domingo, 9 de dezembro de 2012

Final de ano e lista de desejos...

Todo ano a mesma coisa, quando chega no final do ano muitas pessoas fazem uma lista de todos os desejos que querem ver realizados no ano seguinte e uma lista de intenções das atitudes que pretendem mudar. Entretanto, o ano passa muito rápido e já no primeiro ou segundo mês do novo ano tudo fica esquecido e a maioria dos seres passa a se deixar levar conforme as coisas forem acontecendo.

Para amenizar essa situação o "quadro de desejos" é uma boa alternativa, pois colocado em local onde você circule bastante certamente lembrará de seus objetivos com frequência.

De qualquer forma e seja qual for o desejo, o planejamento financeiro é o passo mais importante para aqueles que querem viver uma vida diferente e deveria ser o objetivo primeiro, pois dele depende a realização de todos os demais sonhos.

Se você não possui planilhas de controle, é hora de começar! Se você já controla suas contas, é hora de analisar e verificar se há algum aspecto que possa ser melhorado.

Acaso você pertença ao primeiro grupo, daqueles que não possui nenhum tipo de controle que lhe ofereça um panorama de sua vida financeira, comece já no primeiro dia do ano as anotações das despesas e receitas, para isso não há necessidade de nenhum programa mirabolante ou planilha com todos os requisitos aconselhados por economistas. Simplesmente pegue uma caderneta e comece a anotar até o cafezinho que você toma.

Depois, agrupe essas pequenas despesas em itens - lanches, mercado, presentes, filhos, despesas pessoais, escola, luz, água, livros, telefone, etc. Some as despesas, deduza esses valores de suas receitas e, voilá, você já sabe se está no "azul" ou no "vermelho". Estando no "vermelho" e sabendo exatamente para onde foi seu dinheiro é possível começar a planejar como gastar menos do que ganha, podendo até iniciar uma poupança.

Uma experiência que para mim deu muito certo foi começar a pagar tudo em moeda corrente, eliminando cheques e cartões de crédito/débito. Iniciei no dia 10 de novembro e fechadas as contas desses mês já observei a possibilidade de diminuir muito algumas despesas com as quais eu vinha brigando, por exemplo, alimentação consumida fora de casa e mercado.

Para mim era muito fácil passar o cartão diariamente para levar as crianças para lanchar ou jantar e tornou-se muito difícil tomar a mesma atitude pagando com notas e moedas. Então, foi a solução que eu somente encontrei quase um ano e meio depois de iniciar o ano sem compras.

Toda a ação implementada e devidamente analisada tem me levado a resultados surpreendentes, basta começar e ter disciplina modificando o comportamento.

5 comentários:

  1. Bom dia Ziula,

    O que tento fazer agora é justamente parar de usar o cartão de crédito. No meu caso acho que usar cartão de DÉBITO é MELHOR que usar dinheiro vivo. Acho mais fácil gastar dinheiro vivo que o cartão!

    Faço dois tipos de controle: O primeiro é uma simples relação de contas a pagar, mês a mês. O segundo é uma planilha onde lanço todas as despesas, cada centavo gasto através de um código. O código já faz o trabalho de AGRUPAR as contas como você disse.

    Infelizmente nos dois últimos meses não tenho feito o segundo controle. "Hora de Mudar" hehehe

    Obrigado pelos posts. Leio diariamente seu blog,

    Um abraço,

    Tiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago, há muitos anos cheguei a ficar seis meses sem o controle :-) distraída em um relacionamento, entretanto, como pagava tudo com cheque ou cartão consegui recuperar os dados...

      Ainda dá tempo de recuperar os dois meses...

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Eu fiz esses dias umas planilhas no excel com as contas fixas para ter uma ideia de como foi esse ano em relação ao passado, já que esse foi onde tive mais critérios ao consumir.

    A vantagem que vi nisso é que embora gastos extraordinários existam é que temos mais segurança para fazer as coisas, a preocupação com contas à pagar é menor pois não tem nenhuma novidade fixa, só esporádica, com isso me concentro mais nas minhas atividades.

    Quanto à usar só moeda corrente já fiz isso mas tenho pena e daí prefiro usar cartão. Tenho e vou rever essa minha forma de uso uma vez que apesar de não ultrapassar o limite, fazendo a fórmula do somatório total no excel não gostei muito do montante que resultou. Muito provavelmente teve coisa ali que eu não teria gasto se não fosse "jogar" no cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma das minhas frustrações é não saber usar o excel... todo mundo que usa acha maravilhoso, já tentei aprender com uma pessoa me explicando, já pensei em fazer curso e nada... somente planilhas manuais mesmo!!!

      Senti essa coisa de "jogar no cartão" com os lanches fora de casa... quando passei a usar moeda corrente as saídas diminuíram bastante :-)

      Excluir
    2. Mas fazes o mais difícil que é planilhas manuais!!!!!!! kkkk

      Isso sim é difícil, acho que nem sei fazer..kkk

      Onde eu almoço não aceitam cartão e sou bem mais comportada, agora se vamos no shopping ou algum outro lugar que aceita cartão vem comida extra pois o cartão que paga rs

      Vou rever isso, já tem dois dias que nem levo ele comigo... deve estar até sentindo minha falta!!!

      Excluir