terça-feira, 17 de julho de 2012

Minimalismo... quarto

Sou meio atrevida mesmo, chamar de minimalismo levar as coisas para outros armários, mas é o que se faz possível no momento, embora muitos itens tenham sido retirados.

O fato é que o meu quarto tem uma mesa lateral, uma cômoda com quatro gavetas e uma porta, um criado mundo com gaveta e uma portinha, dois quadros de desejo, um retrato de rua, um quadro de buda, uma penteadeira com banquinho, uma cadeira, uma cama queen e um pufe onde colocado o dvd e aparelho da sky.

Tinha começado o parágrado anterior dizendo "meu quarto tem apenas" e quando terminei de listar, percebi que meu quarto tem muita coisa, parecendo pouco para mim em razão de ser grande e não ter nada entulhando o ambiente, sendo a circulação muito boa. De qualquer forma, tem muita coisa...

Pois bem. Os poucos móveis com portas e gavetas estavam lotados de coisas, inclusive declarações de imposto de renda de toda minha vida (que não descartei por razões que uma hora eu conto), recibos de clientes do tempo em que advogava (há quase vinte anos, também explico oportunamente), escrituras, documentos e muitas outras coisas, até caixas de pizza vazias que guardei porque estava participando de uma promoção e esqueci de jogar fora quando não fui sorteada.

A porta da cômoda não fechava mais, estava "meio fechada" com um enfeite de linha. Claro! A chave estava "perdida" dentro da própria cômoda.

Já mencionei que não há nada extremamente bagunçado na minha casa, coisa que deixou de ser verdade em relação ao meu quarto depois que machuquei o pé. Fui entulhando, jogando, deixando a bagunça tomar conta. Esse final de semana dei um jeito.

Olhem como estava:


 

Estava com muita preguiça no final de semana e não conseguia começar. 

Para solucionar o problema, no sábado antes de dormir, marquei no celular quinze minutos e, por incrível que pareça, em quatorze minutos retirei tudo que havia no quarto e coloquei no closet:


Algumas coisas foram fora, embora seja em número ínfimo se comparado ao que foi parar em outros armários e ao que voltou para o quarto:


E o resultado me agradou muito. Até as cobertas que uso para assistir televisão receberam um lugar para ficar enquanto não utilizadas, o material que uso para as planilhas (régua, tesoura, caneta) foi para o vaso de cristal e não ficou mais pavoneando pelo quarto. Muitos locais ficaram vazios e adoro abrir portas e gavetas só para ver que estão vazias.

Fotos depois de arrumado:


Fotografias tiradas em dois dias diferentes e subsequentes (rs).

Televisão no quarto não é recomendado por ninguém. O Feng Shui, por exemplo, ensina como pode ser prejudicial em termos energéticos. O que percebi é que depois que coloquei a tv no quarto - por muitos anos fui contra - tenho passado muito mais tempo no quarto, hibernando e isso não está me fazendo muito bem.

Está bem! A culpa agora é da televisão? Claro que não, só que sou especialista em achar desculpas, embora procure sempre não colocar a culpa nos outros, termino por colocar nas coisas (rs).

Vamos lá, tenha paciência com você, Ziula! São movimentos e daqui a pouco você sai daí!

Sabem de uma coisa? Já não gosto mais de tudo tão escuro assim, mas também não quero me desfazer dos meus móveis antigos, tenho muito carinho por eles (???). Carinho por coisas??? Talvez não seja esse o termo, só não estou disposta a trocá-los por outros mais modernos.

Assim, se alguém tiver alguma sugestão de como deixar o quarto mais colorido com esses móveis, ficarei muito grata!!!

Escrevi esse post no domingo e segunda feira pela manhã, antes de sair para trabalhar, meu filho de dez anos entra no quarto, com os olhos cheios de lágrimas, dizendo:

- Nunca mais faço lembrancinhas para você na escola!

Pois bem. Junto com o "destralhe" tinha ido uma lata de Nescau, forrada com EVA branco e pintada com bolinhas coloridas feitas por ele.

Gente! Cuidado para não magoar as pessoas!

A solução foi sair do quarto gritando com a Márcia, dizendo como que ela tinha feito aquilo e não tinha percebido que não era lixo (ela entendeu, é claro!). Trouxe o presente de volta e coloquei em local de destaque do quarto, embora não apareça nas fotos que foram tiradas antes desse incidente.

É claro que o presente é lindo, está claro que pisei feio na bola e está claro que será um objeto que me acompanhará até o último minuto da minha vida! Desculpe, Pedro Henrique, minha falta de atenção!!!

Outra hora falo dos meus quadros de desejos, que também estão servindo para outro fim!





8 comentários:

  1. Ziula,

    Parabéns por você ter chegado até aqui!!
    Não se cobre tanto, afinal o objetivo é o crescimento que tiramos de todas as coisas e situações que passamos! Você está se saindo muito bem, pois a "venda dos olhos" caiu e você está enxergando as coisas de forma mais simples e clara, como deve ser.É isso que IMPORTA!!
    Agradeço muito à você e a Marina por esta iniciativa,que muito ajuda a pessoas como eu,que sou uma compradora compulsiva,e que através deste projeto, tenho conseguido "frear" essa compulsão e enxergar as coisas se outra maneira!!!
    Muito obrigada!!
    Um grande beijo!
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. Madalena,

    Obrigada!!!

    É necessário mudar o foco, estabelecer outras metas - olha o exemplo da Marina, e conseguimos sair dessa roda viva do consumo que não leva a nada, somente à acumulação e dívidas.

    Parabéns pelo seu esforço, você chegará onde pretende! O caminho não é rápido nem fácil, más é gratificante.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Me perdoe o fato de eu ser “meio” intrometida, mas, porque embalagens de pizza guardadas no quarto??? :-)

    Eu sei, concorria à adegas e ao fiat 500, também comi até dizer chega essa pizza e juntei as embalagens, mas na área de serviço, no meu quarto nem!!!

    É chocante ver nossa bagunça né? Como nas fotos elas ficam evidenciadas, é bom para ver, rever e precaver futuras continuações delas.

    Eu sempre tive tv no quarto e ouvia falar que era bom não ter. Sempre achei que isso fosse uma grande bobagem, entretanto tinha mais dificuldade de dormir com tv/net no meu quarto que agora, e fico lá bem pouco. Não sei se vou continuar com isso por muito tempo. Eu sou das poucas pessoas que não gostam de ver tv (desacostumei, não faz falta atualmente), sou inclusive chata quando vou na casa dos outros e começo a criticar a programação, mas para ver dvd ou jogar videogame eu gosto, assim que não sei se vai me bater uma crise e voltar a ter isso no meu quarto, por enquanto me contento tendo na sala.

    A lata é a que aparece nas fotos? Olha, que bom que ele falou e demonstrou a tristeza dele para com a falta da lata lá, é bem traumatizante para uma criança fazer um trabalho com tanto empenho e ir quase ir fora por engano, tenho certeza que a Márcia não fará mais isso! :-)

    Já fiquei bem traumatizada no pré-escolar, tinha uma professora que elogiava os desenhos que fazíamos assim que uma vez fiz um e naquela época se usava lantejoulas, várias coisas para enfeitar o desenho que hoje acho que não existe, isso era em 85, ou seja, mil anos atrás, assim que fiz um pra ela e deixei na mesa, mas eu era um pouco tímida e não falei nada, só deixei lá, assim que ela pegou e rasgou, kkkkk, bah foi um trauma na época, não demonstrei a tristeza na hora mas fiquei triste por muito mais tempo..rs, e para meus pais fazia só cadernos, que nunca usaram, é bom destacar a obra do teu guri. Eu ganhei na páscoa passada um desenho de um coelhinho com algodão do filho de um primo do meu noivo, assim que achei muito simpático da parte dele e uso na minha carteira, é bom para às vezes olhar a ingenuidade de uma criança e que uma coisa simples pode fazer muito bem pra gente. Afinal, mesmo já passando muito tempo, dá pra saber que quando criança faz é sincero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, meu note fica no quarto e, desta forma, para cadastrar as embalagens eu trazia para o quarto e aqui guardava com medo de ganhar o carro e não encontrar mais as famigeradas... rs

      A pizza até que era gostosa, mas enjooei e não ganhei o carro!

      Tenho muitos conceitos para rever, porque disse que nao tinha bagunça e estava o caos... :-)

      Um dia volto a nao ter televisão no quarto, por enquanto assisto muita coisa na tv a cabo e com esse frio é uma delícia.

      A lata é aquela que aparece nas fotos. Tenho sorte com minhas crianças, pois conseguem verbalizar o que sentem, talvez isso evite alguns pequenos traumas futuros e que isso fique no inconsciente incomodando.

      Que professora você teve!!! Ainda bem que não faz mais parte da sua vida!!! Ninguém merece!!!

      Vou prestar mais atenção nos meus tesouros feitos pelas crianças!!!

      Excluir
  4. Pizza, nem que seja só a embalagem, dentro do quarto?? Eu ia ficar louca. Não deixo entrar nenhuma comida no quarto, se não fosse assim ia ter que lavar tudo que passasse perto da comida, ia ser infernal! Como você pode esquecer das embalagens?? Tenho mania de limpeza, pânico de gosmas e comidas babando. Eu nem consigo usar um blazer duas vezes ou um lenço, cismo que está com cheiro de comida, se usei para almoçar, lanchar ou jantar. Um problema sério isso para mim, mais do que acumulação de coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela.. isso não é coisa que aconteça sempre :-) e ficaram mesmo, antes havia uma pendurada no mural e outras embalagens (bem limpinhas no armário do quarto).

      Comida no meu quarto só o café da manhã quando tenho a felicidade da Márcia ou do Pedro servir na cama (delícia!) ou chocolates... afora isso, não entra nada.

      Obrigada por mais essa visita! Abraços

      Excluir
  5. Ziula, sorte que não era a promoção que teve da nestlé, já pensou como ficaria?? ;-)

    Eu tenho um pote de lixo grandão na área que nunca mais usei pra lixo, só guardava essas embalagens. Em tempo, odeio com todas as minhas forças essa besteira de guardar embalagens, mas já ganhei uma vez na da nestlé, era prêmio baixo, escolher uma lata kit torcedor, dai pra mim podia ser grêmio ou inter, que vinha camiseta, toalha mágica, flâmula, lata personalizada, 4 ingressos de cadeira e um cartão visa pré-pago com 50 reais. Nessa tive que catar a embalagem e falar algumas coisas que tinha nela mas não pediram pra levar (então creio que vou pensar na hipótese de fotografar a embalagem futura, que tal? Lógico que se o prêmio fosse maior por via das dúvidas melhor guardar mesmo).

    Ah e eu também gostei da pizza! Só que não enjoei... kkkk embora tenha comido até dizer chega e aquele carro nem era tudo isso kkkk

    Minha professora devia ser amargurada!! Kkkkk mas criança se
    ofende!!! Kkk que bom que o teu não deixa guardado, não é bom
    mesmo!!

    E bem que eu estava achando que a bagunça não era muito diferente daqui, até ia falar que pra pouco tempo de pé ruim estava demais mas dai podia me xingar... e lá ia eu me traumatizar novamente!!!! kkkkk

    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostei dessa coisa de guardar embalagens... nunca tinha participado dessas promoções e não sei se participaria novamente.

      Quanto à bagunça, aquela que estava fora do armário era do "pé"... o restante era minha "organização"... não entendo como conseguimos ter uma visão tão deturpada de algo que está tão perto da gente... literalmente embaixo do nosso nariz e penso que assim também é em relação ao consumo!

      Bjs

      Excluir