terça-feira, 24 de julho de 2012

Minimalismo... caixa de remédios

Mais uma coisa que todos temos: uma caixa com remédios, nossa farmácia particular. Eu sei, tem gente que tem remédios espalhados pela casa toda e precisam se organizar, deixando tudo em um único local até mesmo para encontrar em uma emergência.

Quanto à minha caixa, ia acumulando os remédios de cada consulta ou mesmo aqueles tomados sem indicação médica - vitaminas, para cólica ou dor de cabeça, etc, em torno de três ou quatro vezes por ano revisava a caixa e jogava fora aqueles fora do prazo de validade.

Então, esperava vencer e jogava fora.

Sábado fui em um aniversário de colega do Pedro e fiquei conversando com uma psicóloga que trabalha no CAPS - Centro de Apoio Psicosocial. Ela relatou que há grande dificuldade em conseguir remédios, mesmo aqueles mais básicos e que muitas vezes nem mesmo a farmácia popular tem.

Não bastasse a falta de remédios e ser obrigação do poder público suprir essas necessidades, chegamos do aniversário e o Pedro começou a passar mal, vomitou, teve febre alta e lá vou eu procurar remédio, tendo que despejar a caixa toda para achar o que queria.

Resolvi tomar uma atitude e não deixar os remédios que não uso irem para o lixo, aproveitando também para facilitar minha vida.

Minha caixa de remédios estava assim:




Olhei cada uma das embalagens, li algumas bulas e retirei alguns remédios que hoje mesmo serão encaminhados para o CAPS e lá eles controlam quem precisa, conforme indicação médica:

E minha caixa ficou assim, somente com produtos que são efetivamente usados e agora ficou fácil  encontrar o que preciso:

 Vamos lá pessoal, organização para ajudar a você mesma e para ajudar os outros!!!

4 comentários:

  1. Hum, estou repensando no meu conceito por bagunça... já vi que falou que ai não teria nada bagunçado, olha essa caixa ai!!!!!! ;-)

    Interessante essa da doação de remédios ainda no prazo de validade para quem precisa, desde que a gente não precise é lógico. Atualmente não tenho nenhum estoque, mas vou recomendar caso souber de alguém que tenha e que não vá precisar. É bom saber!

    Na minha gaveta de remédios tinha deslocado dois para a gaveta do escritório, até estava brincando com minha colega, lá a gente precisa mais de remédio do que em casa! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana... e você acha que não estou repensando o meu conceito de bagunça? rs... cada vez que me deparo com uma situação dessas penso "e eu disse que era oganizada" :0)

      Sério, se vc entrar na minha casa agora não há nada fora do lugar e abrindo os armários está tudo organizado, mas pelo jeito não pode abrir as caixas... rs...

      Remédio não deixo no serviço, mas tenho sempre na bolsa, principalmente para enxaqueca... rs... advogados... rs

      Excluir
  2. Oi Ziula!

    Seu post me fez procurar sobre esse CAPS, infelizmente só encontrei informações do Brasil. Em Portugal não conhecia esse conceito, nem encontrei nada na minha pesquisa. Se souber de algo diga-me!

    Ainda no fim de semana passado nem por acaso andei organizando meus medicamentos que estavam "arrumados" (pra nao dizer espalhados!) dentro de uma gaveta. E é isso mesmo! Tem soros que nem sempre usamos por completo e duram pouquissimo, bem como medicamentos muito específicos que raramente voltamos a utilizar e sem dúvida estaria disponivel para doar. Mas aqui não sei mesmo. Vou tentar me informar.

    Valeu pela dica! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Você pode procurar asilos, albergues e outros locais que atendam pessoas carentes, deixa os remédios e eles se encarregam de distribuir conforme indicação do médico que atende esses locais!

      Espero ter ajudado!

      Abraços

      Excluir