segunda-feira, 23 de julho de 2012

CUIDADO... existe uma coisa chamada VALIDADE!!!

* post retificado... vide comentários

Tenho visto algumas pessoas fixando metas para usar produtos até o final, pensando com isso estar fazendo economia, aproveitando até a última gota e esse post foi motivado por um comentário da Marina, do blog "365 idéias para viver melhor" e também em razão de alguns produtos que continuo usando mesmo após ter feito uma verdadeira "limpa" em maquiagens e cremes.

Assim resolvi fazer uma breve pesquisa sobre a validade dos produtos após abertos.

Conhecemos aquelas caixas, maletas, gavetas cheias de cosméticos e muitas já tivemos ou ainda temos essa "monstruosidade" guardada e ainda comprando mais produtos para ter uma coleção mais completa, com todas as cores possíveis e imaginárias, todas as marcas existentes, algumas adquiridas somente para "experimentar".

Fácil olhar a embalagem e verificar a data de validade, devendo haver cuidado na hora de comprar, considerando que alguns produtos não contém sequer essa data. Ocorre que mesmo possuindo o prazo validade, esse é considerado para o produto fechado, jamais para o produto depois de aberto quando já teve contato com ar, umidade e pele, desenvolvendo bactérias, fungos e até mesmo vírus.

Produtos utilizados fora do prazo de validade podem causar sérios problemas dermatológicos. Cuidado!

Mesmo que a aparência esteja boa e o odor seja agradável, observe seus produtos, pois de um modo geral a validade dos produtos após abertos os frascos são as seguintes:

- batom - 12 a 18 meses
- filtro solar -  6 a 8 meses
- rímel - 3 a 6 meses
- removedor de maquiagem - 6 a 8 meses 
- hidratante, esfoliante e sabonete líquido para o rosto - 6 a 8 meses
 
- shampoo e condicionador - 1 ano 
- esmalte - 1 ano
- creme para o rosto - 1 ano - se não tiver contato com os dedos e for utilizada espátula
- blush e sombra - 12 a 18 meses
- perfume - dois anos
- pó facial - 2 anos
- base - 12 a 18 meses
- corretivo - 18 meses 
- lápis de olho e boca, delineador- 18 meses

E lá vamos arrumar etiquetas adesivas para colocar nos produtos com a data em que abertos, penso que é a forma mais fácil de controlar quando devemos descartar a embalagem.

Aqui mais uma razão para comprar somente o que vamos usar e aproveitar o conteúdo rapidamente, antes que tenhamos que jogá-lo fora para não evitar problemas de saúde e, além disso, devemos tomar alguns cuidados:

- guardo meus produtos no banheiro, considerando que a umidade é pouca pelas grandes janelas e sempre abertas, mas cosméticos e cremes devem ser guardados em lugar seco e não exposto ao sol. Seria essa a razão da existência das "penteadeiras" nos quartos antigos?

- não tocar diretamente o produto com o dedo, utilizar pincéis,  espátulas, cotonetes, etc. 

- a maquiagem não deve ser umedecida com água, saliva e nem mesmo com hidratante.

- os pincéis devem ser lavados uma vez por semana, use para tanto sabonete líquido ou shampoo, gosto para isso do shampoo johnson, que é também um ótimo demaquilante (isso não é um publipost!).

- não empreste sua maquiagem, nem mesmo para sua melhor amiga, seria o mesmo que emprestar sua escova de dentes - não conheço ninguém que empreste e com maquiagem deve ser utilizado o mesmo procedimento.

Lembrando sempre que mostruários de loja, aqueles de batom e outros produtos, não devem ser utilizados. Já pensou se alguém com herpes ou com problemas de pele contagiosos passou por ali e experimentou e você, linda!, passa na sua linda boca ou no rosto para experimentar? Qual o presente que vai ganhar?

Ficam aqui algumas perguntas. Você tomaria remédio após expirado o prazo de validade? Você permitiria que alguém que você ama consumisse produtos fora do prazo de validade? Então, cuide-se também!!!

Atenção! Não sai jogando fora tudo que está fora dos prazos acima, pesquise também, consulte sua dermatologista ou outro profissional da área para confirmar essas informações!

9 comentários:

  1. Oi Ziula, nunca pensei que batom durasse tão pouco. Vou fazer uma tabela dos meus produtos e marcar o mês que vão vencer. Sempre olho as validades, mas geralmente elas não são especificadas para o "depois de aberto". Boa lembrança! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, em quase todos os sites que pesquisei indicavam três meses para batom depois de aberto, mas também encontrei especificiades como: batom de longa duração, gloss e outros, que não anotei para não estender muito o post, de qualquer forma falava de 3 a 6 meses e um único site falava que após dois anos o batom deveria ser jogado fora. Por isso recomendei que fossem buscadas outras fontes, até para que possamos trocar experiências e não correr riscos de doenças dermatológicas.

      Comentei com meu filho que retiraria um batom com quatro anos de uso (olha quanto tempo dura!!!) e ele, do alto de seus dez anos, comentou que se não fez mal até agora, não fará mais. De qualquer forma vou retirar por duas razões: já passou em muito o prazo máximo que encontrei de dois anos, segundo pedi para meu filho mais velho trazer para mim a mesma cor e o novo está guardado! Então, que venha o novo!

      Excluir
  2. Patrícia, depois do seu comentário fui pesquisar novamente e batom realmente tem um prazo de validade, após aberto, maior! Desculpe o equívoco, que também foi corrigido em relação à alguns outros itens.

    Sempre lembrando: consulte sua dermatologista ou outro profissional para ter as informações técnicas corretas, pois esse não é um blog técnico e sim somente um alerta para situações que por vezes não paramos para pensar no dia a dia!

    ResponderExcluir
  3. Ziula, que bacana que o meu comentário rendeu até postagem!!

    Olha, eu tenho atualmente dois batons, um duo de sombras e um corretivo que deve acabar em menos de um mês. São as coisas que eu uso. Durante o ano sem compras me livrei do que não usava (dei para quem usa de verdade) e do que tinha vencido.

    O que eu gosto de usar são hidratantes, esfoliantes, cremes, splashs cheirosos e produtos para o corpo em geral. Tenho alguns desses produtos estocados porque viajei recentemente e porque compro quando encontro algo que gosto por um preço bom. Tenho o hábito de colar uma etiqueta branca com a data de validade em TODOS os meus cosméticos e só tenho em estoque aquilo que eu sei que vou conseguir efetivamente usar. Não jogo nada fora porque venceu de um ano pra cá, mas antes isso acontecia muito (meu estoque era 4 vezes maior que o atual e muitas coisas eu não usava realmente ou acabava perdendo mesmo porque venciam). Maquiagem é mais complicado.

    Um abraço! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, você é muito cuidadosa! Vou adotar as etiquetas para os produtos que abrir a partir de agora. Não tenho muitos em uso, mas pelo menos quatro batons nem sei quando comprei. Bjs

      Excluir
  4. Eu demorei para saber que depois de aberto a validade era outra, na verdade segue a regra geral de todos outros produtos né, mas parece esses deveriam ser mais duráveis.

    Para guardar já tentei o banheiro, mas diferentemente do teu, o meu é uma umidade só, logo um convite para estragar tudo. E por ter um quarto pequeno, digo, por ser moderna e não ter "penteadeira" no quarto ;-) , tenho que deixar uma prateleira do roupeiro para eles...

    Gostei do: "Lembrando sempre que mostruários de loja, aqueles de batom e outros produtos, não devem ser utilizados. Já pensou se alguém com herpes ou com problemas de pele contagiosos passou por ali e experimentou e você, linda!, passa na sua linda boca ou no rosto para experimentar? Qual o presente que vai ganhar?" kkk bah credo, pior que eu nunca tinha pensado nisso...

    Por fim, dermatologista deveria na teoria ideal deveria ser consultada até antes da compra do produto, pois é possível que mesmo funcionando muito bem para umas não funcione para outras né? Só que isso é uma coisa que não faço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive pensando que as embalagens de cosméticos, para a durabilidade que tem após abertos, são grandes demais. Até um batom é grande demais!

      Como são as coisas, abrimos algum alimento e controlamos o consumo em sete dias, no máximo, por exemplo no caso de nata, sendo que os demais produtos vamos deixando rolar e sequer temos conhecimento de como funciona.

      Nunca experimentei mostruários de loja de cosméticos, mas era mais uma questão de chegar decidida em relação ao que queria e no caso de base ou primer eles fazem o teste com embalagem tipo bisnaga, então nunca tive problemas. Em relação às outras pessoas, já presenciei até gente se maquiando... rs... com essas coisas que, afora o já exposto, ficam pegando poeira! É preciso pensar realmente!

      Prometo que quando consultar a dermato conto o que ela falou sobre validade de produtos abertos :-) porque também não tenho costume de fazer essas consultas.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Patrícia, obrigada pelo alerta... realmente era muito pouco... ninguém troca batom a cada três meses :-)

      Excluir