quarta-feira, 4 de julho de 2012

Destralhe no trabalho...

Sexta-feira além do apartamento que fomos vistoriar à tarde, também foi dia do destralhe no trabalho.

Na minha sala tenho um móvel com três gavetas, uma mesa com extensor onde ficam dois monitores (ai, ai, o processo eletrônico), a CPU e impressora com os dias contados, além de um armário baixo e um armário alto, ambos com duas portas.

Até quinze dias atrás havia um sofá de dois lugares que trouxe da minha casa, ficou por aqui algum tempo e achei que teria alguma utilidade e nenhuma utilidade teve, então, fiz a doação.

Encontrei no móvel com gavetas material de expediente, muita coisa que não usava e também muitos desenhos dos meus filhos menores, que foram feitos quando faziam Kumon no centro e precisavam aguardar eu terminar o serviço para ir embora.

Olhei os desenhos, analisei, fiquei com dó de jogar fora, então peguei o celular fotografei tudo e mandei os desenhos para a caixa de destralhe. As fotos estão devidamente armazenadas e até já sentei com o pequeno que, apesar de todo tempo que passou, explicou o que significava cada desenho.

A surpresa ficou por conta do armário maior, pois o menor somente tinha folhas A4. Encontrei uma impressora EPSON, jato de tinta, com scanner e que também tirava fotocópias, devidamente lacrada em uma caixa (caixa nunca aberta!). Chamei o responsável para verificar se havia tombamento e a razão da impressora estar por ali há anos (não acessava esse armário há muito tempo!).

Veio o rapaz e começou a rir. Havia uma etiqueta de uma dessas lojas virtuais com meu nome devidamente gravado! Ou seja, eu comprei ou a impressora veio como "brinde" em alguma outra compra. Brinquei com ele no sentido de que precisaria realmente mais um "ano sem compras", pois não era possível encontrar essas coisas e não lembrar a origem.

Trouxe a impressora e tentarei vender.

Quando o Movimento Cornélio Solidária tinha como QG minha casa precisamos de uma impressora e um voluntário cedeu uma e a minha estava lá dormindo em berço esplêndido.

Os livros técnicos, não acessados e não usados, continuam no armário maior e onde está a coragem para retirá-los??? Existem alguns jurássicos e amados, pois para mim literatura é mais fácil de desfazer, mas cada livro técnico tem uma história de amor com o trabalho. Um dia ainda chego lá e termino também por me livrar do armário maior!

Nesse mesmo dia, a secretaria da Vara também sofreu uma transformação radical com otimização das prateleiras necessárias, retirada de outras e substituição de algumas por móvel baixo com portas que deixa tudo "escondidinho". Para ter uma idéia, as prateleiras que eram vistas do balcão foram reduzidas a menos da metade, deixando o ambiente claro, com aparência de limpo e efetivamente organizado.

Está parecendo outro local e todos que chegam no balcão para buscar atendimento conseguem ver essa nova disposição que também demonstra uma nova alegria em prestar os serviços, com maior concentração do pessoal no trabalho.

Impressionante como o ambiente organizado e destralhado altera o ânimo das pessoas, permitindo maior produtividade pela ausência de distrações outras. Por vezes sequer imaginamos esse efeito, mas ele existe. Também não imaginamos o tanto de coisas inúteis que vamos deixando passar no dia a dia e que mais merecem o lixo, não merecendo um minuto de atenção.

Cada qual também organizou a própria mesa de trabalho com a retirada de tudo que não é usado. Esbarrei em uma caixa de carimbos que não eram usados e foram descartados.

Parece até um NOVO local de trabalho! Ficou lindo! E, segundo o menino da impressora, ainda vai ficar melhor!

Rpeito, animada, que sempre acreditei que ambientes organizados trazem nova energia para casa e para o trabalho! Afinal, quem gosta de coisas empilhadas, espaços com móveis não utilizados, excesso de itens em mesas?

Certo que esse movimento coletivo todo merecia fotos do "antes e depois", mas tudo ocorreu tão rápido que realmente não foi possível sequer pensar nas fotos.

E você, o que será que tem escondido pelas cavernas de seu lar e trabalho? Como você pode melhorar sua vida e otimizar seu espaço?

4 comentários:

  1. Bah até ia dizer isso no dia que postasse o resultado da caixa da cozinha, a tal gaveta que queria fazer o mesmo da mesa do computador, criei coragem e tirei tudo, como a mesa tem 4 gavetas, nunca me incomodava, só ignorava ela sabendo que mal abria, pois agora só tem folha a4 lá. E o que tinha: 90% cabo de tudo que é coisa possível, inclusive coisas que nem tinha mais em casa, controles de playstation estragados, etc. Foi tudo para o lixo, que por acaso e muito por acaso fiz isso numa sexta e sábado tinha uma feira de descarte tecnológico, acho que se encaixam embora não fossem tão tecnológicos, só que com feira ou sem iriam fora.

    Já na mesa do trabalho estou fazendo o que não devia e juntando uma gaveta só com "pérolas" , não devia mas é que servem para rir quando está pesado a cobrança.

    Uma coisa que tem e me incomoda um pouco (mas ainda não tenho como reclamar pois tenho que considerar todo ambiente bonito e tal, a localização frente para o guaíba, tinha até a semana passada hino do RS ao vivo e repetido umas 500x pois tinha um protesto na frente do TJ) são livros em baixo do monitor. Não sei se é para melhorar a postura mas acredito ter aparelho mais bonito no mercado que um livro... e isso em todos os computadores, inclusive nos dos chefes, lá então tem uma girafa em forma de livro em baixo do monitor, estranho!!

    Queria ter um armário desses dai que abre e sai uma multifunção lacrada, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante a quantidade de coisas que guardamos sem necessidade e como é difícil tirar.

      As "pérolas" podem ser fotogradas... já pensou nisso?

      Quanto aos livros embaixo do monitor, é coisa que nunca vi! rs

      Fiquei frustrada com a impressora dentro do armário... espero não encontrar mais nada desse naipe...

      Outra coisa que está ficando impressionante é o Projeto 333, estou fotogrando todas as combinações possíveis e, analisando bem, nem precisaria 33 itens... mas não vou diminuir... rs

      Excluir
  2. Pois é, guardamos um monte de coisa desnecessária que depois limpando parece que até a energia do ambiente está melhor... rs

    Eu já tentei tirar foto de algumas pérolas no meu telefone, mas ele tem câmera ruim. Para tirar foto de papel com texto e sair nitidamente tem que usar a função macro, mas como reduzi o consumo já estou planejando a troca do meu aparelho, afinal eu nunca levo câmera pra nada, preciso que o celular faça isso!

    O dia que eu conseguir tirar uma foto da sala posso te mandar para ver que existe decoração que combina com cortina de banheiro... rss. No meu tem um só, no da minha colega também, embora o dela deva ser de 1810, no da nossa chefe tem uma pilha, é muito estranho. Não vou dizer que nunca vi isso pois já vi uma vizinha usar um livro de apoio para os pés no computador e eu já usei um para firmar uma cadeira velha que tinha quebrado a roda, só que era um tapa buraco, coisa já passada adiante e comprada nova, agora usar assim como um suporte para o monitor ficar mais alto é muito feio!

    Ah e não exagera nessa de não precisaria de 33 itens !!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei de elaborar o Projeto 333 e vou postando com fotos por aqui... precisei d 33 itens mesmo, não teve jeito, mas também não faltou muita coisa.

      As cortinas... rs... nem lembrei de ligar para a vidraçaria, fiquei focada no projeto e aproveitando que fiquei repousando em razao do pé... repousando na medida do possível para uma pessoa que não para quieta... rs...

      Excluir