sábado, 10 de setembro de 2011

Transgênicos e consumo consciente...


Todos os alimentos que contém transgênicos devem ser identificados com a imagem acima.

Sempre que vou ao mercado tomo o cuidado de evitar a compra de produtos que contenham esta marca, já mudei por exemplo a marca do óleo de cozinha que utilizava e todo e qualquer produto que contenha transgênico não entra na minha casa.

Ontem fui ao mercado comprar biscoitos para a Tuka e a Milla, seres maravilhosos que dividem a casa comigo... dê uma olhada em como são lindas:


Qual não foi minha surpresa ao observar que todas as rações e biscoitos para elas continham transgênicos. Ora, se eu não consumo estes produtos, é claro que elas também não os consumirão.

Andei hoje a manhã toda em lojas que vendem produtos para animais e, felizmente, consegui encontrar biscoitos que ainda não continham grãos geneticamente modificados, mas fui avisada pelo vendedor que seriam os últimos porque as empresas já informaram que não haveria mais produtos sem transgênicos.

Necessária se faz uma reação e essa deve partir de cada um de nós até chegar a todos nós, evitando consumir estes produtos.

Precisamos ter consciência das consequências que a evolução tecnológica terá em nossas vidas e inclusive na manutenção de uma vida mais saudável e com menos doenças.

A ciência deve servir ao homem, à qualidade de vida e não aos interesses econômicos de multinacionais preocupadas apenas com os lucros e não com os efeitos gerados pelos produtos que criam nos seres que os consomem.

Os transgênicos estão sendo comercializados em larga escala no Brasil sem que haja consciência da população sequer sobre o que sejam e quais as consequências que trazem para a saúde.

Pelo pouco que sei, os transgênicos ou organismos geneticamente modificados tem genes retirados de um organismo e transferido para outro, havendo uma reprogramação e aquele que recebe o gene que não é seu, sofre uma mutação e é capaz de produzir outras substâncias. Tudo isto é feito em laboratórios e os genes utilizados são de animais, vegetais e até micróbios, ou seja, não decorre de um processo natural.

Utilizado este processo em muitos grãos para que sejam mais resistentes aos insetos predadores. e também em animais para melhorar suas defesas genéticas. Objetivo: aumentar a produção e, por consequências, os lucros.

Como já visto no vídeo Terráqueos (Earthlings), o homem é a espécie dominante e, como tal, pretende ocupar todo o planeta e, com os transgênicos, tem a possibilidade de excluir todos os seres que não lhe interessem, normalmente por motivos econômicos.

Reconheço que nada há de conclusivo quanto aos efeitos destes transgênicos na saúde humana e dos animais, logo, não há garantia de que não estejamos correndo sérios riscos e nem mesmo de que suportaremos estes riscos sem grande sofrimento.

Será que os genes de resistência a antibióticos que as plantas transgênicas possuem podem ser transmitidos aos seres humanos e animais que consomem estes produtos? Poderiam os consumidores destes alimentos apresentarem aumento de alergias? Ainda, muitos destes transgênicos são mais resistentes a agrotóxicos, exigindo aplicação de maior quantidade do produto, então, aumentaria a contaminação da terra e dos rios?

Poucos laboratórios tem os equipamentos caríssimos, reagentes e pesquisadores habilitados para produção de transgênicos com a segurança exigida pela Lei de Biosegurança e, a produção de transgênicos é imensa atualmente e a maioria dos produtos não passa por estes laboratórios.

Consequências? Somente sentiremos a médio e longo prazo, por isso é preciso cuidado no consumo e, se possivel, evitar a ingestão destes alimentos.

Bem sei que os valores de produtos saudáveis são mais altos, porque vou ao mercado e compro produtos sem agrotóxicos (sempre que possível) e sem transgênicos (em qualquer situação).

É claro que esta matéria tem relação com o ano sem compras, pois pretendo não apenas deixar de comprar, como também desenvolver um consumo consciente.

Para consumir transgênicos necessário se faz esperar até que todos os testes sejam realizados e  as consequências informadas ao consumidor, inclusive com exigência do consumidor de todas as informações sobre os efeitos destes produtos sobre seu organismo e dos animais.

A desinformação gera danos e, o que pode parecer piada hoje - ora, porque preocupar-se com transgênicos? - amanhã poderá tornar-se o tormento para sua saúde e também para a saúde dos animais, sendo que sentiremos intensamente também em nossos animais domésticos.

Apenas pense!!! A conclusão é sua!!!


8 comentários:

  1. Ziula,, ainda não tenho uma opinião muito definida sobre os trasngênicos mas, de um modo geral, não gosto da ideia e evito, embora não totalmente como vc. Aqui em casa temos 6 cachorrinhos lindos e muito amados e não sei se a ração deles tem transgênicos (vou checar). Fiquei chocada de vpensar q quase toda ração tem transgenicos, eu nunca imaginaria!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Nao estou achando ração sem transgênicos e meu pequeno até perguntou se nossas "meninas" vão criar asas... rs... penso que não chegue a tanto, mas como nao há estudos definitivos, tenho medo!

    ResponderExcluir
  3. cães com cancer hoje, como é tao comum?? vc esta dando racao cara e acha q ta fazendo a coisa certa...esta complicado. nao sabemos ao certo oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um ano depois e ainda continuo sem encontrar ração sem transgênico... é fogo!!!

      Excluir
    2. Natural e Delicious - procure no site www.farmina.com - tem opção em português

      Excluir
    3. Sara, entrei no site, mas não tem distribuidor no Brasil...

      Excluir
  4. Procure também no site da guabi http://www.guabi.com.br dessa empresa usei a ração Sabor e Vida, que considero a melhor que já dei ao meu cão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não tem distribuidor na minha região... se encontrar outras novidades, por favor, avise.

      Excluir