sábado, 8 de dezembro de 2012

Só olhando e pensando...

Raramente desço na sala da lareira, aliás nem em dias de frio ela foi utilizada, sendo apenas um enfeite e certa época até reformei para ver se animava, mas ela nunca viu uma brasa ardendo embora moremos aqui há quase dez anos.

Ao lado dessa sala tem outra. Seria uma adega que nunca virou adega por diversas razões, uma delas é o fato de que as duas salas dão acesso à área de lazer e a música alta faria o vinho vibrar e ele estragaria, haveria necessidade de uma porta com isolamento acústico. Enfim, terminou por virar um local para guardar porcelanas, cristais e outras peças que somente são usadas raramente.

E qual a razão de toda essa conversa? Pois é, está quase chegando a hora de ir embora. Dia dez está chegando e as possibilidades são grandes de mudar para Londrina.

Algumas pessoas já falaram sobre a delícia de decorar e comprar coisas para decoração. Sinceramente com todas as coisas que tenho pelos cantos mais escuros da minha casa não terei necessidade de comprar quase nada, exceto móveis planejados.

Fico olhando os quadros. São muitos quadros. Certa época tive compulsão por obras de arte, por gravuras, por fotografias. Muitos e muitos e não haverá paredes suficientes em setenta metros quadrados para colocar todos.

Vendo a casa? Não sei. Compro uma menor? Não sei. Mantenho a casa? Não sei. 

A única coisa que parece uma perspectiva é partir com uma mala de roupas, como fiz quando passei no concurso há quase vinte anos e depois deixar meus objetos preferidos chegarem devagar.

Nessa época minha mãe e meu pai foram morar na minha casa e ficaram com o escritório de advocacia. Meu pai é advogado e ficaram até no apartamento que eu morava. Com o tempo minhas coisas preferidas foram voltando e não consigo lembrar como isso aconteceu, pois somente recordo que não fiz mudança, daquelas mudanças levadas em um caminhão. Comprei todos os móveis e os acessórios vieram.

Outra situação que parece certa é gastar pouco com mudança, organização e decoração, tudo isso em decorrência do consumo consciente e da exata noção da falta de necessidade de muitas coisas que me animariam antigamente se essa situação tivesse ocorrido.

Só o tempo dirá!

4 comentários:

  1. Ziula, eu devo me mudar em janeiro, se tudo der certo. Como a mudança é para uma nova casa que fica há 5 quadras de onde moro atualmente, será bem mais simples. A casa tem praticamente a mesma metragem da minha casa atual, algo em torno de 90m²; o que muda é só a distribuição do espaço (cozinha muito menor, mas um quarto a mais). Ah, e 5 cachorros que deverão viver na área externa, menor que a atual.

    Estou me planejando desde já para comprar somente as coisas necessárias mas vou mudar alguns móveis porque a casa onde moro atualmente é velha e alugada e alguns dos nossos móveis foram comprado pra "quebrar o galho" enquanto não tínhamos um espaço adequado (a disposição de espaço na minha casa atual é muito esquisita, o que dificulta na hora de mobiliar). Os móveis que não vamos manter serão doados para a moça que nos ajuda com a limpeza da casa e que é praticamente da família porque adoramos ela.

    O que tem me apavorado é a possibilidade da casa nova ficar abarrotada, da gente se empolgar e acabar enchendo a casa de coisas. Só de pensar me dá um certo desespero e estou realmente me livrando de tudo que andava entulhando meus armários. Sei que vida simples e minimalismo não querem dizer que e gente tem que se livrar de tudo, mas eu estou me sentindo tão bem ao abrir meu armário de roupas e ver somente as (poucas) roupas que eu tenho e que resolvi manter... é impressionante a paz que isso trouxe para a minha vida. Então, pensando em manter essa paz que venho conquistando aos poucos, estou decidida a comprar e/ou trocar somente o que for mesmo necessário. O mais interessante até agora é a minha reação quando vou à lojas comprar as coisas pra casa nova (até agora compramos a maior parte das luminárias, metais pro banheiros e o piso laminado): no início eu fico bem animada, chego a "desejar" de tudo um pouco, penso em comprar mil coisinhas desnecessárias, mas na hora do "vamos ver" eu só levo o que é realmente necessário, sem fazer esforço. Isso acontece com vc?

    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, existiram diversas fases na minha vida, mas posso citar como muito relevantes a fase anterior àquela em que encontrei seu blog sobre o ano sem compras e o posterior... com certeza após começar a ler seus textos mudei muito e a resposta para sua pergunta é: só levo realmente o necessário, sem fazer esforço.

      Muito obrigada, mais uma vez!!!

      Excluir
  2. Eu se tivesse que mudar por aprovação em concurso mudaria mantendo minha casa aqui e na primeira oportunidade voltaria..rs.

    Teria só o básico, ar-condicionado, cama, sofá, tv, máquina de lavar roupa, e acho que gastaria todo dinheiro só nas viagens de volta pra casa rs

    Complicado pensando bem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imaginando como é a vida das pessoas que tem para onde voltar... penso que nunca tive :-)

      Excluir