sábado, 20 de julho de 2013

E a casa dos outros?

A Zilda perguntou se tirei muitos frascos de shampoo vazios do banheiro da minha irmã, fato que mencionei em alguma postagem antiga.

Desde aquela vez em que tirei "n" frascos vazios e juntei os produtos em frascos que estavam pela metade nunca mais encontrei na casa dela esses frascos, apenas um shampoo e um condicionador no banheiro, como aliás deve ser em todas as casas. 

Porque abrir um produto novo se temos outro ainda em uso? Sinceramente, não consigo compreender. Ah! Entendi! Você não gostou daquele shampoo ou condicionador. Pois bem, então doe para alguém porque vai ficar ali pegando poeira, correndo para a data de validade e definitivamente você não vai usar, além de ocupar um espaço imenso juntamente com os outros em uso, dificultar a limpeza e poluir o visual.

Durante muito tempo usei um produto para os cabelos, penso que o frasco de um litro custava em torno de R$ 160,00. Lá pelas tantas o cabelo começou a ficar grudado no couro cabeludo que até parecia que eu tinha passado sebo de galinha. Exagerei só para vocês terem uma idéia de como ficou. Minha sorte é que logo em seguida chegou no Brasil a linha de shampoos e condicionadores da Tresemmè e venho usando regularmente até que um dia venha a cair na mesma situação anterior. Os cabelos acostumam e depois de um certo tempo "enjoam" do produto não permitindo mais resultados de cabelos sedosos e brilhosos. Logo, não adianta fazer estoque.

Falando em estoque, eu sempre tive em casa diversos frascos desses produtos em casa "para quando acabasse o que estava sendo usado pelas pessoas da casa" e muitas vezes coloquei no lixo em razão da data de validade há muito vencida. Ainda bem que o primeiro "ano sem compras" me ensinou a somente comprar um produto quando o anterior tiver terminado.

Você sabe quanto tempo demora para gastar um frasco de shampoo? E um de condicionador? É muito tempo, muito mesmo, considerando que não precisamos usar uma quantidade exagerada de produto cada vez que lavamos o cabelo. Observe!

Mais uma vez me perdi na escrita, pois o que eu queria contar é a maneira linda como minha irmã me colocou limites e não mais permite arrumações ou destralhe das coisas dela. Silenciosamente ela arruma a casa antes da minha chegada, comunica que não foi buscar no aeroporto porque estava arrumando a casa e eu entendo o recado, afinal ela não tem pretensão alguma de se tornar minimalista e não é justo que alguém imponha isso.

Certa vez invoquei com o quarto das minhas sobrinhas e com a devida autorização delas tirei tudo do roupeiro e perguntei se usavam cada peça, sacolas e sacolas saíram para doação. Dessa vez até que abri sorrateiramente o armário delas e estava tudo arrumadinho e com espaço sobrando.

Fico pensando se termino por estressar com minhas visitas, mas acredito que não porque a felicidade de estarmos juntas supera qualquer receio de que eu vá mexer nas coisas, além do fato de que já acredito que elas acreditam que não vou mexer mais por ter entendido a mensagem subliminar.

10 comentários:

  1. Aqui em casa o banheiro era parecido com o da sua irmã: com vários shampoos e condicionadores usados, pois minha mãe adora comprar as novidades. Mas felizmente, hoje a coisa mudou e só compramos quando o que está em uso acaba. Alias, peguei todos os fracos, joguei os vencidos e coloquei no mesmo frasco os dentro da validade. Ganhei um espaço considerável no armário. Agora preciso fazer isso com os cremes faciais e batons, só comprar quando acabar o que estiver usando.. :(

    Beijos,
    Josy Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, consegui limitar meus cremes faciais a um de cada tipo em embalagens pequenas e desde o primeiro ano sem compras somente reponho o que acaba. Quanto aos batons aconteceu o mesmo e hoje devo ter uma quatro batons no máximo. E vamos seguindo... com certeza um dia chegaremos ao nosso ideal.
      Beijos

      Excluir
  2. Não resisti em comentar, rsrs... para minimizar o efeito, ou a falta de resultado do shampoo me acostumei a ter sempre dois tipos, geralmente da mesma marca, e uso alternado, mas como tenho cabelos muito curto e eles duram muito compro frascos pequenos, o menor que encontrar... mas somente compro outro quando acaba.
    mariajfaria@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, precisamos marcar aquele café, vou te mandar um e-mail essa semana!

      Boa idéia ter dois tipos, estou esperando o dia em que o meu não mais funcionará, talvez alternando o resultado seja melhor. Obrigada pela dica!

      Excluir
  3. Ziula, seu post me deixou animada pra escrever um post sobre estocar produtos. Você deve sabsr da minha saga do estoque e de como a minha visão sobre esse assunto vive mudando. Pois bem, agora vai ter post sobre isso... rsrsrsrs.

    Olha eu uso mais ou menos 200ml de shampoo por mês. Fiz um post onde listei tudo que usei durantd um ano, com todas as quantidades. Se quiser ver, é esse aqui:
    http://umanosemcompras.blogspot.com.br/2012/07/quanto-de-cosmeticos-eu-usei-em-2012-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, nunca perdi um post do seu blog... rs... adoro!!!

      Uma boa idéia analisar as quantidades, vou até colocar etiquetas nos produtos amanhã para ter uma idéia!

      Excluir
  4. Oi Ziula, adoro comentar aqui. Não resisto!
    Já tive mania de bbb (bolsa,brinco e batom).
    Variei até enjoar. Até me definir por um estilo e ser mais ou menos fiel a ele.Adotei uma cor de batom que me satisfaz 100%.Nunca deixo faltar. Com essa onda de minimalizar, só tenho o que fica na bolsa, até o toco. Numa tarde, acompanhei minha cunhada no médico, foi uma confusão na volta, que esqueci a bolsa no carro dela. Fiquei desesperada, não pela bolsa, mas pelo batom filho único. Falei para mim mesma: Quem mandou ter só um batom? Bem feito!
    Agora mantenho o restinho no banheiro, junto com um pincel de maquiagem, para qualquer emergência. Tenho paranoia de ficar sem batom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, nem fale!!! E o bolsa, sapato, cinto??? rsrsrsrs

      Quando olho tudo à minha volta hoje percebo o quanto melhorei. Ainda quero fazer um post colocando as fotos de antigamente e as de hoje... a diferença é gritante!

      Excluir
  5. Já valeu pelos shampoos, e por ela arrumar a casa antes da tua chegada. Pra mim isso é o mesmo que resultado positivo das arrumações/destralhe retro.

    Mas, afora casos positivos, como foi esse, temos que respeitar outras situações achando um ponto em comum, evitando, entretanto, invadir espaço alheio.

    Eu tenho uma vizinha que em razão de termos mais intimidade, vou de pijama e pantufa , aliás eu e meu irmão vamos nesses trajes e ela fica furiosa dizendo que visita é ruim quando vem de longe por ir de mala e de perto por ir de pijama e pantufa. Isso pra nós é um "entre".

    Nessa eu chego na casa e reclamo da bagunça, reclamo do cheiro de cigarro, tanto que ela tem que ir pra sacada que fica no quarto se não fico reclamando e tapando o nariz com a roupa e digo que estou escutando, dai ela vai pra lá. Mas não tem mudança alguma, sempre foi assim, sempre tem a bagunça, etc.

    Quando tenho um pouco menos de intimidade aguento até onde dá sem me manifestar.

    Em uma viagem que fiz de carro com uma ex-colega de trabalho e o marido dela, sabia que estava em minoria e não critiquei as músicas que eles tinham no carro. Mas ela me conhece e sabe que com ela eu criticaria, só me calei porque seriam 2 x 1 e dai rindo contou para o marido que prontamente ria e dizia em que cd teria algo que me agradasse. Acharam um meio termo deles embora eu não estava reclamando, ainda que também não suportando e passava uma e vinha outra pior, só pensava “como podem gostar”, mas gosto é gosto e não se discute e quando ambos querem manter um clima agradável se ajustam. Seja na arrumação, seja no que for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi um caso com final de feliz, o mesmo que ocorreu com o meu pai. Lembra do post sobre acumuladores? Ele viu e hoje sempre que chego lá a garagem está vazia, a área de serviço também e a cozinha organizada... rsrsrsrs... na última vez minha irmão comentou que ele trabalhou muito antes da minha chegada! Penso que é um estímulo positivo, como o blog é um estímulo positivo para mim.

      Agora, por outro lado, é preciso respeitar quando as pessoas te impõem limites e estou aprendendo a ficar quietinha no meu canto quando necessário!!!

      Excluir