quarta-feira, 18 de julho de 2012

323% ao ano cartão de crédito e 169,45% ao ano para cheque especial

Ontem estava lendo essa notícia Juros de 323% para quem parcela a fatura do cartão de crédito. Esse dado nunca me chamou a atenção, só sei que sempre foram muito altos os juros cobrados para pagamento "mínimo" da fatura.

Nunca parcelei o cartão de crédito, sempre reservando dinheiro para pagamento do total da fatura ou - pasmem!!! - pagando o total com o limite do cheque especial, outra solução que não se mostra viável, considerando os juros altíssimos também do cheque especial.

Livrei-me do cheque especial há muito tempo, não utilizando o limite e conseguindo nas horas de aperto "cobrir" a conta com valores da poupança, o que também tenho evitado, pois são valores reservados para projetos que gratifiquem e não para pagar contas e nem é necessário ante a ausência de compras por impulso.

Meu cartão de crédito atualmente não contém parcelas. Pudera! Já estou no segundo ano sem compras, mas paguei quase no final do primeiro ano a última parcela de uma compra feita no ano anterior. É, o caminho é longo e difícil, mas é tão gratificante!

Esse post rápido é destinado às pessoas que possuem parcelamento no cartão de crédito ou estão utilizando seus limites do cheque especial no banco.

Atenção! Procurem formas de crédito mais baratas, negociem com os bancos, façam um empréstimo com juros mais baixos, comecem a quitar as dívidas e, principalmente, cessem as compras até que tudo esteja pago, posso garantir que a maioria das coisas que compramos não são essenciais e podemos muito vem viver sem elas.


7 comentários:

  1. Realmente os juros são absurdos e a maioria das pessoas que usa não faz nem ideia de para onde está indo seu $$.

    bjx

    ResponderExcluir
  2. Algumas pessoas não se dão conta de que o cartão de crédito não é dinheiro grátis... rs... gastam e depois pensam como pagar... por isso é importante planejamento e educação financeira!

    ResponderExcluir
  3. O que acho difícil pra mim, embora assim proceda, é aceitar que o preço em 1 x ou em 12 x não mudará. E muitas vezes não adianta falar nem com gerente, e mesmo que adiantasse, é um estorvo tão grande que o que é para ser agradável se torna angustiante e irritante. Já comprei em 12 x por esse motivo, mas nunca mais. Acho que nada do que eu comprei em tantas vezes assim valeu ou durou ou não se defasou nesse período. Não comprar é melhor, ou comprar sem parcelar, só comprar quando puder pagar o total, mesmo que doa aos olhos e ao bom senso que o valor permanecerá o mesmo.

    Acho curioso para pagamento com cartão de crédito é a forma como a loja te aborda, dizendo que não dão desconto para um, mas que dai dá pra comprar para toda família e parcelar, não sentindo assim o valor (até parece...) e que o pagamento é em 12 x sem juros ( o que sabemos que não é bem assim, 12 x iguais seria o termo mais correto). Mas “conquistam” consumidores assim. E para sair dessa é um caminho longo e difícil pelas tentações. E o pior é que quando nos damos conta, usando o cartão sem essa “facilidade”, o consumo diário + possíveis encargos + contas fixas nem deixa sobrar muita coisa. Mas pelo menos dá para dormir sem o peso que uma dívida por (muitas vezes) bobagem causa.

    Os juros são assustadores mesmo, se informassem isso duvido que tivesse tanta gente caindo, mas não, e a maioria das pessoas não busca entender como funciona, lidar com números é quase um tabu. Eu mesma fui ser mais mansa com números quando num milésimo de segundo uma juíza fez os cálculos numa ação lá e eu e meu colega tínhamos passado semanas matutando e não conseguindo, dai envergonhei-me e hoje sei um pouquinho mais, embora sem tanta habilidade. É bom saber isso pra nossa vida, para trabalhos, enfim, saber não ocupa espaço como diz a minha mãe. Só que é complicado é. E, como a política, é um assunto que “assusta” as pessoas, mas que se todos se interessassem, poderia ser bem mais justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O engraçado da matemática é que para controle das contas pessoas somente precisamos da soma e subtração... e ainda assim muitas pessoas tem preguiça!!!

      Excluir
    2. É que a realidade doi!

      Colocando no papel, crédito/débito, facilmente se chega a um montante muito maior para o débito, e dai por isso, "é mais fácil não ver..."

      E uma solução para isso, erroneamente claro, é esquecer disso e comprar uma coisa qualquer em 12 x que vai deixar feliz ou os amigos vão elogiar! Muito dessas compras se dão para aparecer para os outros, não é nem para a pessoa que está se endividando.

      Mas ninguém questiona isso. Aceitam que é sem juros e acabou. Esquecem o fato da financeira estar ali mas enfim, cada um faz o que quer né? Eu acho que é melhor um tempo na pindaiba do que uma vida na escravidão com financeiras e etc. Mas é dificil resistir, as propagandas fazem os olhos brilharem, a pessoa tem que ser muito forte.

      E cursos de educação financeira tem até gratuito pela FGV, com um pouco de empenho hoje a pessoa aprende ao menos se defender das "arapucas"!

      Obs: agora teu blog aceita comentário mobile! :-)

      Excluir
  4. Nunca me enrolei com cartão de crédito, mas já comprei algumas poucas coisas parceladas porque era a única forma de comprar no momento. Atualmente prefiro comprar à vista ou parcelar uma coisa só, sem juros, em poucas vezes (umas 3 ou 4). Crédito é uma coisa boa se a gente souber usar, o probçema é que a maior parte das pessoas não sabe. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, o problema todo é que muitas familias sequer sabem o que é educação financeira... gerando todo esse transtorno com dívidas!!

      Excluir