terça-feira, 30 de abril de 2013

Cadê a minimalista que estava aqui?

Surtou e saiu voando do vigésimo primeiro andar com lindas asas em tons pastéis.

Gente! Ontem surtei de verdade. Hoje já estou mais no caminho de buscar soluções.

Fico olhando fotos de decoração minimalista na internet. Lindas. Todas em espaços imensos com poucos objetos. Caríssimas. Locais exuberantes. Fora da realidade do brasileiro de classe média. \

Onde está a decoração minimalista que caiba no meu bolso, na minha realidade e no meu minúsculo apartamento.

Dezessete horas. Vistoria. Atraso da responsável por mais de meia hora. Atraso do marceneiro também. Entramos. Cozinha talvez um tanto maior do que eu havia imaginado. Sacada imensa para o padrão do apartamento. Pedro com pressa. "Vai, meu filho, olha rapidinho e depois vai para o futebol até eu terminar aqui". "MMÃÃEE, eu não vou ficar com aquele quarto, é minúsculo!!!!". "Não tem jeito, depois conversamos". "Vou ficar claustrofóbico". "Tchau, depois te busco no futebol". "Tchau". Tudo acompanhado da carinha de desespero dele.

Hoje pela manhã. "Filho a janela do seu quarto é linda". "Pois é, é ótima para eu pular quando ficar claustrofóbico". Comecei a rir. "Tenha confiança na mãe. Vai dar tudo certo! Já estive pensando e temos que fazer uma manobra radical, tipo manobra radical de bicicleta ou skate. Os móveis que pensamos e desenhamos na cabeça não servirão. Faremos uma cama baixa e deixaremos com um pequeno guarda-roupa, o restante será área de estudos".

Tínhamos idealizado, como já falei, uma cama suspensa com escritório embaixo e um guarda-roupa na outra parede. Tudo pensado. Tudo já esquematizado. Tudo impossível. O quarto tem 2,42 por 2,50 e no decorado, maquiado, não parecia tão pequeno. Afinal, quem olha planta?

Por outro lado, estamos aqui há quase dois anos falando sobre minimalismo, entendido como tal ambientes pequenos e funcionais que dão menos trabalho, dispensam empregada doméstica e possibilitam uma vida simples, não é mesmo?

Então, qual o pavor?

Atualmente estou em um apartamento de oitenta metros quadrados, mesmo tamanho do que comprei, e não sei se é a planta ou o que, mas parece bem maior, mais funcional, embora o prédio não seja tão bonita.

Valei-me, Senhor! Já está decidido que ficaremos lá, agora precisamos de luz para achar soluções. Tem praticamente duas cozinhas, pois o armário que cabe na sacada é de dois metros lineares, podendo ser feita parte inferior e superior, o que garante bastante espaço de armazenamento e ainda temos o armário da cozinha.

O problema são os quartos. Precisarei deixar o Pedro com cama baixa, espelho na parede para dar uma sensação menos claustrofóbica e um espaço de estudo, com apenas uma pequena porta atrás da porta (sim atrás da porta é o lugar onde vai caber esse armário), o restante deverá ser área de estudo, aberta, para não ficar tudo tão "engolindo" a pessoa.

Hoje o post está complicado. Eu também estou complicada, embora a vista seja linda...










12 comentários:

  1. Calma, tudo se ajeita. No começo é assim mesmo. Não dá para agradar a todos. Uma ideia é colar adesivos luminosos no teto.Aqueles que brilham de noite. Acalma! Troque os quadros por adesivagem. Tá na moda e tem alguns lindos. Qualquer coisa, saia da Tenda e vejo o céu. Ele é o limite.
    Boa sorte e agradeça a Deus pelo teto novo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, vou verificar esses adesivos até porque será mais mudança para ele e talvez a "rabugice" seja por ter que passar a dormir no próprio quarto (rsrsrs)... é isso, ainda dorme na minha cama.
      Sua frase "agradeça a Deus pelo teto novo" foi mágica... conseguiu me tirar de uma vibração que não estava sendo nada saudável... MUITO OBRIGADA!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Que linda vista!!!! Realmente é inspiradora, e eu amo altura!!! Acho altamente inspiradora!!! rsrsrsrs
    Eu sei que deve bater um "desesperinho" qdo vc pensa em tudo que tem para fazer, e montar, e organizar dentro de um plano minimalista...eu não sei se saberia me conter... rsrsrs
    Mas eu tenho certeza, as coisas vão acontecendo e vc vai dar conta do recado, sim!!!!
    E essa fase também é muito gostosa: de planejar, de imaginar cada cômodo...aaahhhhh, delícia!!!!
    Vai dar td certo!!!!
    Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, essa altura me fez pensar que eu havia comprado uma arma, mas hoje mesmo o rapaz já vai colocar as telas... seguro morreu de velho...
      Respirar, como aconselho sempre: respira pelo nariz e solta pela boca... rs... nem consigo ser tão lenta.... por vezes é até muito acelerado, mas fazer o que? tem que ir treinando...
      Grande beijo!!!

      Excluir
  3. Mas você mediu os cômodos para ver se estão condizentes com o vendido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completamente condizentes... rs... é que a compra foi feita com um objetivo... antes de decidir viver com menos e não para morar... tudo mudou... eu mudei de cidade e agora vou morar... daí o conflito... rs.. que já está sendo solucionado...

      Excluir
  4. Oi Ziula. Aos poucos certamente irá se adaptando ao novo espaço. Além disso, quando o imóvel está vazio dá a impressão de ser menor, além do que quando chegarem as suas coisas, vai tomando um jeito de casa mesmo. E são as adaptações da vida. Moro em um apartamento superrrr pequeno e adoro!! É prático, posso buscar várias atividades fora dele, gasta menos com móveis, dá um ar mais aconchegante e como diz no filme dos smurfs "casa pequena une as pessoas". Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília, tenho uma casa enorme, literalmente, em Cornélio e percebo que lá cada qual ficava no seu canto, comunicação por celular e facebook (rsrsrs)... agora as pessoas não tem mais como se esconder e parece que até o convívio está melhor... Obrigada pelos votos de boa sorte!!!

      Excluir
  5. Ziula, comigo aconteceu o mesmo... a casa nova tem mais ou menos a mesma área da anterior, só que com um quarto a mais (e por isso a cozinha é um ovo, minúscula). Quando entramos com os móveis senti a casa ficar atravancada. Mas aí fomos arrumando. A cozinha, que é realmente muito pequena, parece bem mais espaçosa agora que instalaram os armários; os banheiros também parecem muito maiores agora que colocamos os boxes, espelhos, etc. Enfim... sempre me disseram que a casa parece maior sem nada dentro e que depois que tudo está la dentro organizado ela fica menor. Comigo foi assim: vazia parecia imensa, logo que colocamos tudo parecia muito pequena e depois das coisas mais organizadas e com os detalhes instalados, ficou espaçosa na medida certa. E eu me acostumei muito rápido à cozinha minúscula, viu?

    A casa onde eu morava era bem antiga, com poucos cômodos e um banheiro só, mas tudo imenso; minha cozinha antiga tinha a mesma metragem da sala da minha casa atual. Minha cozinha atual tem a mesma metragem do banheiro da casa antiga!!!! E eu me acostumei e estou super feliz. Mudar alguns móveis pode ajudar bastante também. Mas vai dar tudo certo, você vai ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que ótimo ouvir sua experiência! até me encorajou a mudar sem armários... rs... tudo isso somado à sugestão de votação... rs... O meu problema maior está sendo espaço, saí da minha casa (que ainda está lá me esperando, mas tenho ido pouco) para espaço correspondente a menos de 20%... rs... é, acho que isso pode ser considerado um grande passo rumo ao minimalismo... rs

      Excluir
  6. Será que foi uma "birra" por tamanho de quarto em relação aos irmãos? Já tive isso com meu irmão que por duas vezes teve quarto maior e ou/melhor que o meu, mas depois desencanei.

    Agora se for pura e simplesmente medo de ficar "claustrofóbico" seria interessante ver onde ele aprendeu isso.

    Meu quarto em poa é bem pequeno também. É questão de adaptar. E quanto à cama suspensa não pode pq? Na pior das hipóteses consulte quem foi que projetou o apto modelo e dá uma sondada em relação ao quarto..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talve um pouco de birra, talvez um pouco de insegurança, talvez um pouco como eu: resistência extrema às mudanças, mas chegamos lá...
      Quanto à cama, o problema é a sensação visual... tenho a impressão de que "fechará" o espaço... vamos ver...

      Excluir