domingo, 22 de julho de 2012

R$ 25,00 e alegria...

Esse blog está me fazendo muito bem! Bem demais!

Por força das circustâncias, em 2004 comprei uma mesa Saarinen, aliando minha paixão da época por móveis de design à necessidade de afastar as crianças. Isso mesmo, eu precisa afastar as crianças na hora das refeições para conseguir comer sem gritos e escândalos.

A Izabel tinha 08 anos e o Renato tinha 20 anos. Nesse ponto, vocês diriam que devido à diferença de idade isso não deveria acontecer, mas acontecia! A mesa era pequena e possibilitava que eles chutassem um ao outro durante almoço e jantar.

Sim, porque almoçamos e jantamos nessa linda mesa! Não haveria sentido em deixá-la somente para quando chegam visitas, embora esse fato tenha escandalizado alguns arquitetos que por aqui passaram e acabaram não prestando nenhum serviço. Sou metida mesmo e desenho casas, móveis e tudo mais que se faça necessário (rs), logicamente de forma rústica, mas me faço entender.

Pois bem. Nunca tive uma toalha oval, no formato da mesa e somente ontem, sábado, me dei conta de que também não procurei. Vou verificar hoje se existem, só por curiosidade.

Então, a famosa Márcia deixava a mesa sempre desse jeito, com toalha impermeável para não manchar o mármore Carrara:


Horrível, não é mesmo? Eu só enxergava essa solução, até que magicamente ontem pensei em comprar plástico transparente para poder continuar usando a mesa e manter suas características lindas expostas, além da possibilidade de ter uma toalha oval.

Comprei o plástico tanto para essa como para a mesa da cozinha e quanto à essa última conto no final.

Tirei a toalha "cor de burro quando chove" e fui cortando o plástico transparente com um "molde"- um parênteses para minha quase ausência de habilidade para trabalhos manuais:



Finalizada a arte, fiquei muito, muito, muito feliz com o resultado:



















Sim, tem uma toalha. Sim, agora ela é oval. Sim, agora ela valoriza minha linda mesa!

Obrigada a todos que passam por aqui, deixando pensamentos entrelaçados e ajudando a chegar à essas soluções ótimas!!!

Três parênteses:

1) estão vendo esse prato em cima da mesa? Foi um dos melhores presentes que já ganhei na vida! Os pratos com os alimentos são colocados nele e nós vamos girando para pegar o que queremos, o que evita aquela coisa de "alcança o arroz", "passa o feijão", "me dá a salada", cada uma se serve do que quer sem ter que pedir para os outros.

2) mesa da cozinha - tenho uma pequena na cozinha que usamos para pequenos lanches. Consegui de certa forma "domesticar" as crianças para que preparem o lanche na pia, ocorre que sempre há "escorregadas" e a toalha de pano por vezes deve ser trocada duas vezes por dia, situação que certamente desagrada a Márcia. Agora, com o plástico protegendo a toalha de pano, não preciso mais me preocupar nem ficar proibindo que o lanche seja montado na própria mesa.

3) e, finalmente, o drama para comprar o plástico. Fui em loja de tecidos e havia aqueles expositores enormes com plástico não transparentes com diversos tipos de flores, plástico transparente com vaquinhas, plástico transparente com flores, plástico transparente imitando renda... Comecei a perder o foco. Chamei a mim mesma de volta "mantenha o foco", "mantenha o foco"... consegui comprar o plástico transparente sem detalhes!

8 comentários:

  1. Ziula, eu acho perfeitamente normal usar mesa de designer no dia a dia. Os arquitetos esperavam o quê? Que a estética estivesse acima da felicidade?

    No mais, já usei muita toalha de plástico aqui em casa. Atualmente uso as de tecido mesmo porque estou encontrando toalhas redondas bonitas (demorou, viu?). Agora, toalha oval eu já vi sim... tenho uma colega de trabalho que gosta de patchwork e faz qualquer coisa sob encomenda. Uma vez ela me mostrou 3 toalhas ovais e achei o máximo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, por vezes aparecem umas pessoas esquisitas e logo descarto... rs... por isso desisti dos arquitetos que vieram aqui, embora saiba que existam ótimos por aí e ainda encontro outro que pense de forma diferente!

      O plástico é prático para o dia a dia e quanto à oval penso que realmente somente encomendando para alguém que faça trabalhos manuais como sua amiga.

      A intenção é achar um tecido mais largo, usar o mesmo processo que usei para o plástico e mandar para a costureira arrematar. Só vou fazer isso ano que vem... rs... porque me conheço e corro o risco de fazer 48 toalhas... rs

      Excluir
  2. Oi Ziula, que engraçado... eu adoro essas trocas de gentilezas à mesa. "me alcança por favor", "obrigada"... acho a hora da refeição um ótimo lugar para se aprender e ensinar algumas regras de convívio. Deve ser meu lado italiano :). bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, a família aqui também é de italianos e o horário das refeições serve para colocar TODA a conversa em dia, acertar desavenças, gesticular... rs... uma loucura!!! Então, com o prato giratório sobra mais atenção para essas coisas!!!

      Final de semana é exceção, porque os pratos são maiores e impossível colocar para girar... rs..

      Beijos

      Excluir
  3. Bah nem dá para comparar...

    E os 25,00 significa que foi só isso para resolver os problemas com as duas mesas?

    Como é engraçado, parece que as pessoas são todas iguais, com os mesmos problemas, só mudam de endereço. Eu e meu irmão também nos chutávamos e etc. A diferença é que a idade é próxima, ele tem 2 anos a menos só. A diferença dos teus era bem maior, logo coitadinha da guria!!! ;)

    O prato giratório é bem legal, não sabia que poderia adaptar em qualquer mesa, achava que só vindo junto com a mesa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R$ 25,00 foi para as duas mesas... vc precisa ver minha cozinha com a toalha sempre limpinha... e o almoço com o mármore da mesa aparecendo... são coisas que parecem bobas, mas que para mim fazem a diferença.

      Quando éramos pequenas - tenho duas irmãs e um irmão - a briga era para ver quem tomava o primeiro gole de suco! E ficávamos gritando "pirmeiro gole"... hoje tenho dó da minha mãe...

      Eu tina visto mesas de madeira com o suporte giratório naquelas casas em Bento Gonçalves e não imaginei houvesse avulso assim... acho que é da Riva, marca aliás que tem coisas lindas, que não são baratas, mas tem ótima qualidade (isso não é um publipost... nem um estímulo ao consumo... são resquícios do meu tempo de compras...)

      Beijos

      Excluir
  4. Bom dia Ziula, também tenho uma mesa oval Saarinen preta linda de 1.80 por 1.00,gostaria de saber qual o tamanho da sua mesa e do seu prato giratório do centro da mesa? Outra pergunta o material da minha mesa não é marmore é laca preto,qualquer coisa marca ou arranha será que o atrito do plástico com a mesa vai arranhar também, o que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o prato deve ter uns 50cm, não estou em Cornélio agora então nao consegui confirmar, mas deve ser mais ou menos isso...

      Minha mesa é de 2,10 por 1,20 aproximadamente também e pelo que me lembro.

      Estou um pouco preocupada porque o mármore de carrara acho que deveria respirar e o plástico "gruda" nele ... em todo caso está lá e como ele não se movimenta não risca e além disso o plástico previne manchas... penso que o plástico protegerá a laca... embora em nem no mármore nem na laca fique tão bonito... vc já pensou em encomendar um vidro?

      Excluir