segunda-feira, 14 de setembro de 2015

No mínimo... inusitado...

E conheço uma pessoa que é acumuladora e compulsiva. Gente boníssima, mas... quem não tem um mas...

Dizem que a situação está bastante caótica e a cada dia piorando em relação à acumulação. Não há quem dê conta de organizar e nenhum item pode ser descartado, mesmo porque quando alguém tenta... a pessoa vai mexer nos sacos de lixo e "guarda" tudo novamente.

Por vezes me paro a pensar o que leva a pessoa a ser tão apegada assim e muitas vezes apegada a lixo - literalmente lixo, coisas que não prestam, que não servem para nada, que estão velhas e inúteis... sei que é complicado desapegar, eu mesma tenho dificuldade com o tal do desapego, entretanto, quando vejo situações extremas assim fico mais estimulada a exercitar o destralhe, mesmo que devagar, procurando sempre manter somente o que é usado.

Falando nisso... estou em Curitiba a trabalho e algumas coisas me vieram à mente para destralhar e isso será feito no retorno... nem lembro delas direito porque estão "guardadinhas" em um armário... agora é só anotar e resolver no final de semana.

Agora, um fator que me chamou muita atenção se refere ao consumismo, ele ajuda fortemente na acumulação.

Capacetes táticos em promoção e a pessoa compra quatro - um para si, outro para a esposa e um para cada filho... capacetes táticos? Sim, para usar em caso de estar em meio a um tumulto.

Nossa! Tumulto! E corre em casa buscar o capacete! É para sua proteção!

Capacetes táticos! Ah! Você não sabe o que é isso?



Aí está o nosso famoso capacete.

Como você faz para evitar a acumulação e o consumismo?.

6 comentários:

  1. Eu também acharia inusitado, mas isso é muito subjetivo né?

    Consegui adiar uma passagem para resolver umas questões e uma delas era uma bagunça absurda em uma escrivaninha, que nunca tinha tempo. Então fiz isso, saiu um saco de lixo mesmo, arrumando o restante e dai apareceram algumas coisas...

    Por muito tempo, desde que entrou, um colega adorava implicar com minhas coisas, tudo meu era de menininha de 2ª série na opinião dele, até coisa bem normal no meu entender. Pois bem, anos atrás, em uma visita ao castelo na Baviera, do famoso "Rei Louco" que gostava muito de cisne, eu acabei simpatizando com a história e com o cisne e comprei um cisne daqueles em formato de apontador. Tal apontador apareceu depois da arrumação. Dai tirei uma foto e mandei pra ele, já sabendo tudo que eu ia ouvir e tal. Aquilo foi muito inusitado pra ele. Mantou uma tonelada de cara de susto dizendo que eu tinha me superado. Um detalhe é que ele tem 17 anos. Pra ele foi tão inusitado como esse capacete.

    Falando nele, esse guri tem um hábito ruim que acabou me contagiando um pouco. Ele coloca tudo no lixo. Tu te apavora, bah eu muito disse "guri, mas tu é louco", é furador de papel, grampeador de muitas folhas, carimbos, tudo que não usava colocava fora. Com a convivência fiquei mais propícia a não acumular nada não utilizado no trabalho, mas nunca que chegaria no extremo louco dele de colocar coisas importantes fora, eu explicava que não podia pq precisavam descarte especial por ter informações que não podiam ir num lixo qualquer, mas entrava num ouvido e saia pelo outro e ele ainda perguntava se eu queria na minha mesa e ao dizer não ele dizia "então pronto". E é engraçado esse jeito dele porque também tinha a acumuladora, até rascunho ela queria guardar inventando o tal "rascunho interno" nas nossas gavetas ao invés de deixar na impressora pra todo mundo usar, o dia que ela veio com essa frescurada eu nem pensei, botei no lixo no que ela deu as costas e ainda disse pra guria que tinha perguntado não perguntar mais, colocasse no lixo, se não ela vinha com aquelas frescuras de entulhar a gente, não deixando colocar pra todos. Por sorte esse lado nunca me influenciou e nem vai nunca.

    O capacete tem valor de mercado, se a pessoa que recebeu não quiser guardar de lembrança pode facilmente vender pela internet em site apropriado para tal, rapidinho despacha para quem quer e fica com o valor dele para fazer algo mais produtivo, se assim for o interesse dela, mas se quiser guardar como eu fiz com meu cisne, vai ouvir uma piadinha que outra mas isso é levar na esportiva. O importante é juntar se quer, se não, dá um jeito de passar adiante, não acumular por acumular.

    Acho que quem tem problema de ser acumulador, se passar a conviver com pessoa tipo o que eu falei, rapidinho deve diminuir.

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que me vem "à cabeça" vendo esse tal capacete é que a pessoa pretende se transformar em um manifestante de Av. Paulista profissional, ou sei lá, frequenta estádios de futebol em que ocorrem brigas de torcida. Se ainda fosse um carro blindado, até entenderia, às vezes quero ter um, para transitar mais despreocupada em certos locais.

    ResponderExcluir
  3. Oii

    Então eu to começando a tirar tudo que não uso mais e adotei a regra mais simples, tudo que entra novo algo velho sai. Fora que uma vez por semana arrumo minha bolsa e minhas coisas, para todos os papeis velhos irem para o lixo.

    http://sorrindocommenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, já sou compulsiva pela organização e detralhe. Adoro picar papel e arrumar gaveta, armário... não deixo nada acumular... e, às vezes, acabo jogando até o que não deve kkkk
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Até eu assistir aquele programa sobre acumuladores, eu achava que era só ter força de vontade e pronto. Conviver com pessoas com problemas psicológicos também me ajudou a ver a questão com outros olhos. Acho que essa pessoa faria bem com um acompanhamento psicológico/psiquiátrico.

    ResponderExcluir
  6. O que houve? Vc sumiu. Saudades dos seus posts.

    ResponderExcluir