segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Consumo de carnes e consciência!

Este ano sem compras está sendo espetacular realmente. Do desafio inicial de ficar sem comprar, novas idéias vão surgindo e novos comportamentos terminam por se incorporar ao cotidiano, decorrentes do tempo que sobra para reflexões e mesmo da incansável busca por um viver melhor.

Sugiro a todos que assistam Terráqueos Earthlings [legendado]

pedindo que não venham com a desculpa de "não suporto ver isto, morro de dó". Ora, temos que tomar consciência do que ocorre neste mundo e da forma que são produzidos os alimentos que consumimos, mesmo que não consigamos mudar nossa forma de consumo.

Estou sem comer qualquer tipo de carne. Se isto vai durar? Não sei, mas por enquanto realmente, além de sequer conseguir pensar em mastigar animal morto, não estou sentindo a menor falta!

Como não poderia faltar a foto, temos abaixo porquinho da índia, alimento muito consumido no Peru, esclarecendo desde logo que não comi, apenas tirei a foto com ele. Hoje, certamente, nem posaria para tal foto!


Um ótima semana a todos!

6 comentários:

  1. Ziula, sou vegetariana desde os meus 14 anos. Quando era menina eu gostava de algumas carnes mas a maioria me desagradava e era muito ruim ir almoçar na casa de coleguinhas, pois eu me senti mal só de saber que teria de comer carne para ser educada. Eu não sabia explicar isso pros meus pais, hoje percebo isso. na época eu simplesmente não entendi porque comer tinha sempre de ser algo tão estressante e angustiante para mim e minha avó devia me achar muito esquisita e tímida porque, quando íamos à sua casa, eu não conseguia almoçar sem a companhia da minha mãe que era quem compreendia um pouco melhor o meu estado de espírito, embora não soubesse que isso tinha relação com o alimento carne. Aos poucos passei a comer quase que só carne branca (peito de frango). Quando tinha 14 anos me mudei de cidade e de escola e conheci a Larissa, uma menina que era vegetariana e cuja família tinha outras pessoas vegetarianas. Aquilo me interessou muito e resolvi parar de comer carne. Expliquei aos meus pais a decisão e eles entenderam e apoiaram. Antes de parar de comer carne eu passava muito mal, tinha enjoos e vômitos em muitas situações e isso deixou de acontecer. Minha saúde melhorou muito. Tudo melhorou. Parar de comer carne foi uma decisão pessoal não motivada pelo fato de a carne ser animaizinhos mortos... teve a ver com alguma coisa que eu não sei explicar direito, com algo que sempre senti e que era mais uma sensação de que aquilo era dispensável. Hoje em dia ser vegetariana tem a ver com isso e também com ter uma alimentação que não está baseada em matar um animal, ou seja, com o tempo isso passou a ser um motivo também. Nunca deixei de ir a uma churrascaria ou a um restaurante por causa disso e sempre encontrei opções. O que é mais estranho, na minha opinião, é a necessidade que algums pessoas têm de criticar essa decisão ou as piadinhas desagradáveis... acho que tem muita gente mal resolvida. Bem, comendo ou não comendo carne no futuro, acredito que você passar pela experiência de nãocomer carne, nem que seja por um tempo, pode ser uma forma de enxergar outras possibilidades e sabores... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Obrigada pela força! Penso que já contei a você que tenho um filho de 27 anos e as piadinhas ou "ela é louca, depois que assistiu o vídeo, deixou de comer carne!" e outras coisas do gênero.

    O fato é que não foi somente o vídeo, é um processo que vem ocorrendo tem algum tempo. Para você ter idéia até a carne exposta no açougue estava me causando náuseas.

    As pessoas não entendem mesmo, mas pouco importa. O que importa é intenção, a tentativa.

    Participei de um almoço na sexta-feira e pensei: "ishi, o que vou comer?"... Constatei surpresa que não tive nenhum problema, almocei muito bem sem a carne e, depois, no final da tarde ainda comi um big mac... sim, um big mac sem hamburger e estava muito delicioso.

    Obrigada mesmo pela sua força!

    5 de setembro de 2011 16:10

    ResponderExcluir
  3. Ziula, acho muito legal esta sua iniciativa.
    Gosto de carnes, não vou mentir - mas consumo cada vez menos. Meu avô parou de comer carne aos quarenta e poucos, após ler um livro que ainda hoje não sei qual foi... e há uns cinco anos, comecei a sentir náuseas com carne e fui diminuindo o consumo. Logo depois, fiz gastroplastia, e diminuí ainda mais. Hoje raramente como carne, e como gosto muito de legumes, meu prato fica sempre muito colorido e bonito, faziam piadinha de que estava apenas querendo mostrar que como bem... mas as pessoas, aos poucos, vão aceitando. E você deixa de ser anormal.
    =D

    ResponderExcluir
  4. Deus te ouça... porque a cara de espanto das pessoas é terrível... rs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ziula, eu me considero "carnivora"... só que... ao criar algumas galinhas aqui em casa para "capinarem" meu pátio acabei criando uma consciência melhor sobre o assunto e cada vez menos tenho vontade de comer carne... hoje em dia me assusto com a facilidade que está sendo cada vez menos ter vontade de comer e encontro cada vez mais pessoas com o mesmo sentimento... Vejo que dá para fazer comidas e lanches bem legais com vegetais e me sentir até mais saciada que com um bifão...
    Dá para levar a vida muito bem e ser feliz!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ivania,

    Tenho um pequeno de nove anos que quase não consumia carne, isto desde que nasceu, entretanto, observando nossos hábitos carnívoros começou a comer um pouco, mas é bastante "enjoado" com algumas carnes. Acredito que logo ele pare de consumir qualquer carne, por enquanto ele vai somente nas carnes brancas, mas muito devagar.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir