domingo, 16 de dezembro de 2012

Será que custa tanto mudar???

Ouço muito essa frase:

- Eu quero é ser feliz. Quero gastar. Mereço ter isso ou aquilo, afinal trabalho tanto. Não quero pensar em dinheiro.

Depois de algum tempo a pessoa está preocupada, fazendo empréstimos, olhando quase chorando quando vê outra pessoa equilibrada financeiramente, sem se estressar com dívidas. Esse olhar vem como uma quase inveja e mesmo assim a pessoa não toma nenhuma atitude para mudar sua situação, pensando e fundamentando que é feliz assim. Pura ilusão!

Também tenho ouvido pessoas se queixando de que o limite do cartão está estourado, existir a necessidade de trocar o filho de escola pelo custo, estar o salário comprometido com consignados. 

Ora, ora, ora, no meu caso estamos há seis anos sem a recomposição salarial prevista na Constituição, a defasagem passa de 30% do valor nominal, o que leva à necessidade de readequar despesas, buscar alternativas mais baratas, diminuir a "soberba". Sim, é preciso até que o impasse se resolva passar a viver conforme o que temos e de acordo com nossas condições. Não se pode manter o mesmo padrão? Paciência! E todos da casa precisam colaborar e também diminuir os gastos.

É preciso organização financeira, contenção de gastos, viver conforme a realidade. Porque será tão difícil entender isso?

Talvez pelo fato de que essas alterações podem gerar um certo "sacrifício", levando as pessoas a pensarem que é uma coisa ruim. Não é não, é tempo de pensar, readequar, viver diferente, embora toda mudança cause um certo constrangimento, certamente depois terminamos por nos acostumar e quando as coisas melhorarem já estaremos preparados para uma vida diferente e mais significativa.

É chegada a hora de parar de valorizar o que é fácil, pois a facilidade leva à acomodação que é a pior situação de vida, sem brilho, sem altos, sem baixos, sem objetivos.

Quando parece que não podemos fazer nada é chegada a hora de dar o primeiro passo. É hora de tomarmos uma atitude. O universo está ali esperando para realizar todos seus sonhos, basta que você tome uma atitude em prol de uma vida melhor. Diferente? Com certeza! Mas será que tudo aquilo que você vive e faz nos dias de hoje é o melhor para você? Pense nisso!!!

8 comentários:

  1. Taí outra vantagem de viver abaixo de seus meios: se os meios da gente caem, demora - ou talvez não seja nem necessário - pra precisar diminuir padrão de vida.
    E sim, a irracionalidade das pessoas em relação ao dinheiro também me intriga.
    Beijos,
    Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, é complicada a forma como certas pessoas lidam com o dinheiro, gastando tudo que ganham e mais um pouco... isso me assusta e não parece adiantar dizermos alguma coisa. Beijos

      Excluir
  2. Olha, acho que custa sim.

    É preciso muita força de vontade.

    Eu ouço coisas parecidas todo dia. E o mais engraçado é que essas mesmas pessoas que ligam o controle do consumo à infelicidade, são as mesmas que estão todo dia reclamando da falta de dinheiro, de contas, disso e daquilo.

    Pra mim isso que é infelicidade. Saber quanto eu gasto, tentar diminuir o que dá sem me prejudicar me deixam na verdade feliz.

    Agora uma coisa que vejo, quem muito compra adora uma porcaria e se tu fala que já conhece tal lugar te tira pra nojenta. Mas essa mesma pessoa pelo que gasta poderia ir e voltar do tal lugar muito tranquilamente, mas compromete todos os rendimentos futuros com compras que muitas vezes não dura nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O difícil é olhar para pessoas completamente "enterradas" em dívidas e perceber que elas acostumaram a viver assim e ainda por cima se queixando e sem tomar nenhuma atitude...

      Excluir
  3. Ziula querida!!!! Tenho pensado e refletido muito esses dias, desde outubro, pra ser sincera, qdo me determinei a não mais gastar à toa e economizar para algo maior, duradouro....como já disse aqui...
    Sim, estamos em dezembro, e estou feliz por conseguir cumprir a meta...
    Este final de semana, fiz meu orçamento/planejamento de gastos, e pela primeira vez vou ficar no azul!!! Nem acredito!!! :)
    Claro q as tentações existem...mas tenho procurado me controlar...elas existem e vão embora, passam, como vc mesma já experienciou essa fase...
    Também não quero passar vontade de nada, mas tenho procurado refletir na necessidade real de obter aquele bem...na durabilidade enfim...tem coisas q são ilusórias...outras são mais importantes porque vão te beneficiar lá na frente...
    E tenho seguido a regra tbm de sempre gastar com alimentação boa/leve/adequada e com educação...apesar que gostaria de continuar c minhas aulas de inglês neste próximo semestre, aos sábados, mas em agosto teria de obrigatoriamente interrompê-las , por conta do início do estágio na faculdade...entao minha vida ficará ainda mais corrida...
    Então esse dinheiro do inglês eu guardarei, para quem sabe um curso rápido no exterior qdo eu tiver uma oportunidade...enqto isso, comprei um livro q me ajudará não esquecer algumas regras gramaticais (sou disciplinada e seguirei lição a lição desse livro)...
    Bom...é isso! Muito obrigada pelas palavras aqui no blog, isso me dá força, vc não imagina o qto....
    Eu tenho andado quieta, sem postar coments por conta tbm das provas na facul (outra coisa q me deixou feliz: não fiquei em nenhuma matéria de recuperação)...apesar de todo o cansaço...me senti lutando contra meu próprio corpo...mas passei, graças a Deus!!!


    Um grande abraço!!!!!!!

    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fico feliz tenhas alcançado sua meta. Não há mágica para sair das dívidas, é preciso muito esforço e muita força de vontade, uma mudança completa na forma de lidar com o consumo e com o dinheiro. Minha vida também ficará mais corrida com a mudança de cidade e foi bom vc ter lembrado da questão da alimentação, ainda não sei como vou fazer, mas já estou pensando em alternativas. Obrigada pelas visitas, pelos comentários e pela força para que o blog não fique parado! Parabéns pelo sucesso na faculdade! Abraço!!!

      Excluir
  4. Ziula, esse post caiu como uma luva na minha vida, venho te agradecer por escrever este blog.
    Dificuldades financeiras acabam com a vida de uma pessoa, emocional, amorosa, tudo, pq como vou namorar se não tenho dinheiro sequer para ir no cinema? Nem para fazer as unhas?
    Esse ano será o ano da minha reorganização e renovação, começando pelo lado financeiro, que podem, falar o que for, mas é a partir do dinheiro que todos os outros sonhos podem se realizar. Aprendi isso na pele. Sem dinheiro somos nada. Até a sáude afeta , como vc fala, pelo stress das dívidas e falta de condições para o lazer, para coisas que aumentam a auto-estima , como cortar e pintar o cabelo.
    Passo por um periodo bem complicado e vou focar nas metas de pagar contas, um passo por vez, ate chegar numa vida significativa.

    Te agradeço demais por escrever o blog,já comentei algumas vezes - sobre o cigarro por exemplo- e como é triste não ter dinheiro nem para ir num cinema. O mundo não respeita quem fica sem dinheiro, todo mundo se afasta. Isso é bom pq filtra o que verdadeiramente importa.
    Mas meu sonho é ter uma vida normal, vida que não tenho por não ter condições. Há 2 anos nem compro uma roupa. E vendi as que tinha numa época que estava sem dinheiro para nada mesmo.

    Vou me recuperar, tenho fé, tracei metas, e venho dividir a vitória com vc. Obrigada por escrever.

    Que Deus te abençoe, a vc e sua família, um belo Natal, e que venha 2013 cheio de alegrias, saúde, amor e paz.

    Obrigada! Feliz Natal!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima atitude tomar uma atitude! Não podemos ficar simplesmente olhando nossa vida desabar e não tomar nenhuma atitude. Pequenos passos terminam por levar aos grandes resultados. Tenho certeza de que você vai conseguir. Um grande 2013 para você!!! Beijos

      Excluir