quarta-feira, 10 de junho de 2015

"Bagunceiros Compulsivos"

A Gabriela comentou aqui no blog e pediu dicas de como lidar com "bagunceiros compulsivos" sem criar barraco e lá vamos nós. Aliás, por gentileza sugiram assuntos porque a pessoa aqui está completamente sem ideias.

Péssima notícia: bagunceiros e acumuladores compulsivos não tem cura, exceto se eles resolverem ter uma vida diferente e isso é interno, não há nada que você, Gabriela, possa fazer.

Ninguém muda ninguém e não conseguimos fazer com que uma pessoa desorganizada se torne organizada simplesmente porque queremos. Sempre acredito que chega um momento em que esse tipo de pessoa toma consciência e resolve se organizar, mas daí a exigir... é impossível, estressante e acaba com qualquer relacionamento.

Dia desses minha filha observou como estou sempre colocando tudo no lugar e como sei onde está cada coisa. É uma necessidade minha, não consigo ficar tranquila ou sentar se tudo estiver o caos. Verdade que às vezes demoro para enfrentar uma área de bagunça mais crítica, entretanto sempre dou um jeito e na maioria dos casos evito deixar a bagunça tomar conta mesmo quando não estou bem de saúde.

Minha filha ponderou que não se incomoda com bagunça e que sobre ela não tem qualquer efeito. É o jeito dela e tenho certeza de que o dia que precisar tomar conta de tudo sozinha será organizada pelo exemplo, mas não pela imposição.

Então, se puder dar um conselho - e se conselho fosse bom a gente não dava, vendia - diria que é bom não ressaltar essa característica de "bagunceiro", deixar as coisas andarem como são. Afinal, cada pessoa é de um jeito. Acredito que podemos dizer como gostamos e como fazemos, sempre utilizando a primeira pessoa, sem entonação de acusação e sem apontar o dedo. Lembre-se: sempre que você aponta o dedo para uma pessoa, tem pelo menos três apontados para você.

O que eu faço quando convivo com pessoas bagunceiras é fechar a porta do cômodo que a pessoa utiliza para essa bagunça. Se a bagunça é feita pela casa, simplesmente "jogo" as coisas da pessoa desorganizada no seu cômodo. E assim vou fazendo até o ponto que aguento saber que atrás daquela porta tem bagunça. Depois, eu mesma vou e organizo... o que dura até a próxima bagunça.

Importante observar também que as pessoas tem noções diversas para organização e, o que para mim pode parecer desorganizado, para a outra pessoa pode estar organizado e ela se encontra.

Finalmente, solução não tem. Conversa ajuda muito. E, acaso não aguente, arrume ou não deixe acumular pelo menos as coisas menos importantes e que a pessoa não se importa sejam jogadas fora.


6 comentários:

  1. KKKKK sim estou ciente que não tem cura possível no horizonte. Ele ocupou parte da sala com sacos/sacolas de coisas que nem sei bem o que são, invadindo a "área comum" da casa e peguei as sacolas e joguei de volta no escritório dele (cada um tem o seu). Aí ele pegou as sacolas e escondeu dentro do piano, que é dele (mas está na sala). O piano está com som abafado de tuba, acho que perdeu a afinação. Acho que é genético, um primo dele mora num apartamento de três quartos e um dos quartos está inutilizado, não tem nem como entrar, sorte que é no final do corredor, aí ninguém sofre com a visão do caos.

    ResponderExcluir
  2. Alem de nao mudarmos o outro voce ressaltou um ponto super importante, o conceito de organizacao/desorganizacao eh subjetivo.
    Eu estou no grupo das pessoas que nao sofrem com bagunca, durmo tranquilamente com os pratos sujos na pia, nao me incomodo com cama desarrumada. Ja minha mae eh o oposto e isso sempre foi um problema, quando sai de casa eu mantive meu jeito de ser, e ela ficava horrorizada porque minha casa era uma bagunca, e para mim estava tudo arrumado. Isso gerava sempre confusao porque ela queria que eu arrumasse, na verdade, era o conceito dela de organizacao que era bem distinto do meu. Foi preciso sentar e ter uma conversa para ela deixar de interferir na minha casa, e por outro lado eu nao bagunco a casa dela.
    Enfim, nao acho queo meu jeito de ser eh pior ou melhor que o dela, apenas somos diferentes na forma de lidar com a organizacao da casa.
    Abraco

    ResponderExcluir
  3. No meu caso, não moro com minha mãe mas quando vou na casa dela me sinto mal... já é idosa e não conta com funcionária para ajudá-la. Eu tento arrumar mas está difícil. A casa está uma bagunça e tem muita coisa, muita coisa mesmo. Coisas que são guardadas para o caso dela precisar algum dia. Coisas antigas que ninguém mais quer, enfeites partidos e colados que ela não joga fora porque são "de valor". Por exemplo, bandejas de prata que já estão pretas e perderam a cor e que ela diz que "um dia vou levar para dar um banho de prata". Toalhas de linho que ela não usa porque dão muito trabalho para lavar e passar e também porque não faz mais almoços e jantares em casa mas também não quer se desfazer. Um dia encontrei duas taças quebradas dentro de um armário. Perguntei pq ela estava guardando já que não tinham conserto e ela disse que era porque eram de cristal. Parafusos, torneiras, lampâdas, colchões, almofadas, cortinas, papéis super antigos, é tanta coisa ... O quarto de empregada está cheio de coisas. Fora as coisas que não são dela e que os filhos despejam lá.
    Tenho conseguido aos poucos tirar algumas coisas. Ontem mesmo. Também já consegui fazer com que ela colocasse algumas coisas para vender. Fico com pena porque ela está depressiva, parece que desgostosa da vida, sem ânimo para nada. Simplesmente vai deixando as coisas se acumularem e não se importa. Ela é de uma época que os enxovais de casamento eram assim, muita coisa de linho, prataria, cristais ... e fica difícil se desapegar.
    Eu disse a ela que estou tentando ajudar e que tenho certeza de que quando a casa dela estiver organizada e livre das tralhas ela vai se sentir muito melhor. Mas ela não acredita que tralha e bagunça possam fazer tanto mal a uma pessoa. Inclusive ela não acha que tem tralha em casa e fica reclamando que eu estou “jogando fora as coisas dela”.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, as coisas de prata podem voltar à cor normal (saindo o preto) limpando com um pano seco com pasta de dente. Aprendi com uma amiga dona de loja de jóias de prata e comigo funciona.

    ResponderExcluir
  5. Oi Gabriela, acho que no caso das coisas da minha mãe (bandejas, castiçais, etc) as coisas não tem mais jeito... só banho de prata mesmo. Sabe, as peças não estão só escuras, não sei explicar... tem uma coloração diferente, parecendo que estão descascadas, não sei ao certo....

    ResponderExcluir
  6. A filha de um primo meu colocou numa rede social hoje uma bobagem daquelas dizendo num quadro "não aguento ver a bagunça do meu quarto", no de baixo era "vou apagar a luz". rs

    Acho também que o caminho é como falastes de que pode aprender pelo exemplo e não pela imposição, pela imposição a pessoa pode ficar até traumatizada e depois bagunçar por gosto.

    Essa de colocar no cômodo, com meu irmão eu fazia isso de juntar tudo e botar no quarto dele, ele ficava tão brabo comigo, mas resolvia, ele tinha mania de comprar um negócio na feira que vinha num isopor pequeno, e já tinha uma tonelada do tal isopor, mas nem tive dúvidas, disse que ia por fora e não deixou que estava juntando pra entregar na feira, disse pra levar lá então, não levou, foi parar tudo lá no quarto dele que depois tirou e levou e nunca mais juntou o isopor, acho que já pedia sem porque sabia que eu ia por de novo no quarto dele, isso ele pegou com a mãe, ela faz isso também, mas ela tem mais espaço, nós dois num apartamento pequeno não dava pra aguentar, ele deu umas ensaiadas depois em outras coisas mas era eu perguntar o que era que depois sumia, acho que entregava antes de acumular novamente. Aqui fiz a mesma coisa e do lado da pessoa toda sua bagunça que acabou comprando um puff baú grande para os pés da cama e lá dentro ficou as coisas. E quando uma bagunça acarreta problemas? Tenho 3 colegas que adoram uma bagunça nas mesas e uma deixou um negócio lá com multa diária ir às alturas porque tinha ficado na mesa dela e esqueceu, eu enquanto aquelas coisas estão na minha mesa tento ver o que tem que fazer e jogo no arquivo, dai não tem perigo de não acharem por não mexer nas coisas e depois dar problema. E muita gente tem bagunça extrema que causa até problemas de saúde e financeiros sendo que ali tem coisas que podiam vender, deixar o ambiente mais leve e de quebra sem uma conta que podia ser paga com uma coisa que está lá estragando e por outro lado outros que juntam as coisas mesmo estragadas, mesmo caindo aos pedaços, porque imagina aquilo ter um valor fenomenal, uma vizinha minha uma vez que fez dessas, comprou um relógio de 1500 a.C quase, dai perguntei o básico né, se o troço funcionava que eu queria ver as horas e ela disse que era claro que não e começou a brigar comigo dizendo que é por fases, primeiro ela tinha comprado, depois ia mandar arrumar e que depois eu fosse ver as horas rs

    ResponderExcluir