terça-feira, 3 de abril de 2012

Coisas que nunca mais vou comprar...

Estava pensando hoje em algumas coisas que eu jamais compraria de novo.

- quarteto de sombras para os olhos ou qualquer conjunto com mais de uma cor - certo que sempre temos a cor preferida, a cor mais usada, a cor que mais combina e lá vamos usando essa cor, enquanto as outras permanecem praticamente intactas, vencendo na embalagem. Considerando que produtos para maquiagem são permitidos, durante esse quase um ano comprei apenas uma sombra preta com dourado, pois tenho de todas as outras cores que alguém pode imaginar (rs).

- rímel à prova d´água - ninguém merece aquela cola nos cílios que nem mesmo o demaquilante consegue tirar. Bem, pelo menos é isso que acontece comigo.

- camisetas largas - e lá vai a magra com complexo de gorda, encontrando no guarda-roupa diversas camisetas totalmente soltas no corpo, parecendo capa de botijão de gás. Nunca mais!

- duas calças iguais - certa vez, há muitos anos, experimentei uma calça de marca famosa que estava em liquidação por apenas R$ 50,00 e o resultado foi comprar duas. Uma está nova no armário e a outra fica horrível sob qualquer ângulo de análise.

- sapatos por impulso - também antes do "ano sem compras"  fui com uma amiga até uma loja de sapatos porque ELA precisava de um sapato. Saí da loja com um "tamanco"  marfim, com tira larga e que nunca consegui usar, entretanto, consegui finalmente me desfazer durante uma das limpezas durante esse ano.

- canetas para coleção - para que preciso de uma coleção de canetas se tudo hoje em dia está virando digital? Atualmente assino pouca coisa no meu trabalho, sendo a maioria do serviço feita com e-token, assinatura digital ou eletrônica e as canetas que tenho estão devidamente guardadas.

- roupa íntima com pedraria - lindas é claro! Pouco práticas, sem dúvida! A pior coisa é você se vestir e passar o dia todo soltando a camisa das pedras lindas da roupa íntima. Também terminam por puxar fios de roupas de linha.

- tapeware de plástico - fica com o cheiro do alimento que foi guardado, mancha com molho, vai riscando com o tempo. Quando precisar de recipientes para guardar alimentos somente vou adquirir de vidro que, além de outras vantagens, duram muito mais.

- qualquer produto feito com acrílico - difícil de limpar, fica todo riscado com o tempo mesmo quando usamos esponjas apropriadas.

- camisolas com estampas infantis - ninguém merece após completar 20 anos usar camisolas de bichinho. Vamos lá gente! Há tanta coisa bonita por aí e sem um apelo sensual exagerado!

- cd´s e dvd´s - razões óbvias! Coloco todas a músicas no meu celular, conecto no carro e ouço o que quero. Quanto aos dvd´s dificilmente assistimos mais de uma vez um mesmo filme, temos locadoras, cinemas e até a possibilidade de baixar da internet.

E para encerrar, deixa eu contar que comprei o liquidificador e a batedeira. Paguei R$ 99,80 nos dois produtos (praticamente R$ 50,00 em cada um), o frete não foi cobrado e espero que durem pelo menos um ano.

A opção por produtos tão baratos foi feita após relembrar o post sobre obsolescência programada, ou seja, se são feitos para durar pouco (mais ou menos o tempo da garantia), então não vou comprar do mais caro. Confesso que fiquei tentada a investir em uma batedeira planetária, mas logo desisti.

Está aí mais uma vantagem do "ano sem compras": você aprende que todos os itens foram feitos para durar pouco e, sempre que possível, opta por gastar menos.

3 comentários:

  1. eu cheguei a conclusão que não dá para comprar uma coisa sem muita qualidade agregada. Para não comprar um celular cheio de recursos, comprei diversos que não me satisfaziam e fui vendendo e trocando e não chegava ao que queria. Roupas é outra questão, compra uma sem qualidade, lava 1 vez e já era. Já me aconteceu. Serviu só de modelo para um costureiro fazer outras com tecido melhor. Evidentemente nem sempre o melhor é o mais caro, mas necessariamente devemos cuidar que o muito barato pode sair muito mais caro que o "caro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colorada... sempre pensei como você, mas no caso do liquidificador e batedeira resolvi arriscar... rs... a batedeira que eu queria custava, no mínimo, R$ 400,00... com meus filhos falando que nem esses dois aparelhos eu podia comprar em razão do "ano sem compras"... vamos ver se dura um ano...

      Excluir
  2. hehe, produtos de cozinha acho que são a exceção pois ultimamente estão fazendo para durar tão pouco tempo.. só tem que cuidar para comprar em site confiável e de preferência que te restitua na nota fiscal paulista! :)

    ResponderExcluir