segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comece a destralhar...

Cada qual tem um método para fazer o destralhe. Tem o pomodoro - 25 minutos de trabalho na organização e descarte, cinco de descanso, após quatro períodos uma pausa mais longa. Tem os quinze minutos onde tiramos tudo que conseguirmos nesse tempo. Tem aquele em que estipulamos um número de coisas a tirar diária ou mensalmente. Tem também a opção de começar por uma gaveta ou uma prateleira ou um cômodo inteiro. Cada qual escolhe o que funciona melhor.

Já descobri que para mim o mais adequado é tirar tudo que existe em um cômodo e colocar no meu closet. E qual a razão disso? É que esse local é o meu mais perfeito projeto de decoração e não suporto vê-lo cheio de coisas, o que é um estímulo irresistível à arrumação.

Por isso tirei tudo que havia no meu quarto e arrumei, depois o que havia no quarto da Izabel, colocando no meu local preferido e consegui em um final de semana guardar todas coisas nos lugares certos, retornar para o quarto dela somente o que é usado, retirei coisas para doar e para vender. Funcionou direitinho!

Se você não se incomoda muito com desorganização, não adote esse metódo de tirar tudo de um local, pois há um grande risco de passar a viver em meio à bagunça, vá mais devagar, mas faça alguma coisa.

A vida não vai pra frente se nossa casa estiver pesada, intoxicada, cheia de tralhas, coisas para arrumar, coisas não usadas, coisas que você não gosta, coisas quebradas ou danificadas. Tudo isso afeta nossa existência e atrapalha a energia em todos os aspectos.

Como é bom entrar em ambiente limpo e adornado somente com itens que realmente falam ao coração ou são úteis!

Observe como somos ligados às coisas e isso de uma maneira boa ou ruim, pois é, aprenda a desligar-se do que não lhe faz bem e sua vida fluirá suavemente.

A organização e a manutenção  somente do que gostamos ou nos é útil também ajuda a economizar tempo, energia e dinheiro. Quantas vezes você já comprou alguma coisa e, chegando em casa, algum tempo depois percebeu que tinha esse mesmo item "perdido" em algum cômodo ou móvel.

Minha filha sempre foi bagunceira quando vinha visitar. Certa vez reclamou de um local em outra casa que ficava sempre desarrumado. Agora voltou para a nossa casa e pedi a ela que mantivesse, na medida do possível, tudo arrumado, explicando os benefícios desse procedimento e ela confirmou que também não gosta de nada bagunçado, sendo que nesses poucos dias vi uma grande mudança naquela pessoa que vinha visitar e que agora está morando: uma organização perfeita que eu pensei não ser possível!

Por isso é importante o exemplo, a conversa, o fornecimento de meios para organização, o desapego e conversas diárias.

Se você ainda não começou seu destralhamento, comece hoje mesmo!!! 

4 comentários:

  1. O meu critério para destralhar é estético: olho pro ambiente e vou destralhar as áreas que parecem abarrotadas ou pouco agradáveis de olhar. É batata, são sempre as áreas mais cheias de tralha que me desagradam. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, já comentei até com a Adriana que tenho problemas de percepção, pensando que tudo está arrumado e somente quando tiro tudo vejo o tanto de tranqueira que está ali, mas tenho conseguido me comportar.. beijos

      Excluir
  2. Engraçado, sem observar os tipos diferentes de "desentralhamento", quarta-feira passada deixei várias coisas que estavam "escondidos" atrás de uma cadeira do meu quarto e tudo mais que estivesse no chão e deixei na sala para arrumar vendo tv (mesmo que eu não goste muito de ver tv, nesses momentos preciso!)

    Quarta e quinta mexi um pouquinho, cansei e deixei pra lá.

    Sexta/Sáb/Dom viajei e nem quis saber.

    Hoje além daquela coisa que ficou tem mais a bagunça que deixei pós-viagem. E estou com 0% de vontade de mexer.

    Logo, pra mim acho que só o método de tirar e fazer na hora se não... esse de tirar tudo se mostrou ineficaz diante da minha tendência à inércia.. :-)

    Como é DIFÍCIL deixar as coisas organizadas né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, tenta os quinze minutos... é tiro e queda... com quinze minutos tirei tudo do meu quarto... você pode usar vários períodos de quinze minutos no dia ou na semana e logo, logo, estará tudo arrumado...

      Beijos

      Excluir