terça-feira, 3 de julho de 2012

RELATÓRIO FINAL DO PRIMEIRO "ANO SEM COMPRAS"

O primeiro "ano sem compras" terminou no sábado, dia 30.06.2012. Eu estava viajando e por isso foi impossível comemorar com um post nesse dia.

Devo comemorar, com certeza!!! Nem eu acreditei que chegaria tão bem ao final.

Foi perfeito? Não, não foi.

Tive alguns "supostos" deslizes? Com certeza.

Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena, segundo Fernando Pessoa. E valeu cada minuto, cada surto, cada dúvida, cada comentário que recebi, cada empurrão para continuar, cada crítica mesmo que não construtiva, cada crise de abstinência, cada dúvida sobre o real objetivo, cada texto que escrevi, cada experiência que dividi, cada pessoa que de certa forma ajudei.

Durante o "ano sem compras" descobri o minimalismo, que alguns dizem ser uma "onda", talvez no sentido de ser passageiro. Minha irmã diz que é "moda", quem sabe na esperança de que fique ultrapassado, considerando que gosta de guardar algumas coisinhas.

Vou contar algumas coisas que aconteceram!

ITENS QUE DEIXEI DE COMPRAR E ITENS QUE RETIREI

Eu tinha 60 pares de sapatos quando comecei o projeto, hoje tenho aproximadamente 30 pares e espero diminuir ainda mais.

Antes eram dez vidros de perfume abertos, atualmente apenas dois e está mais fácil deixar de lado ou colocar para doação aquele que não gosto.

Minha maquiagem está reduzida ao essencial, somente tendo na caixinha o que é usado diariamente e algumas poucas coisas que uso para uma maquiagem mais "produzida", o mesmo tendo acontecido com os demais itens de cuidados com a pele, beleza e higiene.

Usava sabonete em barra no banho, passei a usar esponja e sabonete líquido, acabando com a necessidade de comprar sabonetes em barra de todos os tipos e formatos. Agora somente compro sabonete líquido quando ele está acabando e coloco no mesmo frasco do anterior para não cair em tentação e começar a gostar de "formatos diferentes de frascos".

Tinha mania de comprar isqueiros. Era um evento limpar a bolsa, havia até platéia para ver quantos isqueiros eu tirava dela. Nesse ano utilizei todos os isqueiros, nunca mais comprei e, quando o último deu o suspiro final, meu filho mais velho lembrou que eu tinha "zippos" guardados, inclusive um rosa choque ele me deu de presente. Como ele tem pedras e fluído, com certeza não comprarei mais isqueiros e usarei os que tenho, deviamente recarregados por ele, até o dia em que parar de fumar.

Cancelei assinatura de jornal, bloqueei ligação de telemarketing, parei de comprar livros e revistas.

Não contei, e deveria ter contado, quantas peças de roupa eu tinha. A única certeza que tenho é que mais da metade já foi embora e outras estão prestes a sair. Todo dia constato alguma coisa que não uso e com o "Projeto 333", iniciado em 01.07.2012, serei levada a simplificar ainda mais meu guarda roupa.

Deixei de ter estoque de produtos e somente passei a comprar quando eles terminam.

A abstinência de compras de supérfluos teve reflexos em outras despesas, inclusive naquelas não incluídas no projeto, olhem os percentuais gastos a menos comparando o período de julho/2010 a junho/2011 e julho/2011 a junho/2012:

despesas bancárias - 54,2%
água - 41%
luz - 15,5%
telefone - 43%
empregadas/INSS - 20,5%
gastos pessoais - 70%
filho 1 - 70%
filho 3 - 4%
livros/jornais/revistas - 89%
presentes - 42%
manutenção da casa - 81%
viagens - 18%

Outras aumentaram e aqui os percentuais a mais:
seguros/IPVA/IPTU + 88%
mercado + 50,5%
sky/locadora + 12%
filha 2 + 2%
saúde + 56%
lanches/almoços/cinema + 57%
cachorros + 2,15%
gasolina/manutenção carro + 13%

Os percentuais a mais e a menos não foram programados e ocorreram naturalmente, demonstrando a troca de compras por comida, por exemplo, coisa que preciso ficar muito atenta e já está melhorando considerando que estou cozinhando mais em casa.

As despesas com seguros/IPVA/gasolina aumentaram em decorrência da troca do veículo em dezembro de 2011 e tal troca se mostrou desnecessária, mas não vou ficar falando porque o que está feito, está feito! Serviu de lição e será corrigida com mais um "ano sem compras"!

Muito aprendi e muito tenho a aprender em relação ao consumo consciente!

Realmente fiz algumas compras no ano sabático e a maioria delas se mostrou essencial: aparelho de ar condicionado, liquidificar, batedeira e câmera fotográfica.

Outras podem ser consideradas totalmente equivocadas:

- no comecinho do projeto comprei um mini aparelho de fondue, isso tudo para adquirir o chocolate e o aparelho vinha junto. Detalhe importante é que poderia ter comprado somente o chocolate, havia essa opção.

- surtei, também em dezembro, quando fui arrumar as roupas de cama e banho, o resultado foi comprar dois jogos de lençol de solteiro e dois de casal, tendo o tempo mostrado que não era imprescindível. Sim, não sou perfeita! O importante é que não desisti do projeto!

- depois vieram as sacolas retornáveis que custavam apenas R$ 2,50 cada uma, isso se você comprasse não sei quantas trufas. Bem, chocolate é necessário e essencial para meus filhos, não obstante comam moderadamente, mas convenhamos! eu comprei as duas sacolas.

- e, finalmente, uma falta de atenção. Fui para um resort e achei que tinha esquecido minhas havaianas, comprei outro par por R$ 19,00. Quando cheguei em casa achei a que eu tinha levado em um saquinho sem visor. Lição para levar em viagens somente saquinhos com visor, os demais já foram descartados.

O que comprei, exceto o carro logicamente, importou em menos de 15% do que eu gastaria somente comigo e em itens pessoais no período de um ano, sem contar tudo de novo que eu comprava para a casa cujo valor era quase três vezes superior ao que gastava comigo. Observe que os gastos foram praticamente com itens de uso comum.

Gastos com imprevistos deixam a pessoa meio tonta! E desses não escapei! O importante é ter alguma reserva, caso contrário é possível que tivesse sentido que fracassei na administração de meu dinheiro.

Fechados os dois períodos anuais - 01.07.2010 a 30.06.2011 e 01.07.2011 a 30.06.2012 - em termos de valores, deixei de gastar 2,66 salários (comparado somente ao valor mensal que recebo, sem considerar férias e décimo terceiro) e acho pouco em termos de economia.

Por outro lado, fico pensando que se tivesse gasto esses valores ou continuasse com as despesas no mesmo patamar estaria no vermelho ou fazendo empréstimos, pois a prioridade é com os investimentos que são os primeiros que pago quando recebo o salário. Esses investimentos poderiam ter sido quitados, isso se eu não tivesse "pisado na bola" quando resolvi trocar de carro.

Só posso dizer que constatei ter muito ainda a fazer. É necessário buscar a melhora em muitos aspectos e, principalmente, ficar atenta às reais necessidades, bem como às formas mais econômicas para fazer as coisas. 

Acredito que o segundo "ano sem compras" será bem mais produtivo em todos os aspectos, pois as lições sobre o minimalismo ainda estão no início e devo continuar colocando em prática tudo que aprendi durante o primeiro "ano sem compras" no que se refere ao consumo consciente!

8 comentários:

  1. Oi! Nossa Ziula... Que grande desafio este. Tenho vontade de fazer algo assim, mas acho que vou ser mais modesta e começar com um mês sem compras :) bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, penso que foi uma das melhores coisas que fiz! Viver um pouco fora do sistema dá um certo poder para enfrentar muitas outras coisas!

      Excluir
  2. Que legal, parabéns!

    Vencer um desafio que nos propomos é sempre muito bom, principalmente se for para uma melhor qualidade de vida. Inclusive para as pessoas que têm objetivos semelhantes e acabam se identificando e melhorando suas vidas também, eu me incluo, tenho que te agradecer! rs

    Não acredito que o minimalismo seja uma modinha. Usado na medida certa é talvez um ponto de equilíbrio, sem tanta tralha para limpar, nem tão pouco beirando o exagero.

    Achei muito engraçado o “não cair em tentação e começar a gostar de "formatos diferentes de frascos.”” Para sabonete líquido compro aqueles de 5 litros no atacado, assim que nunca pensei em gostar daquele frasco trambolho..rs, aqui em casa aquele trambolho dura um pouco mais que um ano, mas não é usado para o banho, até seria uma ideia...

    Lendo sobre os isqueiros me veio a lembrança que tenho muito medo de isqueiro, e sempre achei que “zippo” e isqueiro fossem a mesma coisa.

    Ah eu também bloqueei essas ligações e foi pelo teu blog que descobri, não sabia disso. Antes era um nojo, viviam ligando e de noite, tipo 20:00, um desaforo!!! E uma vez eu atendi e disse que era para pararem de ligar se não ia tomar providências, e a mulher falou “então vai FIA”, bah, eu fiquei tão furiosa, liguei para ouvidoria do banco até, dai pediram mil desculpas e parou um pouco, mas depois do bloqueio nenhuma, que maravilha. Se tem uma coisa que eu não quero que nunca mais me liguem é esses telemarketing.

    Interessante como tivestes redução de algumas despesas sem procurar por isso, eu tive algumas também mas tive que ligar para então ter, inclusive ontem tive que ligar para o cartão de crédito pois queriam cobrar uma anuidade bem alta e dai automaticamente baixam 60% pelo sistema, deviam fazer automático, mas não, temos que ligar lá e ouvir que é vantajoso e blábláblá. Na internet/telefone também tive que ligar mas valeu a pena, não custa o total nem 30 reais para 5 mb e telefone 500 minutos, antes era 100 e poucos. Até inclusive essa diferença já deixo separado pois vai dar exatamente o valor do iptu 2013 se a prefeitura colaborar em não subir.. mas bem que queria que as coisas reduzissem sem ter que tirar um dia para me incomodar, embora mesmo com incomodo compense no resto do ano! :)

    E eu já tinha observado que o fato de não comprar não quer dizer economia pois sempre aparece um imprevisto cá outro lá, impressionante. Mas pior seria tendo maus hábitos comprando só tralha e tendo que pagar tralhas e imprevistos.

    Agora o mercado é uma coisa a parte né, eu não sei como reduzir. Coisas maiores de uso contínuo compro em atacado e tudo bem, lá dá preço justo, o problema são as “idas” ao supermercado, principalmente quando resolvo ir depois do escritório, ai sim é uma tristeza. Eu até descobri um caminho que chego mais rápido em casa e não passo pelo supermercado, hoje incrivelmente não tinha trânsito e fiquei pensando “vou no supermercado, não vou no supermercado, vou, não vou”, dai não resisti e fui, ruim ir lá com fome!!!!!!

    Alguns surtos de consumo sempre acontecem né, mas o mini aparelho de fondue porque vinha chocolate foi demais, kkk, essa não tinha contado aqui né...:) , mas essas coisas acontecem mesmo, ainda bem que não desistiu do projeto por isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, contei do aparelho em julho/2011, logo quando comecei o projeto... rs... http://ziulasbroglio.blogspot.com.br/2011/07/pequeno-balanco-quase-um-mes.html

      Detesto ir ao supermercado com fome e também com as crianças, não que eles peçam muitas coisas, mas fico empolgada porque eles gostam de chocolate e começo a pegar um montão... rs

      Adorei começar a usar sabonete líquido... e meu filho mais novo, aquele de dez anos, até observou que é mais higiênico porque não passa pegando poeira o dia inteiro, como a barra... rs

      Vou ter que tomar providências quanto às despesas que aumentaram... com certeza, mas já tenho uma noção de onde errei, embora o melhor seja a completa do noção dos pontos que acertei... e esses estão me beneficiando e também às pessoas próximas que já pegaram o ritmo.

      Prometo continuar por aqui passando algumas informações, vai que alguma serve para alguma coisa... rs

      Obrigada por todas as visitas e comentários!!!

      Excluir
    2. bah, não tinha visto... é que quando comecei a acompanhar, meio que me perdia, não estava nos favoritos ainda, dai tinha que voltar a origem dos links.

      Mas enfim, com 1 ano de aparelho, usou alguma vez? :)

      ah, agora que falou da observação do teu filho, eu tinha trocado os das pias por esse motivo, mas nunca me dei conta e só agora que falaste, que o do box pega a mesma poeira que os outros pegavam..rs quando acabar os que tenho vou comprar o suporte e adotar liquido pra lá tb...

      Excluir
    3. Depois do dia da compra nunca mais usei o aparelho de fondue... uso às vezes o "potinho" de cerâmica para colocar alguma coisa. Entretanto, não foi de todo ruim, porque serviu de alerta e poderia ter caído em "n"outras armadilhas durante o ano sem compras se não tivesse adquirido o famigerado.

      Se a gente parasse para pensar ... jamais usaria sabonete em barra... eu também não tinha pensado na questão do pó... mas super Pedro Henrique do alto dos seus dez anos tem muito a ensinar!!!

      Excluir
  3. Ziula, fiquei impressionada com o seu post! Nossa, eu saí do meu ano sem compras menos mudada que você em alguns aspectos: continuo tendo estoque de produtos, continuo curtindo sabonetes diferentes com embalagens diferentes e coisas assim. Eu percebi, na verdade, que eu podia cuidar mais de mim e agora estou fazendo as unhas toda semana em vez de gastar com outras coisinhas que não me faziam sentir bem. Acho legal que vocÊ descobriu e se identificou com o minimalismo. Em alguns momentos pensei que iria para esse lado também, mas não foi o que aconteceu. Sempre tve uma vida bem simples, então o ano sem compras pra mim teve um efeito oposto do que teve pra você em alguns aspectos e passei a comprar coisas melhores depois dele e a me permitir certos prazeres que antes não me permitia. Percebi que comprava muita coisa de baixa qualidad,e muita coisinha baratinha e ruinzinha e hoje compro poucas coisas boas. Isso é o que acho interessante dessa experiência: cada um sai dela de um jeito, tendo aprendido coisas diferentes. É muito interessante! Agora considero que teu blog é sobre minimalismo e não somente sobre ficar sem comprar. Acho que ficar sem comprar se tornou uma parte de um projeto seu muito maior que tem tudo a ver com o nome do seu blog e que realmente passa por uma reformulação de muita coisa na sua vida. Parabéns pelo ano sem comprar! Força para o próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, devo a idéia do ano sem compras a você e sou muito grata por você ter dividido a experiência e ter me levado a caminhos que eu nem pensava existir.

      Tenho que tentar sair do meu mundinho - trabalho, blog, filhos - e começar a fazer outras coisas, mas tudo tem seu tempo!

      Antes do ano sem compras eu mesclava compras de produtos bons e produtos baratos, o resultado é que aqueles baratos, principalmente roupas e sapatos, foram os primeiros que foram embora. Então, você está completamente certa em priorizar qualidade, aliás todos deveriam fazer isso.

      Obrigada pela força!!! pela idéia!!! por todos os comentários que me fizeram pensar e também me fizeram mudar!!!

      Excluir