado a isso, o Taylor, aquele lindo buldogue francês, não se acertou com as tais poltronas e não resistir comer o estofamento todos os dias, sendo que tal fato também me causava um certo estresse.

Certa feita eu tinha uma coleção de "bibelôs", pecinhas pequenas que causavam gastura só de lembrar que tinha que tirar o pó. Hoje tenho apenas uns poucos objetos maiores fáceis de limpar.

Tenho priorizado a cada dia a qualidade em vez da quantidade. Tudo que mantenho é porque efetivamente gosto e me trazem boas sensações.

Como você decide o que fica na sua casa?

8 comentários:

  1. Penso exactamente como vc Ziula!
    sempre te leio e poucas vezes consigo comentar
    mas tbm nao consigo viver numa casa q me cause sensaçao de estresse ao olhar a tal desorganizaçao, afff.
    Eu tive de me mudar para a casa da minha mae, porque vamos construir a nossa propria e nao podemos pagar aluguel e emprestimo ao mesmo tempo.
    Entao tive de colocar A CASA TODA, em DOIS comodos. Imagina meu estresse.
    Fiquei mais de um mes com tudo amontoado, ate q nao aguentei mais, e comecei a encaixotar tudo de novo e levar pra casa da minha finada avò q està so com os moveis dela, mas nao mora ninguem là. Vc nao imagina o alivio q eu senti, ao poder transitar melhor pelo meu quarto, minhas estantes estao com coisas q realmente preciso. Fiz um destralhe enorme, q descrevi no blog cada vez q fazia, e olha, meu quarto ta OK, so q minha sala-cozinha.tudojunto, ainda nao consigo sentir aquela leveza sabe, porque por mais q tenha tirado tudo q nao precisa, o comodo è pequeno e as coisas estao apertadas. A mesa onde estou escrevendo agora esta grudada na pia de lavar, pra q vc tenha uma ideia. E isso me gera mto desconforto. E uma mesa retangular e eu gostaria de mudar por uma redonda, mas infelizmente no momento nao posso, estou cheia de crediarios e uma de minhas metas e acabar com os compromissos. Nao chamo dividas pq todos os meses pago certinho, entao aos poucos vamos nos organizando....
    Na verdade EU vou organizando rsrs
    e è super dificil pq tenho uma menina de tres anos e um bebe q vai fazer 15 meses, sempre tem brinquedos espalhados e sempre è dificil limpar com eles aqui em casa. Nenhum vai a escolinha ainda.
    Bom escrevi um trem , desculpe. mas gosto mto do seu blog, sempre q leio me identifico.
    bjus
    Luiza.
    linhasdamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiza, vou lendo blogs e fico pensando em responder, mas é tudo tão rápido e às vezes estou no celular... enfim... termino por não comentar e são blogs ótimos de pessoas que gosto muito da forma como escrevem... isso me deixa algum pesar, isso porque não fosse a Adriana no meu blog que no início comentava e mandava e-mails eu terminaria por esquecer esse espaço por desconhecer a importância que tem para outras pessoas.
      Tem certas ocasiões em que penso que escrevo bobagens e lá vem um e-mail falando alguma coisa...
      Penso que mesmo em um espaço pequeno é possível ser organizada, a questão toda é que mantemos várias coisas que não precisamos... apenas por costume... as coisas que ainda não consigo desapegar tenho colocado em lugares altos e sempre revisito esses lugares a fim de destralhar... tem dado certo... ainda assim tenho várias e várias coisas a vista...
      O sonho da casa própria tem que ser perseguido a todo custo... e a qualquer custo... morar com sua mãe é temporário e tenhas certeza que a recompensa virá.... o problema é que somos de certa forma imediatistas e queremos evitar um suposto "sofrimento" que na realidade nada mais é do que experiência acumulada e necessária.
      Apareça sempre!
      Beijos

      Excluir
  2. Tapaste a bagunça então? rs

    Bah, se tem uma coisa que eu não gosto é cozinha junto com a área de serviço, embora tenha isso aqui e a tendência nesses aptos novos é tudo assim, já vi dois aptos que fecharam também, mas achava que era pra não ter aquele stress de fazer comida e ficar cheiro de comida nas roupas... mas pelo que entendi, no teu foi para esconder a bagunça...rs

    Eu não gosto de bagunça também, embora as vezes o faça, mas que isso irrita no dia a dia e tira a concentração ou a gente se atrapalha, isso sim e muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, ainda bem que não enxergo mais... dava um nervoso!!!
      Não sei quanto ao cheiro de comida na roupa em razão de ser muito próximo, mas para a bagunça resolveu e muito...

      Excluir
  3. Então vc colocou uma porta de correr para esconder a área? ficou ótimo. O que eu faço para decidir o que fica na minha casa? Bom eu considero primeiro que eu só tenho metade de uma casa para decidir. Temos um quarto em comum e cada um tem o seu escritório, que seriam os dois outros quartos. Eu jogo muita coisa fora, no lixo mesmo. Roupas de lingerie tinha milhares, umas grandes, outras apertadas, outras querendo estragar. Voltei de viagem ontem e a maioria que levei (já com essa intenção) deixei no lixo de cada um dos três hotéis que fiquei, não lavei nada. Só voltaram as em perfeito estado. Idem camisetas totalmente brancas, meias, calças de malha. Já tinha deixado separado uma embalagem de edredom inteira cheia de coisas para o jardineiro levar e ele ainda não levou, se demorar vou levar para alguma caridade. Meu escritório em casa joguei fora tudo que era material jurídico como apostilas e leis que tinha impresso. Só ficaram os livros mesmo. Direito penal mandei tudo, livros e apostilas para meu irmão que usa para trabalho ou se não repassa para alguém. Quando ao outro escritório da outra parte, nem tem como entrar pois tem todas as paredes ocupadas de livros e lps, no chão tem caixas que trouxe da casa da mãe, bem como tudo o que comprou agora na Beatleweek e nem tem discussão quanto a esse acúmulo. A cozinha dei tudo o que não usava como torradeira, um troço que faz legumes no vapor (nunca usado), louças de plástico em mau estado e muitos copos de modelos avulsos pois o conjunto quebrou. E os pires sem xícara? dei mais de dez, estavam virando apoio de vela, de restos de comida e até prato de sobremesa. Vamos abrindo espaço conforme vai sendo possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei do resultado da porta...

      Realmente o destralhe tem que ser constante, mas somente onde mandamos... rs... paciência com a bagunça dos outros, né?

      Excluir
  4. Complementando: Como moro em condomínio um esporte que meu marido adora praticar é catar lixo de "rico". Ele já achou cadeiras de jardim em madeira, grades e um objeto que flutua e coloca o cloro na piscina. Só fiquei com o negócio do cloro o resto mandou para a sogra. Espero que peguem o meu lixo de rica e mandem para bem longe de mim também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ishi... não sei o que seria de mim se continuasse prestando atenção nesses lixos de rico... uma vez peguei uma cristaleira no meio da rua... rs... e está lá em casa até hoje... sorte que aqui em Londrina não tenho espaço para mais nada... rs

      Excluir