sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Índios e espelhos com imagem distorcida!


Lendo a postagem anterior percebi que a falta de atualização do blog levou à vontade de falar tudo de uma vez só, todas as idéias colocadas em um único lugar, por isso tentarei ir mais devagar e à medida que o tempo permitir vou escrevendo uma coisa de cada vez!

Ouvi hoje a música ÍNDIOS, da Legião Urbana. Lição de vida, chamada de atenção, sugestão ao pensar!

Deixemos de lado a paixão por outro ser e nos concentremos nas outras mensagens trazendo para o momento atual e não na condição em que foi composta por Renato Russo referindo-se aos índios e portugueses. Na realidade, será feita uma analogia entre índios - nós consumidores e portugueses - toda a oferta de consumo com seus apelos feitos através de espelhos distorcidos.

A frase "ter de volta todo o ouro que entreguei a quem conseguiu me convencer que era prova de amizade se alguém levasse embora até o que eu não tinha" lembra aquelas amizades por assim dizer comerciais. Quem não as tem?

Li uma vez que acaso você se sinta sozinho e achar ninguém lhe dá atenção, basta entrar em uma loja de calçados e ter todo mundo aos seus pés. Observemos que não são somente as lojas de calçados, pode ser qualquer loja.


Entramos no templo de consumo e temos um séquito de admiradores da nossa beleza, elegância e sempre prontos a dizer como ficamos maravilhosas com o produto. Claro! Eles precisam vender, receber a comissão, mesmo que o custo seja uma suposta amizade, companhia, solidariedade. E nós, muitas vezes carentes, precisamos desta atenção, mesmo que tenhamos que pagar por ela, muitas vezes deixando valores que nos farão falta ou deixarão de ser economizados para aquisição de outros itens realmente importantes.


Passado o idílio, chegamos em casa sozinhas, com as belas sacolas e aquele aperto no coração, ou seja, não passou de prazer momentâneo e mais uma coisa para ocupar nosso espaço, tomar o tempo e muitas vezes sequer ser usada!


Uma simples observação lhe dará o caminho para descobrir se você é realmente compulsiva: todas as vendedoras do shopping sorriem quando você passa, mesmo que também estejam no corredor? Se a resposta é positiva, cuidado! Você pode estar sendo seduzida e, certamente, está gastando mais do que seria o recomendável.

Se você persistir nas compras pode transformar sua casa em um depósito de inutilidades, isto porque compras por impulso normalmente são de itens não analisados e somado à atenção recebida ou ao motivo emocional que levou à compra (tristeza, alegria, carência, etc) podem causar um apego, mesmo que você não utilize o que comprou em seu dia a dia.

Falo aqui no feminino considerando que há pesquisas indicando que as mulheres são mais propensas à compulsão por roupas, sapatos, bijouterias, jóias, utilidades e enfeites domésticos, dentre outros, ou seja, compulsão por itens de menor valor que geram maior quantidade e, consequentemente, ocupam maior espaço.


Quero também fazer à ressalva de que há realmente amizades "comerciais" que se tornam verdadeiras, eu mesmo tenho algumas, mas realmente são raríssimas.


A outra frase "esquecer que acreditei que era por brincadeira que se cortava sempre um pano-de-chão de linho nobre e pura seda" remete ao que já foi escrito, pois muitas vezes você acredita estar comprando algo muito valioso e, passada a fantasia e retomado o equilíbrio, percebe que sequer tinha a qualidade nem a exclusividade anunciada pelo vendedor.
Certamente o futuro não é mais como era antigamente, pois estamos começando a perceber que as pessoas estão mudando seus hábitos de consumo e muitas retornarndo à uma vida mais simples, sem tantos bagulhos e deixando de ceder aos apelos de propagandas tão bem elaboradas que indicam necessidades que muitas vezes jamais existiram.

Esta vontade de ter gerada pelo marketing termina por levar as pessoas a possuírem mais do que precisam e a desejar sempre mais, supondo que não tem o bastante, gerando uma vida vazia de situações importantes, uma vida que deixa de lado uma boa amizade, convívio familiar, prazeres verdadeiros em troca de parecer mais "bonita", "bem vestida", desfilando seus bens como se isto fosse o que realmente importa, trazendo uma pessoa com conversas intermináveis que nada acrescentam, pois elas não tem nada a dizer.

"Quem me dera ao menos uma vez

Que o mais simples fosse visto

Como o mais importante

Mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente''.


Deixemos os espelhos criados para distorcer nossos valores, para estimular nosso consumo desenfreado e busquemos uma vida mais simples, dando valor a tudo que possa simplicar a vida e tornar nossa existência mais feliz. O capitalismo nos leva a uma ciranda em que ter sempre mais torna-se objetivo de vida e o "ser" é deixado somente em uma imagem para poesia e para muitos dizerem ser é mais importante que ter, sem aplicar esta máxima em seu cotidiano.

Nosso mundo está doente, mal trazido pelo capitalismo, e a boa notícia é que muitas pessoas estão buscando a cura do mundo ao buscarem a mudança positiva em seu modo de vida.
 

Dalai Lama disse SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO! Assim, se cada um se conscientizar e trabalhar para mudar suas prioridades, mudar seu mundo interior e criar uma vida mais simples, certamente esta mudança se refletirá no mundo todo, em todas as pessoas. 
 

Ainda é possível acreditar que o mundo se tornará perfeito e que todas as pessoas serão felizes, desde que busquemos novos modos de ser e viver.
 

Devolvamos os espelhos que nos foram dados e que somente permitem ver um mundo doente! Vamos trabalhar no que merecemos e merecemos sempre, todos os dias, toda a existência, O MELHOR!

6 comentários:

  1. Ziula, adorei o seu post porque adoro Legião Urbana e concordo com você quando escreve que "o mundo está doente"; está mesmo e quase todo mundoé contra fazer o tratamento necessário! A economia européia vai de mal a pior, os Estados Unidos amargam desemprego e pobreza crescentes e por aqui o céu também não é de chocolate... Não sei o que será desse modelo supercapitalista onde o sucesso de uma economia é medido a partir do quanto ela crecse.. porque em alguns países já desenvolvidos só dá pra crescer consumindo cada vez mais e mais e comprando coisas desnecessáriase supérfluas, gerando crédito sem ter lastro, hipotecando as casas duas ou três vezes.... Sei lá, não sou economista mas me pergunto: como é que omundo vai lidar com essa bomba? Abraço

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    A proposta é justamente atuar no microcosmo para chegarmos ao macro... Cada um de nós pode, com pequenas atitudes e exemplos, mudar um pouco o mundo! E vamos trabalhando!

    ResponderExcluir
  3. Genial! Que post demais!
    Como eu tinha me esquecido dessa música? e como ela realmente tem tudo a ver com a imposição de valores ou de falta de valores de uma cultura sobre a outra, com essa vontade falsificada que nos é implantada e não nos damos conta... com a "humanização" da coisa e a "coisificação" do ser humano...
    como é bom repensar e ver que o simples é o mais importante, que o que está dentro de nós já é suficiente para vivermos uma vida feliz. Basta nos encontrarmos em nós, que nos bastaremos e estaremos abertos à todas as possibilidades que a vida sorridente nos dá a experiência.
    E, assim, como diz a Marina: "não nos perdermos em coisas...".

    Ziula, parabéns! Que mundão de coisas você conseguiu me falar com um único post!

    Eu até costumava tocar essa música no violão mas nunca tinha feito uma releitura dela... vou correndo pra casa e pegar o violão! que vontade de tocar essa música!

    Bjs. Até breve!

    ResponderExcluir
  4. André,

    Eu é que adorei seu comentário! Até breve!

    ResponderExcluir
  5. Estou passada com o seu blog! Fantástica esta postagem! Descobri hoje seu blog e estou lendo todas as postagens. Tudo que estou precisando no momento. Vivo acendendo uma vela para Deus e uma reza para o diabo quando se trata de consumo. Uma hora quero me espiritualizar, ser uma pessoa melhor, viver com simplicidade. Outra hora cedo à pressão do mundo e consumo horrores, às vezes sem poder, pagando juros altíssimos para ser aceita socialmente. Estou fazendo terapia e tentando domar essa fera consumista que tem dentro de mim.
    Suas mensagens são inspiradoras para mim.
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina... tenho certeza que o primeiro mais importante passo você já deu: tem consciência de seu comportamento e está buscando caminhos para mudar...

      Boa sorte e você chegará onde quer chegar!!!

      Excluir