sábado, 3 de setembro de 2011

Planilhas, controle e onde você quer chegar...


Desde a década de 80 mantenho planilhas com registro de todos os valores recebidos e gastos. E achava que estava fazendo uma grande coisa!

O problema detectado não faz muito tempo é que estas planilhas apenas registravam os valores, mas não mudavam minha relação com dinheiro, eram apenas números que pouco importavam terminarem em crédito ou débito no final do mês.

Verificado o problema, passei a agir de forma diferente, a investir e controlar os gastos, o que acarretou uma grande diferença na minha relação com o dinheiro.

Ontem assisti um programa de TV onde o casal falava que tinha vinte e seis cartões de crédito, isto mesmo, vinte e seis. Assim que o limite de um estourava, usavam o outro, sempre pagando a parcela mínima exigida em cada cartão. Resultado: um grande rombo nas contas e um total descontrole financeiro que agora eles estão consertando, mesmo porque os juros do cartão quando há parcelamento ultrapassam a 230% ao ano.

Nunca cheguei a este ponto, entretanto sentia uma certa insatisfação quanto ao efetivamente conseguido com meu trabalho e com as peripécias que fazia para realizar meus sonhos.

Após iniciar o ano sem compras tratei de manter o controle dos gastos que já vinha fazendo, acrescentando a meta de não adquirir supérfluos ou coisas desnecessárias. 

Certo que ainda não senti diferença nas minhas contas e não pense que você sentirá logo que começar. Foi um grande percurso para chegar aos números não satisfatórios e o caminho de volta para algo aceitável também é longo, mesmo porque sempre aparecem imprevistos.

Desta forma, importante ter uma planilha onde são anotados todos os gastos, pois ela possibilita  a identificação e eliminação daqueles desnecessários, permitindo o completo conhecimento  do local para onde está indo seu dinheiro. No final deste post coloco o modelo de planilha que uso, podendo ser adaptada para pessoas que tenham créditos ou débitos diferenciados. 

Se você não souber para onde vai seu dinheiro, não terá saúde financeira.

Este mês já consegui eliminar um item da planilha "livros, jornais e revistas", tendo deixado de adquirir estes produtos porque todas as informações que preciso estão na internet.

Um ponto que ainda preciso melhorar, e muito, é em relação à alimentação fora de casa. Normalmente é um item da planilha que pesa bastante em determinados meses, mas eu adoro comidas diferentes, sabores diferentes, ambientes diferentes. Prometo achar um meio termo, inclusive estou no caminho, tentando achar receitas diferentes e fazendo estas receitas em casa, mas ainda falta muito.

Não abro mão da manicure, pedicure, massagem, cabelereiro, entretanto, são mimos que não tem pesado no orçamento porque a frequência com que vou não é grande. 

A Sky é imprescindível em casa, até porque não suporto a tv aberta e todas aquelas novelas e noticiários com reportagens normalmente não recomendadas para crianças, assim, como tenho filho pequeno procuro incentivar programas educativos e tem dado muito certo.

Em post anterior já falei do telefone. Mudei de operadora de celular para a mesma dos meus filhos, transformei em pré-pago e quanto ao telefone fixo bloqueei ligações para celular, o que resultou em uma economia bastante expressiva.

Já li em diversos blogs e sites na internet que existem planilhas eletrônicas para este controle. Ocorre que meu conhecimento sobre informática ainda é mínimo, nem o excel sei usar, então, quem sabe com o tempo me aventure nesta maneira mais fácil, por enquanto é esta a planilha que uso:

- Tomo uma folha grande, pautada e divido em quatro partes, sendo que a cada três meses tenho que fazer o desenho todo outra vez, colocando os dados nas linhas que seguem. Isto ficou engraçado!

receitas e despesas                          mes 01       mes 02     mes 03

saldo do banco no dia primeiro de cada mês
(seguido de (C) quando positivo e (D) quando negativo)
salário
outras receitas
valores restituídos por empresas
(em caso de desistência de compras, etc)

TOTAL (A)
(soma dos valores acima)

despesas bancárias
(com juros, multas, talões, etc)
água
luz
telefone
seguro/IPVA/IPTU
empregadas/INSS
supermercado
Sky/locadora
despesas comigo
despesas com filho 1
despesas com filho 2
despesas com filho 3
prestações de investimentos
gasolina/manutenção do carro
presentes
(sobre presentes falarei no próximo post)
médico/dentista/farmácia
doações
alimentação fora de casa
cachorros
manutenção da casa
viagens
e deixo algumas linhas para despesas que não se enquadrem acima

TOTAL (B)
soma de todas as despesas

A diferença entre (A) e (B) deve ser exatamente o que faltou ou sobrou para o mês seguinte.


Esta planilha tem mais de trinta anos e atualmente está servindo para o que realmente foi proposta, diminuição do consumo. A sensação de olhar os números diminuindo é realmente fabulosa e você pode programar onde quer chegar!

Aproveite!

7 comentários:

  1. Também faço controle financeiro todos os meses. Diariamente atualizo meus orçamentoque, assim como o seu, é feito à mão. O meu problema é que eu realmente tenho compromissos com valores expressivos e não estou falando de dívidas, mas de contas normais que fazem parte da minha vida e que não dá para eliminar. Percebi que tenho pouco espaço para manobras no meu orçamento mas estou em paz pois issotende a mudarnos próximos anos em função do patrimônio que venho construindo. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Realmente existem itens como "despesas com investimentos"que por ora são bastante expressivos e sem possibilidades de cortes ou diminuição, mas como você diz, no futuro certamente trarão renda. Isto é importante no sentido de estar gastando no que realmente importa e não mais em quinquilharias.

    Agora, olhe bem que ainda há onde tirar alguma coisa... rs... desde uma luz apagada até uma ligação não realizada.. rs...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ziula também tenho essa necessidade de sabores e lugares novos, mas já estava pensando sobre isso e acho que vou estipular valores máximos a ser gastos com isso (não tínhamos este controle aqui em casa), não consigo usar planilha, sou redor anisada, mas também estou tentando rever isso, acho que de inicio lume basear na sua idéia de planilha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    A planilha é questão de costume, não dá tanto trabalho assim e, podes ter certeza, vale realmente a pena!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ziula, tenho acompanhado seu blog, assim como a da Lud. Nossa, fantástico! Essa filosofia minimalista tem me inspirado todos os dias. Nas roupas, cosméticos e afins tem sido mais fácil, contudo, quando chega nos livros e nos cds, a coisa vai piorando. Sabes que, a maioria dos meus livros de direito, aproveitando que estão sempre desatualizados, me desfiz. Sobraram poucos, e já estou pensando em me desfazer também. Agora tenho um outro desafio: Mantas e mais mantas de inverno, oh coisa chata de guardar, acumulam e tomam espaço, nossa. Quero prateleiras vazias, e armários muito organizados. Nada de excessos, me irritam! grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Gabriela, vou fazer um post com fotos para você, passei muito sufoco com cd´s, dvd´s e mantas de inverno/echarpes, hoje cheguei no meu ideal, quem sabe possa ajudar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oba! Vou aguardar! Tem uma prateleira no meu quarto, já completamente vazia, ueba! Odeio prateleiras, eis que, geram acúmulo de objetos e pó. Sabes, tenho pilhas de cds que sequer escuto, porque hoje procuro sempre no computador, e no próprio You tube! Quanto aos livros, como você, tenho alguns técnicos que pretendo me desfazer, acrescido dos de literatura, que estão indo, aos poucos, mas me da uma pena! Vou olhar as fotos, e buscar inspirações. Ah, quero minimalismo no guarda roupa também. bjão

    ResponderExcluir