quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Décimo terceiro!

Durante muitos e muitos anos a segunda parcela do décimo terceiro entrava na minha conta no início de dezembro e eu nem tomava conhecimento dela, pois servia unicamente para cobrir o saldo negativo do banco.

Ano passado serviu para quitar uma dívida e esse ano entrou essa parcela totalmente livre e desimpedida, servindo unicamente para aumentar o saldo positivo, não há dívida a ser paga e até a viagem de férias já está quitada totalmente.

Confesso que a sensação desse valor ficar "sobrando" é ótima. Não tenho intenção de comprar presentes de Natal e também não pretendo comprar roupas para passar o Natal/Ano Novo/praia. Pretendo apenas nas férias ir para a casa da minha mãe no Rio Grande Amado, também até Porto Alegre e talvez Gramado levar as crianças para ver novamente o Natal Luz e comer muito no Café Colonial Bela Vista, em seguida vamos para a praia, mas para isso os valores já estão separados e o décimo terceiro continuará dormindo em berço esplêndido.

Demorei para chegar nesse ponto de não necessitar desses valores extras e a única coisa que posso garantir à você que está no primeiro estágio - cobrindo o negativo da conta com o décimo terceiro - é a possibilidade de ser diferente, de realmente chegar ao final do ano com folga financeira suficiente para não se preocupar.

Então, se você tem dívidas é possível quitar com esse valor extra e lembrar durante todo o ano seguinte que deve economizar para isso não se repetir.

Outra coisa que devemos ter em mente e sempre é que no início do ano temos despesas extras com material escolar, IPVA, IPTU e outros valores pagos anualmente. É preciso se preparar para quitar esses valores e preferecialmente em uma única vez e não em parcelas mensais distribuídas durante o ano.

Será que aquele presente de Natal ou aquela roupa nova compensam todo o estresse que passamos durante o ano para pagar os valores deles decorrentes? Pense nisso! Quem sabe um belo almoço ou jantar feito com amor e carinho sejam melhores que inúmeros valores gastos em coisas que se transformarão em "tranqueiras" para as pessoas.

Economize para gastar naquelas coisas que realmente valem a pena!!!


3 comentários:

  1. Essa dos materiais escolares no início do ano fico pensando se realmente é necessário e se nos outros meses antes "da virada" não seria bem mais barato.

    IPTU e IPVA se a pessoa tiver o dinheiro para pagar à vista terá um razoável desconto, mas se não, iniciando o parcelamento no início do ano conseguem também bons preços.

    O importante é não gastar com bobagens e isso que é difícil nessa época pois o incentivo para gastar é muito grande. Às vezes para concorrer a determinada promoção de um local já compramos um monte de coisas que não deveríamos, dai ficamos com a conta e sem o produto do prêmio..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado foi o primeiro ano que fiquei sem participar da promoção do shopping e ao que tudo indica esse ano será o segundo.

      O problema do material é que somente recebemos a lista no início do ano ou por ocasião da matrícula e as lojas sabem disso, então na virada já temos os preços atualizados. Outro gasto são com os livros que somente chegam após a matrícula... então... tem que reservar algum valor mesmo...

      Excluir
  2. Ah, ia esquecendo...

    Diz a lenda que sou credora desse café... rs

    Uma colega de trabalho tinha ido para gramado no sábado e eu fui domingo, dai estava reclamando de como lá estava cheio, quente, etc. Essa colega voltou às 2h da manhã pra poa, eu não consegui ficar 2 horas em gramado/canela. Queria ver o natal luz antes do natal mas é uma coisa meio complicada, todo ano tento e sempre minha tentativa resta infrutífera.

    Tem uns outros cafés na estrada pra lá, mais baratos e tão bons quanto, aliás tem cada lugar legal , pena que não mores por aqui, se não ao menos convite teria pra passear por aí conosco!

    ResponderExcluir