quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Presentes !


No eneagrama sou "seis".... o que isto significa? Total dificuldade para tomar decisões!

Assim, comecei o ano sem compras com permissão para comprar presentes, fui viajar e resolvi não comprar presentes. Gostei da idéia da Marina de produtos sustentáveis e úteis e também da Lu de fazer manualmente os presentes. Enfim, embalada por várias idéias e sem nenhuma decisão.

Neste meio tempo, comprei presentes, presenteei, alguns ainda não entreguei porque vou fazer a visita e conclusão "presentes permitidos vez que indispensáveis".

A foto que ilustra este post é de um Natal em família e todo ano a mesma coisa: a maior festa na troca dos presentes! Não quero perder isto por nada neste mundo! Muitas risadas, beijos, abraços, alegria e confraternização. Com certeza, seria diferente o clima sem todos aqueles pacotinhos coloridos! Penso que se transformaria apenas em um jantar sem maiores atrações, apesar da felicidade de estar em família.

Pude perceber que não se trata apenas do objeto ou do estímulo para que as pessoas desejem mais bens materiais como coloquei em outro escrito.

A questão é muito mais ampla e complexa, é todo um ato de carinho que se desenvolve no momento em que você pensa na pessoa, se dispõe a sair de casa e ir buscar um objeto que sabe que esta pessoa vai adorar.

Minha bisavó sempre dizia: nunca dê um presente que não gostaria de ganhar e, seguindo este ensinamento, sempre fui assim, os presentes que escolho são invariavelmente coisas que amo e que penso que a pessoa vai amar também.

Entretanto, sempre deixo claro a opção de troca, porque posso ter tido a idéia errada ou a pessoa estar precisando de algo diferente, podendo aproveitar o recebido para buscar outra peça que realmente tenha sonhado e eu não tenha percebido.

Meu filho mais novo tem verdadeira fascinação por sair comprar presentes para o pai que sejam bichos de pelúcia que tenham movimento e emitam sons. A felicidade dele na compra e na entrega realmente não tem preço, além de ser um gesto de carinho muito lindo.

Assim, sendo com moderação, obedecendo o orçamento e datas festivas, tirei da cabeça o "grilo" que estava me incomodando em razão dos presentes e relaxei!

Tive alguns ganhos também em termos de idéias para presentear e posso garantir que este Natal será muito diferente, com mimos jamais entregues, só não vou contar aqui porque minha irmã pode ler e estragaria a surpresa. Certamente, terei trabalho em elaborar, mas terá minha criatividade e trabalho, apesar de não feito inteiramente por mim.

Outra idéia que tive foi em relação àquelas coisas maravilhosas que tenho guardadas, mas que nunca usei porque tenho alergia, ou falta oportunidade, ou foi comprada apenas por um ato impulsivo, mas que nunca fez parte do meu mundo. Analisando a pessoa a ser presenteada, você pode chegar à conclusão de que ela sim é a pessoa ideal para possuir aquele item e nada como uma bela embalagem para fazer esta pessoa feliz.

Mais um aspecto resolvido e isto me deixa satisfeita!

 

3 comentários:

  1. Ziula, neste meu desafio, também me permiti presentes, pois náo ia achar legal, nas datas sazonais, dizer pra minha familia, que não estou comprando e blá bl blá ... Mas dia 03 foi aniversario da minha mãe, e eu fiquei mega orgulhosa em montar uma cesta de café da manhã ... Já estou pensando em alternativas para o Natal, e também como estou sem comprar nada, estou louca pra ganhar um presentinho!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    Confesso que tudo que eu mais queria na vida agora era ganhar um presentinho também... mas meu aniversário é somente em novembro e nao tenho mais direito a presente de dia das crianças... Então, precisarei de muita paciência!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ziula, às vezes eu penso assim, que os presentes são bons para quem recebe e para quem dá; foi graças a alguns presentes que ganhei que consegui repor alguns itens (já foram-se 3 ou 4 pares de sapatos pro lixo desde o início do desafio) e é através de presentes que algumas pessoas podem ter coisinhas diferentes porque, no diaa dia, a maior parte das pessoas compra as coisas mais importantes e deixa de comprar essas pequenas coisas que são úteis mas não são tão essenciais. Grande abraço!

    ResponderExcluir