segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Tempo para comer...

Observando as pessoas que por mim passam diariamente constatei tristemente que, a exemplo do que ocorre comigo, ninguém mais tem tempo para comer.

Comer mesmo que seja algo rápido. Muitas vezes no meio da manhã ou da tarde ouço comentários sobre a falta de café da manhã ou almoço. Outras vezes encontro pessoas na cantina comendo um "salgado" em substituição ao almoço e já estamos no meio da tarde. Dia desses a pessoa estava lá fazendo audiência meio pálida e perguntei o que era... falta de comer algo no almoço em razão dos horários que eram exigidos.

Isso é muito complicado! E o tempo parece que passa rápido demais, as demandas aumentam, os horários ficam apertados... o cansaço é tanto que muitos que faziam refeições em casa... já não tem mais forças por isso.

Resolvi colocar algumas balas na minha sala de audiência. Pouco saudável? Com certeza! Entretanto, a intenção é de que possa acudir alguém em um momento de hipoglicemia.

Que mundo mais louco estamos vivendo!

2 comentários:

  1. Oi Ziula!
    Penso que seja uma questão de prioridade. Será que precisa mesmo preencher o dia todo na agenda? Não dá para estabelecer momentos para refeições e lanches??
    Bem ou priorizamos estes momentos saudáveis e prazerosos ou seremos forçados pelo organismo a parar, pois adoeceremos.
    Para mim a questão é simples de se resolver...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Também penso ser o caso de prioridade.

    Certo que coisas de antigamente como almoçar em casa já virou algo extremamente raro. É preciso que tenha quem prepare o almoço em casa ou no mínimo morar numa cidade pequena, porque se for cidade grande e o trabalho longe, esquece.

    O horário de almoço socialmente mais aceito é meio-dia né, se tu sai as 11h parece que vai passear, se sai 13h30min também ficam olhando torto pro horário que tu chega. Sem contar que tem vezes que além de sair meio dia tu já vai em banco ou lotérica, dai sim que tem que se alimentar rápido pra dar tempo pra tudo na hora de intervalo.

    Eu antes fazia o horário tradicional do meio dia, enfrentava fila, seja pra almoço fora ou pra esquentar marmita nos microondas, além de disputar lugar pra sentar, ter que lavar o pote e já ter dado o horário. Se ia em shopping então era pior. Uma vez esperamos 1 hora na fila e pra não ir sem almoçar pensamos em pegar a segunda van que levava, não passou, tivemos que pagar o primeiro táxi da frente e ainda se explicar depois.

    Aprendi com uma técnica em segurança do trabalho a comer um pouco mais tarde, dando tempo pra esquentar sem filas, sentar na mesma mesa por querer e não com estranhos por obrigação, ainda sobrar tempo até de ver tv ou jogar ping-pong, na mesma hora que no meio-dia era o stress. A gerente e dois colegas não viam com bons olhos nossa saída as 13h30min pra isso, mas se a gente for se preocupar com o que os outros pensam ou falam...

    Isso que a gente tem que aprender a não se importar. Melhor cara feia do que viver num stress permanente em razão da disputa por lugar no meio-dia.

    Mas isso não funciona se vamos lidar com horários outros né, dai tem que calcular tudo pra ver o que melhor se pode fazer.

    Com audiências realmente é complicado, tu tem que almoçar antes tipo bem antes, ou depois sabe-se-lá quando. Uma vez sai tri cedo de SP com o preposto, numa rota planejada para ele visitar os postos de clientes que precisava, dar tempo de almoçar e irmos pra audiência. Tudo certo no nosso imaginar. Atraso aqui e ali, ele queria almoçar no último cliente que era um shopping, falando que a gente almoçaria de frente pro mar e eu disse que nem pensar e tirei ele dali a contragosto, pois ele já tinha um histórico não dos melhores comigo, nunca mais deixei "solto", já chegamos uma vez faltando 1 minuto, era o elevador estragar e pronto, era um atraso que fosse e pronto, nunca mais deixei o horário por ele, dai fomos pra audiência e depois sim que iríamos almoçar, ele queria sair pra fumar e eu não deixava, afinal 13h30min era nossa, nisso atrasou tanto que fomos almoçar eram 16h30min, um lanche em razão do horário. E uma vez que era as 10h, atrasou, atrasou e fomos almoçar 14 e pouco, num lugar horrível, acho que ele quis se vingar de mim, enfim. Mas nessas horas realmente não tem como fazer muita coisa, a ideia das balas é boa, pena que tu não esteja em SP nem no RS..rs

    Tem gente que trabalha melhor essa parte, meu irmão consegue nas cidades que faz auditoria almoçar no horário, tomar o café de sempre, jantar, quando eventualmente viaja pra ctba pra correr, volta, faz o frango grelhado dele em Poa, lava louça e vai pra rodoviária pra viajar pra cidade que trabalha, eu certamente não consigo fazer essa rotina, e em viagem de aeroporto e rodoviária então pior ainda, ai que só comeria algo por lá mesmo.

    ResponderExcluir