quarta-feira, 1 de maio de 2013

Estímulo negativo? Está valendo também!!!

Feriadão. Soninho. Despertadores tocando às 06h00 e devidamente desligados. Não escapei das 08h00. Meu filho mais velho foi participar de uma corrida, disse que me acordou para fotografar. Está certo! Fez com que eu acordasse porque mãe não pode dormir nem mesmo no feriado, porque estava orgulhoso por participar de mais uma corrida, porque queria me encher a paciência! Não, não estou reclamando, na realidade eu precisava resolver muitas coisas.

O marceneiro deixou as amostras de madeira para cozinha e churrasqueira. Escolhi ontem à noite. Fiquei insatisfeita. Nova escolha hoje pela manhã. Agora penso que está tudo certo e essa parte eu mesma desenhei e escolhi. 

Ziula, cadê a arquiteta ou arquiteto? Olha, tenho uma que adoro, mas foi embora para São Paulo e estou até pensando em contatá-la para desenhar o quarto do Pedro. Tem outro que gosto muito e que está pertinho, entretanto o sistema é "x" pelo projeto, mais "x" por mês até a conclusão do projeto, mais "x" pelas indicações e não estou com muita vontade de administrar mais um prestador de serviços, prefiro pagar somente o projeto.

Fomos, eu e Pedro, na Tok & Stok ontem para ver se surgia alguma idéia. O projeto trouxe uma sensação ruim, tipo móveis largados aleatoriamente. Enfim, vamos tentar achar a arquiteta, pois realmente a medida está correta e conforme compra do imóvel, qual seja, 2,50 x 2,42 e não quero arriscar.

O Renato, delicado e já pedindo desculpas quando veio falar comigo, referindo-se ao apartamento onde ainda estamos morando:

- Mãe, sua cozinha está parecendo a cozinha da "...."!!! Aliás, a casa toda está parecendo a casa da "...."!!!

Gente, confusão mental se exterioriza, tenham certeza disso. Então, quando ele saiu comecei a organizar minhas idéias, limpar a cozinha, escolher o material cozinha/churrasqueira, arrumar as contas, lavar roupa, tudo para ir tirando da cabeça as tarefas que estão me atrapalhando e deixando tudo um grande caos.

Esgotei na segunda-feira após tentar resolver todas as pendências do apartamento de uma vez só. Telefonei para diversos lugares, marquei diversos horários e depois fui fazer a vistoria, à noite estava completamente fora da casinha. Dá uma olhada na lista:

- agendamento da data com a síndica do novo prédio
- telefonema para o pessoal que faz a mudança
- instalação do registro/medidor de gás
- agendamento da data com o prédio antigo para retirar a mudança
- marceneiro já vai junto na entrega das chaves, ciente de que a cozinha deve ser entregue em vinte dias e o restante pode ser feito conforme a disponibilidade dele
- marcada data para colocação de redes de proteção
- orçamento de box de banheiro, espelhos e prateleiras para banheiro 
- contato com o pessoal do ar condicionado.

Resultado? Na terça-feira somente consegui ir na Tok & Stok e nada mais.

Para encerrar quero deixar um agradecimento à leitora que comentou sobre agradecer à Deus por ter um teto, pois isso me fez sair da vibração negativa que estava após todo o estresse do início da semana e até fomos almoçar fora ontem, em um restaurante ótimo, para comemorar a entrega das chaves. Confesso que as crianças estranharam depois de todas as minhas caretas sobre o apartamento. Ontem foram só sorrisos. Existem frases mágicas!!!!

O que a confusão mental causa em você e na sua casa?

8 comentários:

  1. Ziula, eu achei interessante você falar sobre esse comentário que uma da leitoras fez. Durante o processo de organizar mudança, fazer obra, etc. eu fui à uma grande loja de materiais de construção e coisas pra casa comprar azulejos para completar a área de serviço. Eu estava exausta, há várias semanas eu saía do trabalho e ia resolver coisas da casa e só chegava no meu lar depois das 22 horas, quando então ia encaixotar coisas e limpar a bagunça. Nesse dia, fui à lanchonete que fica dentro de loja para tomar um café. Comecei a reclamar da vida, do cansaço e da obra pra moça do caixa da lanchonete e ela me falou que pelo menos eu tinha condições de comprar uma casa própria e reformá-la e que ela não tinha dinheiro pra pagar nem o lanche que eu estava comendo. Nossa, Ziula, fiquei muito constrangida e pedi desculpas a ela, porque eu estava no ápice do meu momento Classe Média Sofre (tem um tumblr super interessante com esse nome)e estava me considerando uma coitadinha por estar exausta de tanto arrumar a minha casa nova, comprar azulejos pra ela e limpá-la à noite após o meu trabalho.

    A fala dessa moça foi um ponto de virada no processo de organização da mudança. Eu nem tinha parado pra pensar nisso até ler o seu post, viu? A partir desse momento eu passei a encarar as coisas de uma forma mais leve e isso me fez muito bem.

    Agora, respondendo à sua pergunta: a confusão mental me causa exaustão física também e eu acabo ficando muito cansada mas estou ao mesmo tempo tão "ligada" que não durmo; é horrível. A minha casa fica bagunçada, aquela bagunça que parece impossível de resolver - um monte de coisas nos cantinhos. Agora, quando estou com muita coisa na cabeça eu tendo a destralhar, porque é como se as coisas ficassem mais organizadas não só na casa, mas na minha cabeça também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, essas frases simples tem muito poder. Há quase duas décadas estava passando por uma fase muito difícil, daquelas que ficamos dizendo "não sei o que fazer" e entramos nesse círculo sem conseguir sair, quando uma pessoa falou "o que não tem solução, solucionado está!!!" e foi o que bastou para eu tomar uma atitude e sair da situação.

      Certa vez fiz terapia com um psicológo, mais uma vez não lembro se falei por aqui, que tinha uma sala cheia de almofadas e nenhum sofá ou cadeira, ele pedia que eu organizasse as almofadas conforme eu entendesse melhor... penso que hoje entendo o objetivo e termino por aplicar na minha casa quando saio do meu centro de equilíbrio.

      Beijos

      Excluir
  2. Resolver tudo de uma vez e às pressas nunca deu e nunca vai dar certo. Uma noite bem dormida pode fazer ver uma coisa que não via, sempre temos que agir com moderação pra tudo do contrário dá errado.

    Hoje em dia existem vários projetos para ambientes pequenos e que fazem ficar bem legal. Nos prédios novos espaço é uma coisa rara. Já me disseram ter construtoras que fazem as paredes de acordo com o que a pessoa quer, dai de gesso. Mas nunca me aprofundei no assunto.

    No ano passado minha vizinha de porta fez uma mega reforma no apto dela. Derrubou paredes e fez um outro quarto. Essa parte do outro quarto muito nos intrigou pois ainda não sei de onde ela tirou espaço. Mas o antigo síndico tinha como quarto da mãe dele o que nós temos como área de serviço e lá tem um banheiro, assim que para os olhos de um é área de serviço com banheiro "2". Para outros pode ser uma suíte pois quarto com banheiro. Depende de quem vê. Da mesma, nem sei como aquela área minúscula era um quarto mas era. Adaptações são pra isso.

    Agora quanto ao estímulo seria exemplo negativo que fez efeito positivo?

    Por fim concordo com quem disse para agradecer por ter um teto. Temos que agradecer mais e reclamar menos. Isso até gera um ambiente melhor ao redor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do início de semana "surtada" resolvi fazer as coisas mais devagar... ou pelo menos tentando me convencer que estou devagar... rs...
      Deixei os prestadores de serviços marcarem comigo, não procurei mais e aqueles que não retornaram, não precisam retornar mais.
      Preciso dar um jeito nas minhas meninas e já achei um petshop quero ver se vou hoje, tranquilamente e caminhando...
      O estímulo foi a crítica do Renato, bem cruel, porque ele sabe que eu detesto a sujeira/bagunça na casa da pessoa que ele mencionou, então dei um jeito de arrumar e limpar o que foi possível... rs... e isso me fez bem, me fez desacelerar em relação ao apartamento e necessidades que precisam ser atendidas...

      Excluir
  3. Sobre a pergunta desse post vou te dizer que não consigo fazer nada enquanto não sigo o ritual de acordar, arrumar a cama e tomar café. Se por algum motivo eu não faço essas coisas eu fico atordoada andando sem saber direito o que fazer para sair de casa (tipo "está faltando alguma coisa"). Então eu evito marcar qualquer entrega ou serviço que eu tenha que acordar e pelo horário ir direto atender a pessoa sem tomar meu café, por exemplo. Depois que acaba o serviço eu quero voltar para a cama, dormir e começar do zero, tipo o filme "O Dia da Marmota". Deve ser um TOC, mas minha mãe não faz nada sem antes fumar um cigarro, então deve ser genético.
    Outro assunto: Acho que esse artigo pode te interessar: http://www.goethe.de/ins/br/lp/kul/dub/umw/pt10038125.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, cama arrumada e pia limpa... duas coisas que me tiram do centro quando deixo de fazer, parece que tudo fica fora do lugar... Vou ler o artigo hoje e depois te falo...

      Abraços

      Excluir
  4. Ziula, pode ser impressão minha, mas acho que vc misturou duas fases bem complicadas. O destralhe ou o minimalismo já causam grandes reações em nossa mente. A gente fica meio que bloqueada para compras, ideias de decoração, gastos que envolvem dinheiro. E como vc está de casa nova, as estações estão se chocando. Vc terá que dar uma de Super-heroina para passar por essa fase tão conturbada.
    Pela minha experiência de vida, só tenho 50, pude aprender que o andamento da casa/família depende mais de nós mãe/mulher, que de qualquer outra pessoa. Se vc está bem, tudo flui. Mas se vc está complicada, tudo fica pior a cada dia.
    Somos nós, as mães, que temos que buscar o equilíbrio, a serenidade. Desejar boa sorte a cada familiar que sai para a rua. Jogar beijinho no ar, sem motivo algum. Eles se espelham em nosso estado de espírito. Vai por esse caminho. Prá mim dá certo.
    Um grande beijo. Tudo vai melhorar, paciência e paz.
    Zilda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, penso que a vida está andando tão rápida que as fases se misturam sem que sequer tenhamos consciência disso. Quanto ao minimalismo x compras, tenho que esse processo tem ajudado muito na hora de comprar, ontem mesmo fui comprar algumas coisas para o apartamento e antigamente teria comprado tudo de uma vez só, mas parei, olhei o orçamento, pensei no essencial e comprei menos que o essencial...
      Estou quase chegando nos 50 e estou feliz com essa idade... como as coisas parecem mais calmas e isso é um paradoxo porque a correria está ferrenha... rs
      Um grande beijo e obrigada pela força!

      Excluir